Faculdade depois dos 40, fazer ou não fazer?

A idade ainda é um tabu em algumas situações na sociedade. Quando se trata de iniciar uma graduação, infelizmente existe muito questionamento. Afinal, faculdade depois dos 40 anos é uma boa ideia?

Anúncios

Todo o mito que gira em torno da idade nessas questões educacionais acontecem por que, ao finalizar o ensino médio, o adolescente já é incentivado a iniciar a sua jornada no ensino superior, para não “perder tempo”. 

Esse é o momento em que ele precisa decidir a profissão que vai seguir durante a vida. É uma situação de muita pressão, muitas vezes gerando desconforto e desencadeando em problemas emocionais. 

Em contrapartida, todo esse cenário é preparado para o adolescente e não para o adulto. Depois de certa idade, é comum acumular inúmeras funções e ser consumido pelas obrigações diárias, de forma que dedicar tempo para uma graduação torna-se quase impossível. 

Então, neste post, vamos eliminar, antes de tudo, o paradigma que gira em torno de limitações da idade e mostrar que fazer faculdade depois dos 40 precisa ser uma escolha de cada pessoa, e não uma imposição da sociedade. 

Neste texto você vai conferir:

  • Qual a importância de fazer faculdade?
  • Existe idade certa para faculdade?
  • Motivos para fazer faculdade depois dos 40

Qual a importância de fazer uma faculdade?

A graduação hoje não é apenas mais um título acadêmico para dar orgulho aos pais, ou ser motivo de honra. Ter uma formação está diretamente ligado com a conquista de melhores empregos e oportunidades na carreira, de maneira geral. 

A faculdade é uma junção de conceitos teóricos e práticos que te qualificam capaz de atuar naquela profissão e esse é um dos motivos pelos quais é uma opção tão disputada pelos jovens, que perdem noites de sono, se desgastam para passar nos vestibulares e dedicam tempo da sua vida para esse fim. 

Nos dias de hoje, em que as empresas estão cada vez mais exigentes com relação à qualificação de seus funcionários, ter ensino superior é praticamente requisito básico, dependendo da função. 

Existe idade certa para fazer faculdade?

Ao falar da importância de fazer uma faculdade, fica claro que querer conquistar todas essas coisas não pode e não é exclusividade do jovem entre 18 e 20 e poucos anos. Buscar melhorar a carreira por meio de qualificação acadêmica é uma motivação que não tem limite de idade. 

Portanto, é completamente preconceito dizer que existe idade certa para fazer faculdade. Tudo depende da realidade de cada um como indivíduo, das suas vontades, objetivos de vida, disposição, tempo para dedicar e assim por diante. 

Alimentar o tabu de que fazer faculdade depois dos quarenta é errado ou perda de tempo, é o mesmo que segmentar pessoas e sonhos. 

Motivos para fazer faculdade depois dos 40

Pensando nisso, existem muitos motivos para se dedicar à faculdade depois dos 40. Alguns deles, como já citados, tem a ver com a qualificação profissional que o mercado exige e também está muito relacionado com a mudança de gostos e de metas durante a vida. 

Muitas pessoas, ao perceberem que já estão há muito tempo em uma área específica, se sentem desmotivadas, e não veem mais perspectivas de crescimento. Nessa situação, elas buscam transição de carreira para ingressar novamente ao mercado de trabalho atuando em outras funções. 

Esse é apenas um dos motivos. Confira outros abaixo:

O mercado se atualiza constantemente

Como citado algumas vezes no texto, o mercado de trabalho se atualiza, as áreas mudam, as tecnologias estão em processo de inovação constante. Quem busca crescimento de carreira com conceitos sólidos, precisa se especializar continuamente. 

Não dá para deixar o tempo passar e confiar apenas na experiência adquirida no passado. O processo de melhoria constante precisa ser intrínseco a qualquer um que pensa a longo prazo – ou não tão longo assim. 

Possibilidade de fazer networking

É sempre bom conhecer gente, principalmente se forem pessoas que podem contribuir profissionalmente de alguma maneira. 

A graduação é uma ponte entre você e essas pessoas, por meio dos trabalhos em grupo, do contato com professores, das palestras e eventos educacionais que acontecem com frequência. 

Sem falar que você passa a enxergar outras perspectivas e foge um pouco daquele mundo no qual você já está acostumado a saber exatamente o que acontece. A faculdade depois dos 40 pode ser um abrir de novos mundos e oportunidades interpessoais. 

Maior maturidade para escolher uma formação

Muitas pessoas – para não falar a maioria – sentem dificuldade em escolher uma profissão logo ao sair do ensino médio, aos dezoito anos. 

Olhando pelo lado humano, chega a ser injusto pedir para alguém que acabou de começar a viver, que só conhece praticamente a realidade da escola, definir o que vai fazer pelos seus próximos 10, 20, 30 anos. 

Por isso, muitas pessoas acabam optando por fazer a transição de carreira depois de uma certa idade e um certo tempo. 

O ponto é: depois dos 40, você tem muito mais maturidade para entender o que vai te fazer bem ou não e o que você quer dali para frente. Você já tem experiência, já passou por empregos, já conhece pessoas e áreas de trabalho diferentes. 

O que muita gente vê como um empecilho – a idade – pode ser, na verdade, a maior vantagem. 

Variedade de formatos da graduação

Hoje já existem diferentes tipos de graduação, com durações variadas, presenciais, híbridas ou à distância, o que possibilita maior abrangência de opções. 

Se você não quiser, você não precisa passar 4 ou 5 anos na sala de aula. Aliás, se você não quiser, não precisa nem ir à uma sala de aula, pode estudar no conforto da sua casa por meio da modalidade EaD. 

Maior acessibilidade financeira

Aos 40, é muito provável que você já tenha uma vida financeira estabilizada, não tenha mais que se preocupar com bens de primeira necessidade e possa investir em educação de qualidade. 

Idade não é limitação

De fato, como você viu no texto, a idade não pode ser uma limitação. Faça o que precisa ser feito sem se prender à sua data de nascimento. 

Gostou do conteúdo?

Aproveite para ler também Ganhe dinheiro em casa com podcast!