Plano de Carreira em Y: o que é, como funciona e vantagens

Você pensa que se tornar gestor é a única oportunidade para atingir o topo da carreira? Se sim, é provável que ainda não conheça o Plano de Carreira em Y.

Anúncios

Esse plano de carreira oferece duas oportunidades principais: cargos de gestão, ou cargos técnicos, em que o profissional torna-se um especialista na sua área.

Por esse motivo, se você ainda não tem uma noção completa do seu direcionamento profissional, vale conhecer essa alternativa, talvez ela se adeque aos seus objetivos.

No conteúdo de hoje falaremos mais sobre o assunto, então, continue por aqui para conferir!

O que é o Plano de Carreira em Y?

A construção de uma carreira pode ser abstrata nos primeiros passos, especialmente para profissionais que ainda se enxergam como aprendizes em suas áreas.

Por isso, pensar no topo da carreira pode parecer um pouco demais, e acabamos reduzindo as expectativas a cargos de gestão, afinal de contas, em grande parte das vezes, o gestor está em um nível elevado de carreira.

Se você está se identificando com essa visão, é provável que ainda não conheça um conceito importante, que são os tipos de carreira.

Existem carreiras lineares, carreiras ascendentes, carreiras horizontais, e dentre os modelos mais atuais, temos o Plano de Carreira em Y.

O Plano de Carreira em Y é um modelo que propõe duas oportunidades principais para o ápice profissional: cargo de gestão, ou cargo de especialista.

Então, nesse modelo não existe apenas uma opção, e se você não se identifica com o dia a dia da gestão, não precisa desanimar com o topo da carreira. Na carreira em Y existem outros caminhos a trilhar.

Veja abaixo como funciona cada uma das “pontas” desse Y:

Especialista 

A primeira possibilidade de topo de carreira no Plano de Carreira em Y é o cargo de especialista, onde o profissional já adquiriu conhecimento técnico o suficiente para receber esse prestígio.

Basicamente o especialista é um profissional que domina a sua área de estudo e atuação, então, pode executar projetos e tarefas avançadas, além de gerenciar projetos sem auxílio. 

Para quem admira a área da educação, os especialistas também podem dar aulas e oferecer treinamentos relacionados à sua área.

Por esse motivo, para quem busca amplitude de carreira, essa é uma opção muito interessante.

Gestor

Já a área de gestão é bem conhecida popularmente, e o profissional é responsável por gerenciar projetos, equipes e até mesmo empresas completas.

Existem diversos tipos de gestores, desde aqueles que trabalham por nicho, até os que estão no topo dos processos da empresa, e trabalham com gestores de equipes menores 

No Plano de Carreira em Y, o profissional trabalha para se tornar um gestor de alto nível, a fim de adquirir responsabilidades complexas em seu ramo de atuação.

Leia também:  Benefícios Tangíveis e Intangíveis: o que são e qual a diferença? (oadministrador.com).

Em quais ocasiões vale a pena investir no Plano de Carreira em Y?

Conforme conversamos anteriormente, existem diversos modelos de carreira no mercado, e o Plano de Carreira em Y é apenas uma das opções disponíveis.

Por esse motivo, definir qual o melhor modelo depende unicamente dos planos pessoais e possibilidades de cada profissional.

De todo modo, o Plano de Carreira em Y é uma opção mais versátil, já que não se resume a cargos de gestão e administração de empresas e equipes.

Então, se você sempre gostou da área da educação e deseja finalizar a sua carreira formando novos profissionais, essa é uma ótima proposta, já que existe a possibilidade de tornar-se um especialista.

Vale dizer que, até mesmo para quem ainda não tem um objetivo de carreira perfeitamente determinado, essa é uma boa alternativa.

Isso porque, no modelo em Y você tem a possibilidade de mudar de ideia ao longo do caminho, e com isso transformar sua atuação profissional para onde os seus desejos se inclinam.

Diferenças entre Plano de Carreira em Y e Carreira em T

Além do Plano de Carreira em Y, existe um outro modelo muito famoso no mercado, que é a Carreira em T. Qual a diferença entre as duas propostas?

Basicamente o Plano de Carreira em T propõe que o profissional especialize-se ao máximo ao longo de sua carreira, para que ao final possa escolher atuar em cargos de gestão, especialização ou administração.

Então, no Plano de Carreira em T o profissional se especializa ao máximo para no fim decidir qual atuação deseja seguir.

Já no modelo em Y, o profissional se especializa de forma generalizada até certo ponto, mas, depois faz a curva para o setor que deseja, e a partir disso investe em aprimoramentos específicos.

Então, ambos os caminhos são interessantes para quem não tem uma definição perfeita a respeito do topo da carreira e deseja manter o leque aberto.

Mas, a carreira em T exige um pouco mais de preparo antes da tomada da decisão final, já que o profissional chega praticamente pronto ao cargo que deseja. Já no modelo em Y, ele tem a oportunidade de se aprimorar quando tomar a sua decisão.

De todo modo, a escolha do plano de carreira deve ser feita de forma ponderada e você precisa considerar os seus próprios desejos nessa decisão. Então, conheça as propostas e não tenha pressa em se decidir. 

Isso pode te interessar: Carreira em T: o que é, como funciona e vantagens – O Administrador.

Trends