Marketing pessoal o que é e porque é tão importante

Independentemente da sua área de atuação, você já deve ter ouvido falar que marketing pessoal é muito importante para a carreira. E não é por acaso! De fato, conhecer a respeito desse tema é fundamental para o crescimento profissional e até pessoal. 

Anúncios

Quando é praticado da maneira correta, o marketing pessoal é capaz de auxiliar a conseguir networking, destacar-se, conquistar maior visibilidade e, consequentemente, ser notado por recrutadores e possíveis clientes. 

Por mais que pareça um tema complicado, o marketing pessoal está nos detalhes que muitas vezes deixamos passar despercebidos, mas que são extremamente importantes para o nosso dia a dia profissional. 

Você já usa técnicas de marketing pessoal?

Este texto vai te ajudar a entender melhor como ele funciona e como você pode se beneficiar dessas estratégias. 

Aqui, você vai conferir:

  • O que é o marketing pessoal
  • Qual é a importância do marketing pessoal
  • Motivos para se preocupar com o marketing pessoal
  • Dicas para melhorar o seu marketing pessoal 

O que é o marketing pessoal 

Mas afinal, do que se trata esse tal de marketing pessoal?

Antes de mais nada, vamos fazer uma analogia à uma empresa. O que faz uma empresa ser bem vista? A forma como atende as pessoas, os seus valores, a maneira de divulgar os seus produtos, a linguagem usada. 

Se uma empresa deixa de divulgar o seu trabalho, você simplesmente não vai lembrar que ela está disponível para vender aquele produto ou aquele serviço. 

Se uma empresa não tem uma boa estrutura, e a sua aparência não é convidativa, você provavelmente não vai mais que uma vez visitá-la e consumir do que ela oferece. 

E assim, poderíamos passar horas e horas falando dos motivos pelos quais toda uma marca está relacionada com a forma que ela se apresenta e se coloca para seu público alvo. 

No marketing pessoal, é da mesma forma

Se você for empreendedor ou empregado, se precisa conquistar os olhares de um recrutador ou de clientes, o marketing pessoal é o segredo para seu sucesso. 

Portanto, podemos definir o marketing pessoal como um conjunto de estratégias que valorizam você como marca e indivíduo, e te impulsionam para o seu objetivo: conseguir um emprego, transição de carreira, vender seu produto ou seu serviço. 

O conceito de marketing pessoal surgiu juntamente com a ideia de marketing e vendas para produtos: o ser humano como uma “mercadoria” frente ao mercado de trabalho. 

Ou seja: ele precisa se vender. Um produto que está fora de circulação acaba não sendo notado e não ganha o espaço que precisa. 

Um profissional que não tem a visibilidade necessária para sua área, se perde no tempo e acaba perdendo também oportunidades. 

Qual é a importância do marketing pessoal 

Dito tudo isso, vamos ressaltar a importância do marketing pessoal para a sua carreira e seu dia a dia. Vale lembrar que ele é construído aos poucos, por isso, nesse momento, você precisa entender que cada detalhe torna-se necessário. 

Indo direto ao ponto: o marketing pessoal é importante para alavancar a sua carreira, a sua função, a sua imagem pessoal, e consequentemente seu negócio. 

E como ele faz isso? Através da forma que você se apresenta para as pessoas, a sua conduta, os depoimentos dos seus clientes ou patrões, a sua comunicação, os seus relacionamentos interpessoais e de negócios, e como as suas qualidades se destacam no meio de tudo isso. 

Mas é tudo isso?

Sim! Tudo isso conta para você ter um marketing pessoal que funciona para os seus objetivos. E esses objetivos precisam ser definidos por você, de acordo com suas metas, sonhos, e o que quer para sua carreira. 

O marketing pessoal é o tipo de coisa que costuma não ter a devida importância para muitas pessoas, mas, quem usa das suas estratégias, colhe os resultados.

Motivos para se preocupar com marketing pessoal 

Depois de toda essa explanação sobre marketing pessoal, vamos falar um pouco sobre os principais motivos para você passar a usar essa estratégia hoje mesmo, ao finalizar a leitura desse texto. Confira:

Divulgação do seu trabalho

Essa é a primeira razão que leva muitos profissionais a passarem a utilizar desse modelo de trabalho: poder divulgar os seus produtos ou serviços e tornar-se vivo. 

Em palavras mais claras, essa propaganda é a sua maneira de “entrar no jogo” do mundo dos negócios e colocar seu peixe à venda, sem ficar necessariamente esperando que uma oportunidade caia do céu. 

Ser reconhecido como autoridade da área

Você já parou para pensar que, talvez, tudo o que você precisa é ser notado? Você domina a sua função na sua área, faz um trabalho excepcional e recebe elogios constantemente de tudo o que entrega. Será que não falta você ser visto por quem realmente interessa?

Essa estratégia te dá a oportunidade de ser reconhecido como autoridade na sua área, um ponto muito importante se você quer escalar suas vendas ou crescer dentro de uma empresa. 

Consiga clientes para diferentes atuações

Mesmo que você seja empregado dentro de uma empresa, a partir do momento que você passa a divulgar a sua expertise, o seu campo de atuação se abre e abrange novas funções. 

Por exemplo, se você é analista contábil, quando você divulga o seu trabalho e a sua carreira, independentemente de estar dentro de uma empresa, você pode passar a dar consultorias ou fornecer algum tipo de serviço de maneira individual, além daquele em horário comercial que você pratica. 

Facilite a forma das pessoas te acharem

O seu contato deve ser um de seus primeiros dados em qualquer lugar que você for divulgar seu trabalho. Assim, as pessoas conseguem te contatar, pedir orçamento e falar com você. 

Dicas para melhorar o seu marketing pessoal 

Afinal, como consigo colocar tudo isso em prática para melhorar o lado profissional? Sem enrolações, existem algumas maneiras eficazes para isso. Veja nesta lista:

  • Cuide da sua aparência, afinal, esse é o seu cartão de visitas
  • Esteja ativo nas redes sociais e fale para todo mundo o que você faz
  • Use o linkedin
  • Se mantenha ativo
  • Participe de eventos da sua área e faça networking

Agora, é partir para a prática! O mercado é um mar de tubarões. Não deixe que te engulam! 

Gostou do conteúdo?

Aproveite para ler também Como ganhar dinheiro com blog: 7 dicas