Qual a função de um Gerente Comercial?

Por mais que essa seja uma função cada vez mais comum dentro das empresas, ainda há muitas dúvidas sobre a atuação de um gerente comercial. 

Anúncios

Para esclarecer algumas dessas dúvidas, criamos esse conteúdo exclusivo, onde vamos abordar os principais pontos dessa função e falar mais sobre as habilidades que fazem um bom gerente comercial.

O conteúdo a seguir será dividido em tópicos, e abordará os seguintes temas:

  • O que é um Gerente Comercial?
  • Qual a função de um Gerente Comercial?
  • Quais as principais habilidades de um Gerente Comercial?
  • Como se capacitar para se tornar um Gerente Comercial?
  • Conclusão

O que é um Gerente Comercial?

Quem faz parte do mercado de trabalho já deve ter ouvido falar dessa função.

Afinal, o Gerente Comercial – também conhecido como Coordenador Comercial – é uma das peças chaves para o sucesso do setor comercial de uma empresa.

O gerente comercial é a figura responsável pela gestão da equipe de vendas e tudo que envolve os resultados – desde o planejamento e a motivação da equipe até as ações comerciais – e que engloba a área de vendas.

Qual a função de um Gerente Comercial?

Entre as principais funções exercidas por um gerente comercial, estão: gerenciar bem a sua equipe de vendas e encabeçar ações que visam aumentar as vendas da empresa.

Também é missão do gerente comercial orientar – e motivar – o seu time para que os profissionais consigam alcançar as suas metas, resultando num desempenho positivo da empresa como um todo.

Além dessa orientação, cabe ao gerente comercial traçar um planejamento bem estruturado e, ao desempenhar o papel de líder, ajudar a sua equipe a alcançar o sucesso e atingir suas metas.

Quais as principais habilidades de um Gerente Comercial?

Muitos podem achar que ser um excelente vendedor é o que basta para se tornar um gerente comercial de sucesso. 

É claro que ter uma boa desenvoltura na área de vendas é primordial para ser um gerente comercial bem sucedido. Mas a verdade é que essa função engloba muito mais coisas, que vão além das vendas.

Para que possa desempenhar bem a sua função, é necessário que um bom gerente comercial tenha algumas habilidades essenciais para realizar a gestão, tanto dos negócios quanto da sua equipe. 

Para ilustrar melhor, listamos algumas das principais habilidades que um gerente comercial bem sucedido deve ter:

Um bom planejamento

Essa é, talvez, uma das habilidades mais essenciais para um bom gerente comercial. Afinal, o planejamento é indispensável na gestão de uma equipe ou setor. 

É através desse planejamento que o gerente conseguirá ter uma visão mais ampla sobre os cenários que a equipe enfrenta – e que irá enfrentar futuramente.

Um bom planejamento também tem ligação direta com o caminho que a empresa seguirá e, consequentemente, com os resultados que a empresa alcançará. 

Organização

Este item está diretamente ligado ao tópico anterior. Até porque não dá para ter um bom planejamento sem organização, né?

Uma boa organização tem influência direta nas tarefas que envolvem a rotina de uma equipe. 

Com organização, o gerente consegue delegar melhor as funções de cada colaborador da equipe – sem sobrecarregar ninguém – e os resultados que dizem respeito a cada um.

Espírito de liderança

Muito mais do que a gestão, o gerente comercial precisa exercer um papel de liderança perante a sua equipe. 

E isso vai muito além de mandar ou desmandar dentro do ambiente de trabalho. 

Um bom líder está sempre disponível para oferecer todo o suporte necessário para os colaboradores que estão sob sua gestão.

Além disso, uma boa liderança tem papel fundamental no alcance de resultados. 

Afinal, um bom líder, além de apontar a direção certa para a equipe seguir, deve sempre oferecer toda a motivação necessária para que toda a equipe chegue mais longe!

Uma paixão pela área de gestão e vendas

E é claro, um perfil de bom vendedor! Toda pessoa que chega até o cargo de gerente comercial é porque começou exercendo a função de vendas e se identificou com a área. 

A paixão pelas vendas – e tudo que envolve esse setor – é o que move o gerente comercial.

Uma boa visão de negócios

Outra habilidade essencial para um gerente comercial é ter uma boa visão de negócios. 

Ao estar a frente de uma equipe com foco em vendas, é necessário obter uma visão ampla do mercado e de como os concorrentes e o seu público alvo se comportam – já que esses são fatores que podem afetar diretamente a sua área de atuação.

Uma boa visão de negócios também é primordial na hora de bolar planos de ação e estratégias para impulsionar os resultados da sua equipe.

Como se capacitar para se tornar um Gerente Comercial

As habilidades de um Gerente Comercial podem sim ser adquiridas através de capacitações profissionais, como cursos voltados para a área de gestão e negócios.

Hoje em dia, existem várias opções de cursos e especializações – desde faculdades até cursos de menor duração – voltadas para a capacitação do profissional que quer exercer a função de gerente comercial.

Existem também várias empresas que oferecem um plano de carreira para que seus colaboradores possam adquirir mais conhecimento, e, consequentemente, alcançar posições melhores e se desenvolver dentro da empresa.

Dessa forma, se você almeja alcançar essa posição dentro de uma empresa – seja a que você já trabalha ou até mesmo outra presente no mercado – saiba que essa é uma possibilidade que está ao seu alcance.

Conclusão

A ideia que muita gente tinha – e ainda tem – do papel que um gerente precisa desempenhar mudou muito ao longo dos anos. 

O que antes envolvia muito mais a área burocrática,  e era mais focado em aspectos mais técnicos foi mudando junto com a forma como as organizações se posicionam – e até mesmo a maneira que os clientes consomem.

Essas mudanças fizeram com que o cargo se tornasse mais “humano”, exigindo uma maior habilidade em relacionamentos interpessoais e comunicação. 

Ter essa habilidade se tornou um dos principais critérios para alcançar o sucesso, tanto na gestão quanto na hora de fechar negócio e alcançar o sucesso.

Gostou desse conteúdo? 

Então acho que você também vai gostar de ler Criatividade no mercado de trabalho: conheça os benefícios!.