Habilidades socioemocionais: por que são importantes?

Na busca por uma boa colocação no mercado de trabalho, muito se fala sobre as qualificações e competências técnicas. Mas, além desses aspectos, também é necessário levar em consideração as habilidades socioemocionais do candidato.

Anúncios

Mas qual é a verdadeira importância dessas habilidades? O que elas são, exatamente?

Para explicar um pouco sobre esse assunto e te ajudar a entender melhor, criamos esse conteúdo. Nele, vamos falar sobre essas competências e como elas podem fazer a sua carreira profissional brilhar ainda mais! Esse texto é dividido nos seguintes tópicos:

  • O que são habilidades socioemocionais?
  • Hard skill e soft skills
  • A importância das habilidades socioemocionais na sua carreira profissional
  • Algumas das principais habilidade socioemocionais
  • Como desenvolver habilidades socioemocionais
  • Conclusão

O que são habilidades socioemocionais?

As habilidades – ou competências – socioemocionais são as características que um indivíduo deve desenvolver para conseguir evoluir como ser humano, e, consequentemente, melhorar suas relações interpessoais. Essas habilidades também são essenciais para que haja um entendimento maior das próprias emoções que o indivíduo sente e como ele enxerga o mundo.

O papel que essas habilidades desempenham na nossa vida são muitos: lidar com os próprios sentimentos e emoções, gerenciar seus projetos e metas de vida, se relacionar com as pessoas. O desenvolvimento dessas competências está diretamente atrelado ao nível de inteligência emocional do indivíduo, influenciando em diversos fatores, como a saúde mental e o convívio social.

Hard skills e soft skills

Você já deve ter ouvido os termos hard skills e soft skills por aí, né? Caso não tenha, saiba que esse é um termo bem comum em entrevistas e processos seletivos de muitas áreas de atuação, e ilustra bem a diferença entre as habilidades técnicas e habilidades socioemocionais.

As soft skills são habilidades que contribuem para a construção das relações interpessoais e, apesar de não ser um habilidade técnica, é muito utilizada nos mais variados tipos de funções, cargos e empresas dos mais diversos segmentos.

Já as hard skills envolvem os conhecimentos mais técnicos, práticos e que podem ser desenvolvidos através de cursos, palestras, lendo livros, etc. Os dois tipos de habilidades, quando bem alinhadas, impulsionam a sua carreira profissional cada vez mais.

Exemplos de Soft Skills

  • capacidade de liderança;
  • inteligência emocional;
  • capacidade de persuasão.

Exemplos de Hard Skills:

  • curso de graduação;
  • fluência em outro idioma;
  • mestrado ou especialização.

A importância das habilidades socioemocionais na sua carreira profissional

A tendência é que, no futuro, o desenvolvimento desses aspectos seja um requisito cada vez mais importante na hora de conseguir uma boa colocação no mercado de trabalho. Cada vez mais, as empresas estão compreendendo que a formação de um profissional bem sucedido vai muito além das habilidades e competências técnicas presentes no currículo.

Essas habilidades socioemocionais – que não se aprendem necessariamente dentro de uma sala de aula – ao serem bem desenvolvidas, tendem a resultar em um profissional com mais:

  • planejamento e organização;
  • melhor gestão de tempo e demandas ;
  • um ótimo relacionamento interpessoal;
  • bom trabalho em equipe;
  • mais efetividade tomada de decisão e resolução de problemas.

Como desenvolver habilidades socioemocionais

Diferente das chamadas hard skills, as habilidades socioemocionais não podem ser aprendidas através de um curso ou especialização, por exemplo. Por envolver questões comportamentais, o processo de desenvolvimento dessas competências é um pouco mais complexo, exigindo um pouco mais de tempo e foco.

Um ótimo primeiro passo para desenvolver essas habilidades é o autoconhecimento. Através dele, você poderá começar a perceber quais sãos os aspectos e pontos que precisam ser aperfeiçoados para que você possa evoluir como pessoa e como profissional.

Outra dica bastante comum e que pode te ajudar a encontrar e desenvolver esses pontos é: faça terapia. Essas sessões irão te ajudar a descobrir novos aspectos sobre você mesmo através de uma nova ótica. Isso tende a te fazer crescer cada vez mais.

Quais as principais habilidades socioemocionais?

As habilidades socioemocionais podem ser compostas com uma série de competências, que, ao serem devidamente estimuladas e aperfeiçoadas com o passar dos anos, tendem a oferecer uma ótima estrutura para o desenvolvimento de relações mais saudáveis, sejam elas pessoais ou profissionais. Para facilitar, separamos algumas das principais competências socioemocionais. São elas:

Paciência

Talvez esse seja um dos aspectos mais importantes para o alcance do desenvolvimento profissional, já que, através da paciência, você irá conseguir otimizar suas relações interpessoais, facilitando o aprendizado e proporcionando um convívio social cada vez melhor.

Confiança

Ter confiança nada mais é do que acreditar sempre na sua própria capacidade de alcançar todos os seus objetivos e metas pessoas, sempre superando os obstáculos para chegar lá! Por isso, essa é uma característica muito forte, e que deve ser sempre estimulada, já que é um fator chave para o seu sucesso em todos os âmbitos da sua vida.

Criatividade

Outro aspecto indispensável em grande parte das profissões, a criatividade também é essencial para o desenvolvimento de relações mais dinâmicas e produtivas. Por isso, é uma habilidade socioemocional que merece destaque.

Empatia

Um dos principais aspectos entre as habilidades socioemocionais, a empatia consiste na capacidade do indivíduo se colocar no lugar do outro para enxergar um ponto de vista que, na maioria das vezes, pode ser bem diferente da sua realidade. Ao agir com empatia, você consegue evitar alguns transtornos e até mesmo eventuais conflitos.

Autoestima

É através da sua autoestima que você descobrirá o seu verdadeiro valor. Além disso, é uma ferramenta muito importante para que você alcance a motivação necessária para lidar com as situações cotidianas da melhor forma possível.

Autoconhecimento

Para lidar bem com outras pessoas de maneira correta e produtiva, se conhecer melhor é essencial. Esse autoconhecimento te trará o equilíbrio necessário para reagir perante a determinadas situações da melhor maneira possível, mantendo sempre o foco.

Conclusão

Deu para entender um pouco mais sobre o peso que essas habilidades podem ter na sua carreira? As habilidades socioemocionais são essenciais para a evolução do ser humano, devendo sempre ser tratadas como prioridade.

Os benefícios trazidos pelo desenvolvimento dessas competências são grandes diferenciais que podem fazer a diferença na forma como você conduz a sua vida – seja no âmbito pessoal ou profissional.

Gostou do conteúdo?

Aproveite para ler também Qual defeito falar em uma entrevista de emprego?.

Trends