Qual defeito falar em uma entrevista de emprego?

Durante a entrevista de emprego, sempre tem aquela velha pergunta: Me fala um pouco sobre as suas principais qualidades e seus principais defeitos?

Anúncios

Uma das situações que mais causam nervosismo durante a vida adulta são as entrevistas de emprego. Isso é quase unânime! Por mais ciente e confiante sobre as suas aptidões, sempre dá aquele friozinho na barriga e o medo de cometer algum deslize que pode estragar as suas chances de ser aprovado e conseguir uma boa oportunidade de emprego.

A grande maioria sabe falar muito bem sobre suas qualidades, mas trava na hora de mencionar os defeitos. Mas você sabe por que isso acontece?

Se você já passou por isso e ficou indeciso sobre qual defeito mencionar sem se queimar muito na entrevista, esse conteúdo foi feito pensando em você! Nele, reunimos algumas dicas especiais para te ajudar a entender e a lidar com esses momentos da melhor maneira possível!

O texto será dividido nos seguintes tópicos:

  • Antes de tudo, conheça você mesmo
  • Parece até coincidência, mas não é….
  • Sinceridade sempre!
  • Fuja dos famosos clichês
  • Exemplos de qualidades em uma entrevista de emprego
  • Mostre que os defeitos não te definem
  • O que podemos concluir com isso

Antes de tudo, conheça você mesmo

A preparação para a entrevista começa muito antes da sua chegada ao setor de RH. Ela deve começar já na sua casa!

Calma que eu te explico!

O autoconhecimento é um fator importantíssimo para o desenvolvimento das nossas relações interpessoais. Isso envolve nossa casa, nosso trabalho, na faculdade, com os amigos.

É através desse autoconhecimento que você consegue descobrir traços da sua personalidade que, em muitos casos, você não consegue perceber durante o dia a dia. Por isso, realizar essa preparação prévia através desse exercício de reflexão vai te ajudar a se sair melhor em qualquer entrevista.

Parece até coincidência, mas não é….

Eu aposto que você já ouviu mais de uma vez essa velha pergunta sobre as suas maiores qualidades e defeitos durante entrevistas de emprego. E elas estão lá por um motivo!

Na verdade, o intuito dessa pergunta vai muito além do que parece. Ao questionar qual o seu maior defeito, o recrutador está avaliando a sua inteligência emocional e como você lida com os seus defeitos, por exemplo.

A avaliação não está exatamente nos seus defeitos, mas sim na forma como você os menciona e como você lida com eles.

Sinceridade sempre!

Nem preciso falar que mentir durante uma entrevista é uma baita de uma furada, né? Seja sobre experiências, qualificações e até mesmo sobre suas qualidades e defeitos.Portanto, nada de fingir uma coisa que você não é.

Lembre-se: você está sentado diante de um profissional altamente preparado para te avaliar. Se algo que você disse – ou alguma informação contida no seu currículo – não for verdade, muito provavelmente isso será notado e afetará negativamente o seu desempenho.

Fuja dos famosos clichês

Sabe aqueles “defeitos padrões” que todo mundo usa durante os processos seletivos? Fuja deles!

Defeitos como “sou muito viciado em trabalhar” ou “sou muito perfeccionista” mais atrapalham do que ajudam, já que 9 em cada 10 candidatos utilizam essas mesmas respostas para falar sobre seus defeitos.

Os profissionais de RH responsáveis pelo recrutamento de candidatos já ouviram tanto essa resposta que, em muitos casos, já é não é algo visto como positivo na hora da entrevista. Em um panorama mais geral, pessoas que se dizem perfeccionistas podem transparecer falta de criatividade.

Exemplos de qualidades em uma entrevista de emprego

  • Criatividade: muito bem-vinda em quase todas as áreas de atuação, a criatividade é um ponto bastante positivo.
  • Flexibilidade: a flexibilidade é uma qualidade muito bem vista entre os recrutadores, mostrando que o profissional possui grande potencial de desenvolvimento.
  • Pontualidade: apesar de muitas empresas estarem cada vez mais flexíveis quanto aos horários de trabalho, a pontualidade ainda é uma qualidade que chama bastante atenção entre os recrutadores.
  • Espírito de equipe: hoje em dia, a busca por profissionais que atendam esse critério tá mais forte do que nunca! Por isso, ter espírito de equipe é um ponto muito forte e que deve ser mencionado durante a entrevista.
  • Organização: outro critério primordial em quase todas as áreas. Esse é um daqueles critérios que é quase indispensável na hora da entrevista. Afinal, um profissional organizado consegue lidar melhor com prazos e demandas surpresas que podem surgir.

Lembre-se:

Como dito anteriormente nesse mesmo texto, sinceridade sempre! Só mencione essas qualidades se elas realmente fizerem parte da sua personalidade.

Outra dica é: ao falar sobre suas qualidades – e até mesmo sobre seus defeitos – exemplifique. Use alguma situação pela qual você já passou para contar. Isso ajudará a ilustrar a sua história e, em caso de defeitos, poderá mostrar que você está sempre buscando melhorar.

Por exemplo:

“Sou uma pessoa muito hiperativa! Mas desde a minha última experiência profissional eu passei usar alguns aplicativos ótimos que me ajudam a manter o foco nas minhas atividades.”

Mostre na entrevista de emprego que os defeitos não te definem

Não existe uma única pessoa perfeita nesse mundo todo. Todo mundo tem defeitos. Isso é um fato! Durante a entrevista, muitas pessoas acham melhor focar somente em suas inúmeras qualidades, deixando os defeitos de lado. Mas isso muitas vezes tem o efeito contrário.

Ao falar sobre seus defeitos e limitações, busque sempre comentar o que você costuma fazer para superar esses defeitos.

Ao fazer isso, além de causar uma boa impressão nos recrutadores, você ainda ganha pontos pela sinceridade, mostrando que você está buscando evoluir como pessoa. Isso chama muito mais atenção do que aquela pessoa que possui uma lista enorme de qualidades, mas na hora de comentar sobre os defeitos, solta um “Sou muito perfeccionista!” e pronto.

O que podemos concluir com isso

Ao fim dessa leitura, podemos concluir que os defeitos são tão importantes quanto as qualidades. Afinal, como lidamos com eles diz muito sobre a nossa própria personalidade.

Por isso, para se sair bem durante uma entrevista de emprego, lembre-se: quando o recrutador perguntar sobre suas qualidades e defeitos, seja sempre ser verdadeiro. Não são os defeitos que definem você, mas sim a forma como você lida com eles.

Gostou do conteúdo?

Aproveite para ler também Como ser um líder de sucesso? 5 dicas essenciais.

Trends