Nômades digitais: o que são e como se tornar um

Por: Nara Sampaio fevereiro 1, 2022

Os nômades digitais usam a tecnologia para viajar e trabalhar ao mesmo tempo. Poder viajar e conhecer lugares diferentes com frequência, mas sem precisar abonar a carreira profissional são os pontos mais atraentes dessa modalidade.

Anúncios

Já pensou em viajar para conhecer o mundo e continuar trabalhando de qualquer lugar que esteja?

Esse é um estilo de vida muito interessante e que tem se popularizado atualmente. Certamente, nem todo mundo se identifica com esse estilo.

No entanto, se você tem interesse no assunto e quer saber como se tornar um nômade digital, está no lugar certo!

Nesse post, mostraremos o que são nômades digitais, profissões e como se tornar um. Então, continue efetuando a leitura!. Veja abaixo nosso índice:

O que são nômades digitais?

São pessoas que usam a tecnologia para executar suas tarefas profissionais de maneira remota, ou seja, sem ter base fixa em algum lugar.

Anúncios

Aparentemente parece o home office, mas se diferencia, pois, essas pessoas têm um estilo de vida nômade.

Os nômades são pessoas que não tem um endereço ou habitação fixa e vivem sempre mudando de lugar.

Nesse caso, são chamados nômades digitais, porque além de viver conhecendo outros lugares, exercem profissões digitais, que podem ser executadas de qualquer lugar, com apenas internet, um notebook ou até mesmo celular.

Que tipos de profissão pode ter o nômade digital?

O Nomadismo Digital é caracterizado pela possibilidade de estar sempre mudando e conhecendo novas cidades, mas mantendo o trabalho constante em dia.

Portanto, qualquer profissão que te permita ter esse estilo de vida se aplica ao termo.

Os povos nômades estão distribuindo entre caçadores, coletores e pastores. Eles se mudam com frequência a fim de buscar novas pastagens para o gado.

As profissões que eles exercem são viáveis para o seu estilo de vida e suficiente para garantir a sua existência e não prendê-los a nenhum lugar.

No Nomadismo Digital também não é diferente, você precisa escolher uma profissão que te garanta uma renda suficiente para você sustentar seu estilo de vida e também que não te prenda a lugar nenhum.

Existem profissões que não se aplicam a esse estilo, não porque não podem, mas, porque essa instabilidade regional não seria positiva para a carreira e execução das suas atividades profissionais, por exemplo, médico, dentista e advogado.

No entanto, outras profissões se encaixam muito bem, inclusive as ligadas a computação e comunicação. Até mesmo profissionais liberais podem ser nômades digitais.

Aliás, se você tem vínculo empregatício com alguma empresa, até pode ser um nômade digital também, desde que não haja a necessidade de estar presencialmente na empresa e ela esteja ciente da sua situação.

Como se tornar um nômade digital?

O primeiro passo para se tornar um nômade digital é escolher um trabalho que não dependa de localização, por exemplo, você pode atuar como freelancer em diferentes áreas:

Após pensar na profissão adequada, veja outros passos importantes a seguir.

#Organizar-se financeiramente

Esse passo é essencial para trilhar um caminho mais leve. Os primeiros meses de adaptação podem ser bem difíceis, e se você não tiver uma estrutura financeira estável, pode ser ainda mais complicado.

Portanto, antes de iniciar, tenha um planejamento financeiro e uma reserva de emergência. Muitos nômades digitais acabam não tendo sucesso na carreira por não ter um planejamento financeiro adequado.

#Aprenda as habilidades necessárias

Ser um bom profissional, dominar e conhecer muito bem a área que decidiu atuar é essencial para o sucesso da carreira e ter estabilidade profissional.

Busque por cursos e conteúdos que te ajudem nesse processo, não se esqueça de colocar tudo o que aprende sempre em prática.

#Divulgue seu trabalho

Existem muitas formas diferentes de divulgar seu trabalho para atrair clientes. Você monta seu portfólio de diferentes maneiras e pode variar dependendo da área de atuação.

Todavia, o melhor canal para isso são as redes sociais. Lá, você conseguirá ter um alcance maior e  chamar a atenção do público adequado.

Um exemplo, se você é fotógrafo, crie um perfil no Instagram especial para divulgar as fotos do seu trabalho.

Se você é redator ou jornalista, pode criar um blog para postar seus textos, por exemplo.

#Prepare-se emocionalmente

As mudanças mexem muito com nosso emocional e psicológico. Por isso, é importante ter gestão emocional e equilíbrio.

A mudança de vida pode afetar muito suas emoções, principalmente se estiver sozinho. O medo do futuro, falta de estabilidade e até mesmo distância de sua rede de apoio podem mexer muito com seus ânimos.

Se preciso, busque ajuda profissional para aprender a lidar e administrar melhor suas emoções.

#Faça um roteiro

Também é importante ter um roteiro planejado. Onde quer ir? Quanto tempo pretende ficar no local? Como é a estrutura da cidade? Em que lugar se hospedar?

Certamente, você não sairá sem rumo, não é isso! O planejamento do roteiro também é um ponto essencial, principalmente por questões de segurança também.

Então, faça sempre um roteiro de um período e vá sempre renovando conforme for conhecendo os lugares.

#Aprenda outros idiomas

Se logo de cara você pretende sair do país ou do continente, o ideal é que aprenda a falar o inglês para conseguir se comunicar melhor e ir se virando.

A profissão já tem muitos desafios naturais, então, é importante promover ações para tornar as coisas mais fáceis. Saber falar outro idioma é uma delas.

Além disso, sabendo falar inglês, você aumenta suas chances de conseguir oportunidades melhores.

O inglês é o idioma mais falado como segunda língua em todo o mundo, portanto, para os nômades digitais que querem explorar o mundo, é ideal dominá-lo.

#Faça Networking

Nada de se isolar. Crie raízes virtuais, principalmente em ambiente profissional, se envolva em grupos voltados para sua área de atuação e também de nômades digitais.

Tenha contato sólido com profissionais que podem te ajudar e também ser ponto de apoio para outras pessoas.

Conclusão

Iniciar como nômade digital pode ser muito difícil no início. É preciso ter um planejamento sólido e se preparar emocionalmente também.

No entanto, se esse é seu sonho, corra atrás e faça o possível para colher bons frutos da sua escolha. 

Existe um mundo imenso aí fora esperando por nômades digitais determinados e corajosos para explorá-lo, mas sem abandonar a carreira profissional.

Por fim, você pode gostar de descobrir o que é trabalho híbrido e os motivos para investir nessa modalidade. Leia o texto e saiba mais.