Método pomodoro: o que é e como aplicar
Você já ouviu falar do método pomodoro? Esse método foi criado especialmente para quem quer ser mais produtivo e ter mais foco no trabalho. O interessante é que sua técnica inclui alguns minutos de descanso enquanto você trabalha!
Anúncios
Interessante, né?
Ele quebra o paradigma de que você precisa ficar horas a fio concentrado na mesma tarefa, sem poder sair dela para fazer qualquer outra coisa.
Pelo contrário, segundo o método pomodoro, a sua produtividade é maior quando você se desliga do mundo por alguns minutos, e depois tira um descanso em que pode se reconectar.
Se você é alguém com dificuldade de foco, que quer tornar seus dias mais produtivos e menos desgastantes, continue lendo o texto para começar a entender e aplicar hoje mesmo esse método.
Neste artigo você vai conferir:
- O que é o método pomodoro?
- Como posso aplicar o método pomodoro?
- Em quais situações o método pomodoro é interessante?
- Benefícios do método pomodoro
O que é o método pomodoro?
Trata-se de uma técnica desenvolvida lá no final dos anos 80, pelo italiano Francesco Cirillo, que queria melhorar a sua produtividade nos estudos enquanto estava na universidade.
Dessa maneira, ele começou a utilizar um timer de cozinha – esse mesmo, daqueles que você usa para saber se determinado prato já pode ser tirado do forno, para começar a marcar seu tempo e organizar as suas tarefas.
O timer em questão tinha o formato de um tomate, pomodoro em italiano, e ficava girando durante 25 minutos. Ao final desse tempo, ele parava e tocava um alarme bem barulhento. Enquanto o timer estava girando, o desafio era manter foco total, e não desviar os olhos das suas tarefas.
Depois de um tempo, Francesco percebeu que os resultados eram satisfatórios e a sua produtividade, de fato, tinha aumentado. Então, em 1992 sua técnica foi divulgada e perdura até hoje.
Você não precisa ter um timer de tomate para começar a aplicar o método pomodoro. Hoje, já existem aplicativos de celular e até de relógios mais sofisticados que contam com essa função.
Como posso aplicar o método pomodoro?
Então, na prática, o método pomodoro funciona com uma divisão do seu tempo, e separação das suas atividades em blocos, onde você exercita a concentração intensa por alguns minutos, e depois tira algum tempinho de descanso, recarregando as energias.
De fato, você torna o seu trabalho mais eficiente a partir do momento que estabelece metas e objetivos, e incorpora períodos de concentração total.
Para aplicar, é muito simples.
Primeiro, você precisa de algo que vá marcar o seu tempo e, como se fosse o timer. Pesquise um aplicativo na sua loja online de apps pelo celular e veja o que mais interessa. Se você colocar a palavra “pomodoro”, já aparecem várias opções.
Depois, você vai listar as coisas que precisa fazer durante o dia e, na frente, estabelecer o tempo que você vai gastar nessas coisas.
Por exemplo:
- Escrever um artigo – 2h
- Responder meus e-mails – 2h
- Atividade da faculdade – 3h
Tendo de forma clara exatamente aquilo que você precisa fazer, é só dar início ao método pomodoro.
Quando o timer tocar após os 25 minutos, tire uma pequena pausa de 5 minutos para fazer algo diferente, que não estava descrito ali, como tomar um café, encher uma garrafinha com água, checar suas mensagens e retornar uma ligação.
Ao iniciar novamente o seu tempo de 25 minutos, volte para seu foco total e se dedique, novamente, 100% àquela tarefa.
Após 4 ciclos de 25 minutos, com 5 minutos de pausa, tire um tempo maior de pausa, entre 15 e 30 minutos, para “limpar” o seu cérebro e depois recomeçar.
Em quais situações o método pomodoro é interessante?
Mas, afinal, por que é interessante trabalhar dessa forma, com tantas pausas? Esses momentos em que você usa para “se distrair”, ajudam a ter mais foco e concentração nos minutos que estão dedicados a isso.
Com o tempo, você percebe que os descansos são aliados da agilidade mental e te ajudam a se manter naquela atividade, especialmente quando se trata de uma tarefa muito densa ou desgastante.
Ao final de um dia seguindo o método pomodoro, você percebe que fez muito mais e melhor do que aqueles dias em que estava aparentemente 100% focado e mal se levantava para ir ao banheiro.
O método pomodoro também é um grande aliado contra a procrastinação
Muitas vezes, deixamos para depois algumas tarefas que são extremamente chatas, ou que serão analisadas por outras pessoas. Uma série de questões está envolvida aqui:
- A ansiedade pela insegurança de não ter feito um bom trabalho;
- A falta de motivação;
- O medo de errar;
- O medo antecipado por se desgastar naquela tarefa.
O problema é que, quanto mais deixamos para depois, mais ansiosos ficamos ao nos depararmos com o prazo chegando e ainda não ter nada produzido. Ou seja: não resolve nada!
Entender que você precisa trabalhar com o foco em 100%, mas também precisa descansar por alguns minutos para refrigerar o cérebro, é o que torna o método pomodoro tão útil e eficaz.
Um detalhe é que, após algum tempo aplicando essa técnica, você pode encontrar um outro ponto de equilíbrio diferente dos 25 minutos. Pode ser que, na sua realidade, você consiga trabalhar por 40 minutos e descansar por 10.
E assim, você adapta o método pomodoro para o que fica melhor para você.
Benefícios do método pomodoro
A partir do método pomodoro, você passa a identificar melhor o seu formato de trabalho e percebe:
- Quanto tempo leva para fazer cada coisa;
- Coisas que chamam a sua atenção e acabam te distraindo;
- O que costuma interromper o seu trabalho
Sem falar que você pode usar essa técnica para organização do seu trabalho, para ler um livro que precisa muito, ou para fazer qualquer coisa que exige foco e tempo de qualidade.
Gostou do conteúdo?
Comece agora a aplicar o método pomodoro e veja sua rotina se tornar muito mais produtiva e eficaz!
Aproveite também para ler Faculdade depois dos 40, fazer ou não fazer?.
Continue acompanhando nossos conteúdos!