Ganhe dinheiro em casa com podcast!

Quase todo mundo que gosta de podcast já se pegou pensando: E se eu fizesse o meu próprio programa? Não precisa ser um grande fã de tecnologia para saber que os podcasts estão ganhando cada vez mais espaço na nossa sociedade.

Anúncios

Com um começo tímido lá em meados dos anos 2000, os podcasts possuem um formato bastante semelhante aos programas de rádio, o que acabou atraindo a atenção dos mais diversos públicos e faixas etárias.

Mas será que dá para ganhar dinheiro com podcast sem sair de casa? A resposta é SIM! E a gente te explica como nesse conteúdo.

Nele, vamos abordar tópicos como:

  • O que é um podcast
  • Vantagens do formato
  • Como definir a temática do seu podcast
  • Planejamento do programa
  • Onde publicar o seu podcast
  • Dicas para monetizar o seu conteúdo

O que é um podcast?

Um podcast é, basicamente, um conteúdo em áudio que pode ser disponibilizado através de streamings em plataformas – como Spotify, Orelo, Google Podcasts e iTunes.

Apesar de ser bem parecido com os saudosos programas de rádio, o que difere os dois é a segmentação de conteúdo mais específico e acessível, permitindo que o usuário possa escutar os programas onde e quando quiser, garantindo assim mais liberdade para quem consome.

E, diferente dos materiais escritos, os conteúdos em formato de áudio permitem mais mobilidade para quem consome, por exemplo. Enquanto escuta um programa, você pode trabalhar, caminhar, limpar a casa, ir para a academia…

Isso é uma grande vantagem, já que vivemos uma rotina cada vez mais intensa e acelerada. Isso ajudou bastante a tornar o podcast tão popular nos dias de hoje.

Quais as vantagens desse formato?

Dá uma olhada em algumas das principais vantagens de investir em podcasts:

Economia: comparado com outras plataformas – como TV e até mesmo vídeos para YouTube – o custo de criação e a praticidade são pontos fortes do formato, permitindo que seja mais acessível.
Equipamentos: para dar o pontapé inicial no seu podcast não precisa de muito! Com um microfone, gravador e uma edição simples, você consegue gravar os seus programas tranquilamente;
• Diversidade de público: existe audiência de todas as faixas etárias. É só definir o assunto que mais se conecta com o seu público!

Como definir a temática do meu podcast

É nessa hora que a sua imaginação pode correr solta! Isso porque, com a popularização do formato, hoje em dia existem podcasts sobre quase tudo! Notícias, receitas, cultura pop, jornalismo, cinema, investigação criminal, finanças, política, receitas, ufologia e muito mais.

As possibilidades são quase infinitas! O ideal é pensar em um tema amplo e mais geral. Esse tema principal funcionará como um “guarda-chuva”, guiando os subtemas.

Por exemplo: se o seu programa será sobre cultura pop, os temas podem ser sobre música, filmes e séries. E agora, a dica de ouro é: escolha um assunto que você domina! Ao falar sobre a temática escolhida com propriedade, você conseguirá atrair o seu público-alvo, e, consequentemente, cativar a sua audiência!

Planejamento do programa

Antes de pensar em aspectos técnicos, uma fase muito importante é o planejamento. De maneira geral, o seu programa é como um texto: precisa seguir uma estrutura clara. Um modelo de estrutura bastante seguido é:

  1. Vinheta;
  2. Apresentação do programa e do host;
  3. Tema;
  4. Desenvolvimento do tema;
  5. Preparação para a conclusão;
  6. Avisos/anúncios;
  7. Convite para o CTA;
  8. Encerramento.

Dependendo da temática do seu podcast, você consegue “brincar” bastante com os assuntos que irão rolar durante o programa, criando quadros ou blocos específicos, mas que ainda fazem parte do tema proposto. Isso dará mais dinamismo ao episódio!

Outra dica importante é: independente da temática que o seu programa terá, produza um conteúdo de qualidade. Isso ajudará – e muito! – a agregar valor ao ouvinte, destacando o seu programa

Onde publicar o seu podcast

Depois de gravado e editado, chegou a hora de subir o seu programa para que todos possam ouvir! Nessa hora, é essencial que você busque alternativas acessíveis para o seu público.

Afinal, você não quer que a sua audiência encontre dificuldades na hora de acessar e ouvir o seu podcast, né?

Atualmente, existem alguns agregadores de conteúdo que facilitam a vida do produtor de conteúdo e a distribuição do seu programa. O Anchor, por exemplo, publica seu podcast diretamente em plataformas com o Spotify, iTunes e Google Podcasts.

Dicas para monetizar o seu conteúdo

Anunciantes

As empresas estão cada vez mais de olho no potencial dos podcasts. Isso faz com que elas busquem cada vez mais a realização de parcerias e patrocínios.

Aposto que você já ouviu um episódio onde o(a) apresentador(a) do programa menciona tal marca e, em seguida, faz um breve merchandising sobre o produto/serviço. E isso tende a se tornar cada vez mais frequente, já que as empresas e os departamentos de marketing estão começando a enxergar o potencial que os podcasts possuem.

Mas, para que o seu programa possa se tornar alvo dessas marcas, é necessário possuir uma identidade e segmentos de atuação bem definidos!

Financiamento coletivo

Essa é uma das principais formas de monetização entre os podcasts. As campanhas de incentivo e doações funcionam como uma espécie de área para membros.

As plataformas Patreon e Padrim são referência na área, ajudando a conectar produtores de conteúdo com os fãs que querem apoiar e incentivar financeiramente o projeto.

Para incentivar a sua audiência, você pode oferecer conteúdos e vantagens exclusivas para os ouvintes que participarem do projeto, como episódios extras, acesso antecipado, participações no programa e brindes.

A procura por patrocinadores não para!

Após conseguir anunciantes, o próximo passo é buscar patrocinadores fixos para o seu programa. Isso ocorre quando as empresas e o podcast compartilham do mesmo público alvo.

Ao notar um programa que está se destacando, as empresas logo buscarão fazer parte do projeto e, assim, conquistar essa fatia do público!

Como você pode ver, apesar de existir várias possibilidades e maneiras de ganhar dinheiro com podcasts, não existe uma receita mágica para transformar o seu podcast em algo rentável da noite pro dia. Por isso, a palavra-chave é experimentar!

É experimentando que você irá descobrir qual a melhor forma de monetização e qual funciona melhor para você e te dará mais resultados. Só assim você conseguirá conquistar o seu espaço como criador de conteúdo.

Agora que você já sabe de tudo isso, é hora de pegar o seu microfone e começar a sua carreira de podcaster! Boa sorte!

Gostou do conteúdo?

Aproveite para ler também Como hospedar animais em casa e ganhar uma renda extra.

Trends