Gestor de Mídias Sociais: Saiba Tudo Sobre a Carreira!

Antes de prosseguir com a leitura, sugiro que você desmistifique a ideia de que qualquer pessoa é um gestor de mídias sociais. Não é que todo mundo não possa ser: quem tem interesse na profissão, pode – e deve, seguir nela!

Anúncios

Mas essa área exige mais estudo do que parece e algumas habilidades essenciais, que você vai ler nas próximas linhas. 

Neste conteúdo você terá acesso a:

  1. Como é a carreira de um gestor de mídias sociais
  2. As principais habilidades do profissional gestor de mídias sociais
  3. Como se destacar entre tantos no mercado?

Como é a carreira de um gestor de mídias sociais

A profissão de gestor de mídias sociais é nova, porém tem cada vez mais importância para a presença online de empresas e outros profissionais, que querem aumentar a sua atuação no mercado e visibilidade. 

O gestor de mídias sociais, então, é responsável por organizar as ações de marketing nas redes sociais, além de gerar relacionamento com os seguidores a partir de interações e eventos online, tudo isso com uma abordagem estratégica de maneira a sempre melhorar os resultados.

A profissão não surgiu à toa: o uso das redes sociais aumenta ano após ano no Brasil e em todo o mundo. Até 2018, o Instagram já contava com 1,8 bilhões de usuários em todo o mundo, segundo matéria no portal Exame. As marcas então passaram a entender que precisam estar onde seus consumidores estão.

É aí que entra o gestor de mídias sociais. 

Ele se compromete a entreter esse usuário de maneira que seja gerada identificação com a marca e que, futuramente, em ações de longo prazo, ele se torne um cliente fiel, saindo da relação online para uma troca cada vez mais próxima. 

Principais funções do gestor de mídias sociais

Em suma, o social media, ou gestor de mídias sociais, é responsável por:

  1. Definir o calendário editorial, estratégias e campanhas para a rede social;
  2. Fazer a gestão das campanhas pagas/patrocinadas;
  3. Analisar os resultados das campanhas e fazer possíveis mudanças;
  4. Sugerir novas estratégias conforme tendências das redes.

Formação

Assim como outras áreas para trabalho online, não é necessário ter nenhuma formação específica para atuar como gestor de mídias sociais. Entretanto, algumas áreas de estudo costumam ter mais interessados, como jornalistas, profissionais de marketing, publicidade e propaganda, relações públicas e outros. 

Muitas pessoas sem formação específica, mas que são interessados no ramo, conseguem aprender como funciona o algoritmo e adquirem experiência para seguirem com esse trabalho. 

Um detalhe importante é que há muita variação na remuneração desse profissional, já que é uma profissão nova e as maneiras de precificação ainda não estão 100% estabelecidas. Porém, segundo informa o site Vagas, a média do salário do gestor de mídias sociais é de R$ 3.112,00. 

Cursos complementares e ferramentas

Mesmo não existindo uma formação superior específica para quem quer atuar como gestor de mídias sociais, muitas instituições e profissionais da área oferecem cursos livres complementares que ensinam o passo a passo para o ingresso ao mercado. 

Como existem diversas opções de cursos, é sempre importante analisar o que de fato é relevante para atuação como gerente de mídias sociais, assim como a praticidade na aplicação daqueles conhecimentos. 

Existem algumas ferramentas essenciais para o dia a dia de gerenciamento de mídias, e o conhecimento a respeito delas faz toda a diferença. Um exemplo é a ferramenta de agendamento de posts, de pesquisas de interesses do Google, etc. 

As principais competências do gestor de mídias sociais

A competência do gestor de mídias sociais está nos detalhes, e como a profissão está em constante metamorfose e crescimento, é essencial que ele se atualize continuamente, mas que nunca se esqueça dos conhecimentos chaves inerentes à sua atuação. Eles são:

Experiência em diferentes plataformas

Essa experiência pode ser adquirida ao estudar o funcionamento das diferentes redes sociais, os principais temas abordados em cada uma, o perfil do usuário de cada uma dessas mídias. 

Aqui, falamos principalmente de Facebook, Instagram, Linkedin, Twitter, Pinterest, Youtube, Telegram e Whatsapp. 

Apesar da quantidade de redes citadas, elas possuem características em comum e muitas funções são parecidas, variando a experiência do usuário em cada uma delas. 

Visão estratégica do negócio

Essa é uma competência de qualquer pessoa que queira trabalhar para qualquer negócio. Possuir uma visão ampla e estratégica, é essencial para não se prender apenas em alguns pontos, quando é necessário considerar o todo. 

Mesmo que a função do gestor de mídias sociais seja atuar para uma empresa da qual ele não é dono, ele precisa conhecer os processos, as técnicas de venda, captação de clientes e todo o caminho envolvido até que o produto ou serviço deixe o consumidor satisfeito. 

Nem sempre ele vai abordar todos esses temas nas redes sociais, mas, sabendo isso, ele consegue entender as principais dores da sua audiência e se posicionar nas mídias como alguém que pode ajudar a resolvê-las. 

Ser usuário ativo e estar em busca de novidades

É fato que não dá para ser gestor de mídias sociais se você não é um usuário ativo. Essa é uma realidade porquê, sem saber das tendências, fica difícil optar por um caminho estratégico quando se fala de posicionamento de marca nas redes. 

Com certeza, esse profissional passará mais tempo em busca de notícias, pautas, conteúdos atrativos e estratégias do que, de fato, produzindo. E essa é uma rotina normal de quem está nessa área. 

Por isso a importância de ser ativo: estar dentro dos grupos de Facebook, conhecer as principais tendências do Instagram, conhecer o assunto do momento no Twitter, fará toda a diferença no final. 

Quais os principais diferenciais do gestor de mídias sociais?

Hoje existem inúmeras pessoas prestando esse serviço, com uma variedade de valores e estratégias diferentes. Por isso, ter diferenciais para se destacar é essencial para uma carreira longa e de sucesso. 

Alguns diferenciais de bons profissionais gestores de mídias sociais são:

  • Habilidades sociais e de networking;
  • Criatividade e perfil analítico;
  • Flexibilidade para mudanças repentinas de conteúdo (devido a necessidade da rede);
  • Gerenciamento de tempo e organização;
  • Cumprimento de prazos. 

Se você deseja se aventurar nessa área, siga essas dicas e boa sorte! 

Se esse conteúdo foi útil para você, continue acompanhando os nossos posts. Leia também: O segredo sobre como fazer um currículo perfeito e garantir a entrevista!

Trends