3 indícios de sobrecarga no trabalho: saiba o que fazer para evitar

Hoje em dia, não é difícil encontrar profissionais que trabalham sobrecarregados. Você sofre de sobrecarga no trabalho?

Anúncios

Além da rotina cada vez mais corrida e estressante, fatores como acúmulo de funções e uma gestão que não se preocupa com a saúde e o bem-estar dos seus colaboradores fazem com que seja cada vez mais comum a sobrecarga no trabalho, independente da área de atuação.

E foi pensando nisso que criamos o conteúdo de hoje. 

Nesse texto, vamos falar sobre 3 indícios de sobrecarga no trabalho, como identificar esses fatores e quais as melhores práticas para evitar que eles atrapalhem a sua rotina de trabalho.

Para tornar a sua leitura mais fácil e agradável, dividimos o texto em tópicos, e abordaremos os seguintes assuntos:

  • A romantização do funcionário “polvo” e a sobrecarga no trabalho
  • Como identificar a sobrecarga no trabalho?
  • 3 indícios de sobrecarga no trabalho
  • Como evitar a sobrecarga no trabalho?
  • Conclusão

A romantização do funcionário “polvo” e a sobrecarga no trabalho

Você já ouviu falar do termo funcionário “polvo”? 

Esse termo, que se popularizou no mundo corporativo nos últimos anos, é dado para aquele profissional que, para dar conta de todas as demandas e funções que são depositadas nele, precisaria ter 8 braços, como os tentáculos de um polvo.

É claro que, na maioria dos casos, esse tipo de profissional é visto com bons olhos – já que tende a ser produtivo e funcional para a empresa. 

Mas esse tipo de romantização sobre esse comportamento esconde um dos principais fatores que representam a sobrecarga no trabalho: o acúmulo de funções.

Apesar desse profissional, em um primeiro momento, desempenhar mais de uma função com tranquilidade, com o passar do tempo toda essa produtividade tende a dar lugar ao desgaste físico, mental e emocional provocado pelo excesso de tarefas depositadas sobre ele. 

Por isso, o conceito de funcionário polvo precisa ser repensado o mais rápido possível.

Como identificar a sobrecarga no trabalho?

Em um primeiro momento, essa pode parecer uma missão um pouco difícil. 

Mas talvez um dos principais indicadores de que você está sobrecarregado no trabalho e precisa prestar mais atenção é a sua saúde.

Ao seguir uma rotina estressante e repleta de trabalho e mais trabalho, o nosso corpo é um dos primeiros a sentir o impacto negativo desse ritmo. 

Entre os fatores que podem indicar uma sobrecarga no trabalho, estão: 

– dores de cabeça/no corpo;
– dificuldade para dormir;
– cansaço excessivo;
– irritabilidade;
– falta de atenção.

Esses são só alguns dos sinais que o nosso corpo dá para mostrar que a carga de trabalho está muito alta, e que é melhor dar uma atenção maior a sua saúde física e mental.

Por isso, ao notar algum desses sintomas com frequência, além de procurar ajuda médica, experimente repensar a sua rotina diária de trabalho, pois há grandes chances dela ser a causadora desses problemas.

3 indícios de sobrecarga no trabalho

Como falado no tópico anterior, os sinais que o nosso corpo dá quando estamos chegando ao nosso limite são bem claros.

E, assim como com a nossa saúde, no nosso ambiente de trabalho é possível perceber sinais claros de que a carga de trabalho depositada em você está muito alta. 

Abaixo, listamos alguns desses indícios para te ajudar a prestar mais atenção.

Uma carga horária que extrapola o ideal

Sabemos que, com a correria do dia a dia, é normal que uma vez ou outra seja necessário passar um pouco do seu horário oficial de trabalho – seja para lidar com algum imprevisto ou até mesmo para finalizar alguma pendência deixada ao longo dos dias.

O problema é quando esse tipo de comportamento se torna um hábito e você se vê saindo todos os dias da semana mais tarde do que deveria. 

Por mais que, em algumas empresas isso possa implicar no pagamento de horas extras, o ideal é que a sua carga horária seja seguida, sem precisar ultrapassar esse limite. 

Diminuição da produtividade

Diferente do que muita gente pensa, excesso de trabalho não é sinônimo de aumento de produtividade. 

Muito pelo contrário! 

Um dos principais indícios de que o profissional está sobrecarregado é a queda no seu desempenho. 

Com o excesso de tarefas a serem realizadas, é comum que o profissional se sinta mais e mais desmotivado a gerar os resultados que a empresa espera dele. 

Aumento de conflitos no ambiente de trabalho

Com um aumento excessivo de trabalho, é normal que o nível de estresse também cresça. 

Até porque, na maioria dos casos, se o funcionário X está sobrecarregado, é bem provável que isso esteja acontecendo porque o funcionário Y não está fazendo as suas tarefas de maneira adequada, sobrecarregando o colega de trabalho.

Esse tipo de dinâmica de trabalho, somada com os altos níveis de estresse provocados pela sobrecarga de trabalho pode resultar numa verdadeira bomba relógio de conflitos, pronta para explodir numa tarde de quarta-feira. 

E isso não é nada bom para a equipe.

Como evitar a sobrecarga no trabalho?

Apesar de existirem medidas práticas que auxiliam na diminuição da sobrecarga de trabalho, algumas delas, infelizmente, fogem do controle dos colaboradores, e devem ser adotadas pelos gestores responsáveis – já que envolvem mudanças estruturais da empresa em si.

Mas, para que o colaborador possa melhorar a sua própria rotina de trabalho, separamos algumas ideias para ajudar!

Tenha um planejamento

Essa é a principal dica! 

Através de um planejamento bem estruturado do seu dia e da sua semana, fica bem mais fácil de organizar a sua rotina de trabalho, evitando um sobrecarregamento.

Defina bem as suas prioridades

Separar as suas tarefas entre urgentes, importantes e as que podem esperar de acordo com o tempo de execução e o prazo de cada uma também é uma ótima forma de fazer a gestão do seu tempo. 

Cuide de você

E por último, mas não menos importante: cuide bem de você! 

Priorize sempre a sua saúde e o seu bem-estar, porque eles valem ouro! 

Por isso, saiba separar bem o seu tempo no trabalho e o seu tempo livre. Dividir bem esses dois ciclos do seu dia pode te ajudar a levar uma rotina menos cansativa.

E no trabalho, ao notar qualquer tipo de postura que resulte na sobrecarga de trabalho para você, busque falar com as pessoas responsáveis para solucionar esse problema.

Conclusão

Por mais que, para manter nossos estilos de vida, seja necessário adotar uma rotina de trabalho que pode acabar indo além do que a gente aguenta, é necessário saber o limite do nosso corpo e da nossa mente.

Dessa forma você conseguirá atingir o sucesso profissional sem precisar se desgastar fisicamente nem mentalmente.

Gostou desse conteúdo? Aproveite para ler também Como motivar a si mesmo? 5 técnicas de automotivação.

Trends