Como obter experiência profissional fora do país?

Ter experiência profissional fora do país pode expandir seus horizontes e fazer com que você se destaque no mercado de trabalho.

Anúncios

Viver uma experiência profissional internacional é o sonho de milhares de jovens, em especial daqueles que acabaram de se formar.

Nem sempre é pelo sonho de morar fora do país, mas para ter melhores oportunidades no Brasil, pois a carreira internacional tem muitas vantagens e benefícios.

No texto de hoje você descobrirá como obter uma experiência estrangeira rica e qual a sua importância para seu currículo. Não deixe de conferir!

Veja abaixo nosso índice:

  • Qual a importância de ter experiência profissional fora do país no currículo?
  • Como obter experiência profissional fora do Brasil?
  • 1. Realize intercâmbio;
  • 2. Procure um programa de trainee internacional;
  • 3. Pesquise oportunidades nas redes sociais ou sites de vagas;
  • 4. Trabalhe em uma multinacional com filial no Brasil;
  • 5. Procure emprego já estando no país;
  • Conclusão. 

Qual a importância de ter experiência profissional fora do país?

Viajar para outro país pode te proporcionar uma experiência única e inesquecível. Conhecer novas culturas, novos lugares, fazer novas amizades e visitar lugares incríveis são apenas alguns dos benefícios.

Agora, viajar para iniciar uma carreira profissional fora do país também tem muitas vantagens além das citadas no parágrafo anterior.

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo e exigente, ter uma experiência profissional fora do país pode te ajudar a se destacar nesse ambiente.

As empresas nacionais sempre darão valor e oportunidade a um profissional que já atuou fora do país, principalmente se foi em um país de primeiro mundo ou líder no setor onde a empresa atua.

Isso porque, esse profissional pode ter conhecimento avançado e agregar mais no desenvolvimento da empresa.

Outra vantagem de trabalhar no exterior é aprimorar o seu nível de inglês, no caso de um país que essa língua seja dominante.

Você pode aprender esse idioma facilmente no Brasil, mas viver essa experiência, na prática, ajudará no seu desempenho.

Desse modo, além de se destacar por ter experiência fora do país, também terá um inglês fluente, quase nativo.

Por fim, vale pontuar que você agregará mais conhecimento a sua carreira, vai respirar novos ares e terá novas perspectivas profissionais.

Por isso é importante aproveitar ao máximo essa experiência e absorver todo conhecimento e experiência possível.

Assim, voltará um profissional completo e conseguirá se destacar em qualquer processo seletivo de grandes empresas. 

Como obter experiência profissional fora do país?

Apesar de ser o desejo de muitos, a maioria não sabe o que fazer para ter uma experiência profissional fora do Brasil.

Nos tópicos a seguir você descobrirá algumas formas de ingressar nesse mercado de trabalho.

1. Realize intercâmbio

Com um intercâmbio, além de ter a oportunidade de estudar no exterior, você também pode trabalhar lá.

O primeiro passo para isso é escolher um curso em uma instituição de ensino que promova o intercâmbio. O curso pode ser de idioma ou voltado para áreas de trabalho específicas.

Entre os melhores países para fazer intercâmbio de estudo e trabalho, estão:

  • Irlanda;
  • Canadá;
  • Nova Zelândia;
  • Austrália.

As profissões nesses intercâmbios costumam ser mais simples, por exemplo, auxiliar de serviços gerais, garçom, babá, etc.

Contudo, elas podem abrir muitas portas e te ajudar a falar o idioma fluentemente.

Existem muitas opções de instituições onde você pode fazer um intercâmbio com segurança para estudar e trabalhar fora do país, podemos destacar a Egali Intercâmbio. Porém, você ainda encontra muitas opções para comparar.

2. Procure por programa de trainees

Existem muitas empresas que levam trainees para fora do Brasil. Entre elas, podemos destacar: Bosch, Embraco e Latam Airlines.

Normalmente, as empresas que oferecem esse tipo de programa tem atuação nacional e internacional.

Logo, querem formar profissionais capacitados para atuar em diferentes países, além disso, para se familiarizar com a diversidade cultural que há nessas empresas.

Os programas de trainee internacionais duram cerca de 2 anos e certamente é uma experiência única.

Você pode pesquisar nos sites de grandes empresas que oferecem programas de trainee se há a opção de ser um trainee fora do Brasil, inclusive, não deixe de acessar o site da Bosch e conferir se há vagas para ter uma experiência profissional fora do país.

3. Pesquise oportunidade nos sites de vagas ou redes sociais

Inicie a sua busca pelo LinkedIn. Faça conexões com pessoas que moram nos países onde deseja atuar.

Além disso, siga o perfil de empresas em outros países, para conferir as vagas disponíveis. Vale destacar a importância de você já saber falar outro idioma e ter um bom planejamento de viagem e financeiro.

Para encontrar oportunidades de emprego para atuar na Austrália e Irlanda, você pode pesquisar na AC Australian centre e Jobbatical.com

No site é possível encontrar vagas para atuar em outros países. Há vagas para diferentes áreas, sem muitas exigências ou necessidade de ser graduado.

4. Trabalhe em uma multinacional com filial no Brasil

O primeiro passo, talvez um dos caminhos mais fáceis para você conseguir experiência profissional fora do país é trabalhando numa multinacional.

Depois de um tempo, pode surgir uma oportunidade de transferência para outro país onde a empresa atua, e você já se muda com seu emprego garantido.

Contudo, é importante deixar a liderança ciente do seu desejo e realizar seu trabalho corretamente, pois assim que surgir uma vaga fora do Brasil você pode ser um candidato em potencial para ocupar.

5. Encontre emprego já estando no país

Essa prática é a mais comum de todas. Milhares de pessoas saem do Brasil com a cara e coragem para trabalhar em outro país e obter experiência profissional.

Na verdade, eles saem daqui em busca de condições melhores de vida, possível encontrar em muitos países.

Com certeza, é uma atitude arriscada e deve ser bem pensada e planejada. No entanto, pode ser mais fácil conseguir oportunidades já estando no país.

Uma pessoa que consegue estabilidade profissional em outro país e qualidade de vida dificilmente quer sair desse local, mas, se por acaso acontecer, terá uma ótima vantagem em seu currículo.

Conclusão

Conseguir uma oportunidade de adquirir experiência profissional fora do país pode abrir portas e fazer com que se destaque facilmente no mercado de trabalho brasileiro.

No entanto, pode ser desafiador e necessita de muito planejamento e investimentos nos estudos. 

Portanto, esfrie a cabeça, estude e comece a se planejar para embarcar nessa experiência.

Trends