Pagamento para criadores de conteúdo no Instagram: o que se sabe até agora?

Pagamento para criadores de conteúdo no Instagram já é uma realidade em alguns países. As novas funções não estão disponíveis no Brasil ainda, mas você pode conhecê-las nesse post!

Anúncios

A atividade de produtor de conteúdo foi considerada uma das profissões emergentes de 2020. Desde então, a função ganhou um ar ainda mais profissional e teve uma extensão considerável.

Esses profissionais ganharam muita visibilidade no mundo digital e conseguem fazer das plataformas digitais sua principal fonte de renda.

O próprio Instagram reconhece a importância desses produtores para a plataforma, por isso, criou novos meios de  pagamento para criadores de conteúdo no Instagram.

Além de ganhar dinheiro com parcerias e visualizações, os criadores de conteúdo vão poder contar com essas novidades também.

Leia o texto e descubra tudo o que se sabe até agora sobre essa nova função. Não deixe de conferir!

Veja abaixo o que encontrará nesse post:

  • O que é um criador de conteúdo?
  • Como se tornar um criador de conteúdo para o Instagram?
  • Pagamento para criadores de conteúdo no Instagram: o que se sabe até agora?
  • Conclusão.

O que é um criador de conteúdo do Instagram?

O criador de conteúdo é uma pessoa que cria conteúdo para esse rede social, ele alimenta seu perfil com diferentes modelos de conteúdos disponíveis nas plataformas, por exemplo:

  • Reels;
  • Story;
  • Feed.

Ter uma conta de criador de conteúdo difere de ter um perfil pessoal ou uma conta comercial.

No entanto, assim como a conta comercial, ele oferece ao usuário recursos exclusivos, análises e outras vantagens interessantes.

Como se tornar um criador de conteúdo para o Instagram?

Os produtores de conteúdos digitais tem como principal propósito compartilhar conteúdo de valor que agregue algo na vida das pessoas.

A ideia não é só influenciar na compra de algo ou contratação de algum serviço, mas também criar conteúdos relevantes para terceiros ou até mesmo para seus seguidores.

Logo, ele tem a responsabilidade e o poder de criar uma conexão entre a marca e seus seguidores para alcançar os propósitos definidos.

Além disso, um criador de conteúdo pode instigar, promover e liderar causas, levar o seu público a reflexão e expandir os horizontes para a sua persona ou público-alvo.

Portanto, para se tornar um criador de conteúdo, em primeiro lugar, você precisa conhecer a plataforma e suas ferramentas.

O segundo passo é decidir em qual área quer atuar, se quer criar conteúdos para sua marca ou marca de outras pessoas e empresas, assim como um Social Media.

Você precisa definir seus propósitos também, se usará a ferramenta como principal fonte de renda ou para ser conhecido, servir de portfólio, etc.

Se você quiser ser um criador de conteúdo profissional e prestar serviços para outras marcas, é importante procurar uma especialização ou curso. 

Atualmente, na própria plataforma você encontra muito conteúdo gratuito para te ajudar. Lembrando que, é importante sempre estar em busca de conhecimento, principalmente porque o algoritmo do Instagram está sempre mudando, então, é preciso se atualizar.

Por fim, para se tornar um criador de conteúdo de sucesso, você vai precisar de:

  • organização;
  • boa escrita;
  • Saber comparar as análises de resultados para descobrir qual o tipo de conteúdo que a sua persona se identifica;
  • constância;
  • disciplina;
  • criatividade;
  • estar sempre envolvido com as tendências do mundo digital;
  • vontade de aprender.

Pagamento para criadores de conteúdo no Instagram: o que sabe até agora?

Existem diferentes meios de ganhar dinheiro no Instagram como criador de conteúdo, mas existem algumas ferramentas para remunerar criadores de conteúdo que ainda estão em teste, mas já vem deixando esses profissionais animados.

A primeira opção que vou destacar são os Selos das Lives. Com essa função o seu seguidor pode comprar um selo durante uma live, essa é uma forma de demonstrar apoio ao criador de conteúdo durante um vídeo ao vivo.

Ao comprar um selo, o seguidor também ganha algumas funções exclusivas, por exemplo, ao fazer uma pergunta em um vídeo ao vivo ela será destacada primeiro para o criador notar.

Os selos que você adquirir também permanecerão ao lado do seu nome durante a transmissão ao vivo, fora isso, seu nome aparecerá em lista visível durante 90 dias para o criador de conteúdo.

Ainda não há informação sobre os valores em reais, mas no exterior o valor unitário do selo é US $0,99.

Além disso, é possível ganhar dinheiro com Anúncios de Vídeo in-stream do Instagram, resumidamente, você ganhará por anúncios inclusos no seu vídeo, assim como já acontece no YouTube.

Essa ferramenta também não está liberada para todos, na verdade, ele está sendo implementado aos poucos e ainda não começou no Brasil.

Outra forma é usando o recurso Compras em Publicações de itens no Instagram, com essa função os seus seguidores conseguirão comprar da sua loja apenas clicando em uma publicação para divulgação do produto. Podendo ser foto ou vídeo.

Por exemplo, se você vende roupa e faz uma foto com seus produtos para postar no feed, o seguidor só precisa clicar no item desejado na foto e ele conseguirá comprar o item com facilidade sem sair do app.

Com certeza, é uma ótima forma de pagamento para criadores de conteúdo no Instagram, entretanto, também é uma novidade e só está sendo testada nos EUA.

Para saber mais detalhes sobre o funcionamento dessa ferramenta, clique aqui. Essa forma é um pouco diferente, já que será necessário ter uma lojinha, mas não deixa de ser muito vantajosa para seu negócio.

A penúltima novidade é o Conteúdo de Marca, funciona como uma permuta ou parceria mesmo, algo que já existe entre as marcas e criadores de conteúdos, principalmente digitais influencers.

Nesse caso, há uma divulgação da marca pelo criador de conteúdo, em troca ele pode receber algo e valor, algum serviço, produto, etc. Ambos é que decidem.

Essa função pode ser realizada entre perfis pessoais, de empresas ou criadores de conteúdos. Quando a parceria é feita através da função do Instagram, é obrigatório marcar o perfil parceiro.

Você pode tirar todas as dúvidas sobre essa função aqui.

Por fim, a última função de pagamento para criadores de conteúdo no Instagram é o Afiliados.

Nessa função o criador de conteúdo ganha uma comissão por cada produto ou serviço que seu seguidor comprar através de uma publicação sua.

Esses produtos são identificados por etiquetas e são diferentes das etiquetas das Compras em Publicações.

Conclusão

Infelizmente, essas novas formas de pagamentos para criadores de conteúdo no Instagram ainda não estão disponíveis no Brasil, mas a expectativa por aqui é grande.

Apesar de já ações parecidas na rede social, o grande diferencial é que o criador de conteúdo receberá seu pagamento diretamente da plataforma com total segurança, além disso, os pagamentos são feitos em dólares.

Enquanto as novidades ainda estão fase experimental, você pode usar outros meios de ganhar dinheiro no Instagram, por exemplo, com uma lojinha virtual, como Social Media, parcerias, etc.

Recomendação de leitura: 7 dicas para atrair e reter talentos pós-pandemia.