Lições de Barack Obama sobre comunicação

Após dois mandatos, Barack Obama se destacou com sua gestão bem sucedida. Confira lições de Barack Obama para inserir na sua realidade!

Anúncios


Ao ser eleito o 44º presidente dos Estados Unidos em novembro de 2008, Barack Obama fez história, tornando-se o primeiro presidente afro-americano da maior potência mundial. Após dois mandatos, Barack se destacou com sua gestão bem sucedida.

E quando você se torna um dos presidentes mais bem sucedidos de uma das principais economias do mundo, é claro que muita gente vai querer saber absolutamente tudo o que você tem para ensinar, né?

Isso resultou na construção de um verdadeiro império pós governo, com direito a entrevistas, livros, podcasts, palestras ao redor do mundo…

Todos querem consumir seus conteúdos e, assim, adquirir um pouco dos conhecimentos transmitidos pelo líder que inspirou e serviu de exemplo para tantas pessoas no mundo todo!

Mas que tipos de ensinamentos um ex-presidente é capaz de oferecer para a nossa realidade? É sobre essas lições e aprendizados que vamos falar hoje! O conteúdo será dividido em tópicos e trará os seguintes assuntos:

  • A importância de saber se comunicar
  • A construção de uma “marca”
  • Coerência entre o discurso e o gestual
  • Aposte na simplicidade
  • O poder dos feedbacks
  • Relaxar é um passo muito importante

A importância de saber se comunicar – uma das principais lições de Barack Obama

Clareza e objetividade é a chave para qualquer tipo de discurso bem sucedido. E o ex-presidente sabe a importância desses aspectos como ninguém!

Em todos os eventos que já participou – como palestras e programas de TV – desde a época que concorria para presidente, Barack sempre soube usar esses pontos para cativar a sua audiência.

Além disso, ao demonstrar segurança e domínio dos temas discutidos juntamente com sua oratória, Obama se tornou referência quando o assunto é comunicação.


A construção de uma “marca”

O impacto causado pela gestão de Obama é algo que deve sempre ser destacado quando o assunto é política moderna.

Diferente do estilo mais sisudo que os americanos estavam acostumados, Obama soube construir uma persona onde, apesar de tratar de assuntos sérios e que a política exige, sabia como oferecer uma quebra de padrões com seu jeito descontraído.

Ao construir essa persona, o político ajudou a gerar uma identificação maior com seus eleitores, criando uma sensação de proximidade, mesmo ele estando num posto tão inatingível quanto o presidente do país norte-americano.

Isso só serve para evidenciar o poder de uma boa construção de imagem.

Coerência entre o discurso e o gestual

Você pode gostar ou não do Obama, mas uma coisa você tem que admitir: ele possui uma postura gestual invejável e que, até hoje, poucos políticos possuem.

Ele sabe conduzir uma conversa que vai desde temas mais descontraídos até assuntos mais sérios sem exageros na sua postura.

Outra capacidade bem marcante na personalidade do ex-presidente é a capacidade de oratória.

Ao manter um ritmo adequado nos seus discursos, Obama consegue fazer com que a sua audiência consiga acompanhar a sua linha de raciocínio e onde ele quer chegar enquanto se comunica com o público.

Outra ferramenta muito utilizada pelo político e que se mostra muito efetiva é explorar muito bem as pausas entre as falas para enfatizar tópicos e mensagens mais importantes, como ao informar dados e números, por exemplo.

Aposte na simplicidade – a lição de Barack Obama que você deve implementar já!

Já reparou que a maior parte das pessoas, na hora de realizar um discurso em público, sempre busca utilizar palavras difíceis? E, muitas vezes, ao invés de facilitar essa atitude só serve para dificultar o entendimento?

Não é preciso muito esforço para entender as mensagens que Obama queria – e quer passar, agora em suas aparições pós presidência – passar em seus discursos.

Isso se dá ao fato de que, ao dialogar com grandes massas, Obama sempre fez questão de utilizar um vocabulário simples e de fácil compreensão para todos de sua audiência, independente dos níveis culturais e sociais.

Esse fato, apesar de ser muito simples, faz com que seus discursos se tornem mais claros e fáceis de entender tanto para os ouvintes com um nível intelectual elevado, quanto para aqueles que não possuem uma escolaridade avançada.

Além de facilitar a transmissão da mensagem que ele quer passar, essa atitude ainda reforça a sensação de proximidade, fazendo com que pareça que ele está falando diretamente com cada um dos espectadores.

Essa é uma postura interessante para ser tomada até mesmo durante o nosso dia a dia.


O poder dos feedbacks

Ninguém nasce com uma super oratória. Isso é uma coisa que se adquire através de muito treino.

E para haver aperfeiçoamento, é necessário que aconteçam os famosos feedbacks. Para isso, busque sempre a opinião de alguém de confiança – pode ser um familiar, um amigo, um colega de trabalho – para que possa opinar no seu desempenho.

É através desses feedbacks que você conseguirá, aos poucos, estruturar melhor a sua oratória. Mas lembre-se: busque sempre alguém que te dará uma opinião sincera e que te ajude a melhorar cada vez mais.


Relaxar é um passo muito importante

Você sabia que a etapa pré discurso chega a ser tão importante quanto o discurso em si?

Pode parecer um exagero, mas dar a devida importância a uma rotina de descanso e livre de preocupações no dia/horas que antecedem o discurso pode fazer toda a diferença no seu sucesso.

Ao participar do seu primeiro debate, Obama enfrentou uma série de contratempos, impedindo que ele seguisse sua rotina de relaxamento: seu voo atrasou, ele não pôde realizar uma refeição correta e para fechar com chave de ouro ficou ansioso antes de dormir.

Já para seu segundo debate, Michelle Obama tomou a frente da situação e informou para toda a equipe que o marido precisava seguir sua rotina pré-debate de maneira regrada.

E isso virou uma rotina desde então.


Conclusão sobre as lições de Barack Obama

Apesar da maioria de nós não lidar com debates e discursos constantemente, trabalhar na oratória é uma prática que deveria fazer parte da rotina de todos.

Ao melhorar essa habilidade, melhoramos a nossa comunicação como um todo.

Por isso, dicas como essas são válidas em todos os recortes, podendo ser adaptadas para se encaixar em qualquer cotidiano, não importa se você tem um trabalho das 8h às 18h de segunda a sexta ou está governando a maior potência mundial.

Gostou do conteúdo?

Aproveite para ler também Crescimento do vegetarianismo: geração de renda extra.

Trends