7 dicas para desenvolver a proatividade e se destacar no trabalho

A proatividade nada mais é do que a capacidade de tomar uma atitude que gere um bom resultado sem a necessidade de ser requisitado.

Anúncios

Sendo assim, fica claro o interesse das empresas por colaboradores proativos, uma vez que essa característica influencia a produtividade e desenvolvimento das empresas.

Por isso a proatividade vem sendo um dos requisitos principais na hora de contratações e principalmente para cargos de liderança.

Uma vez que líderes precisam estar sempre um passo a frente e ter visão além do óbvio para que possam antecipar situações e promover mudanças necessárias.

Então se você está em busca de destaque no mercado de trabalho e deseja saber como desenvolver sua proatividade, acompanhe a leitura e aproveite nossas dicas.

O que é proatividade?

A proatividade é a capacidade de antecipar uma situação e propor soluções, criando ou gerenciando recursos sejam humanos ou materiais que visem alterar o quadro.

Mas é importante lembrar que essa iniciativa precisa ser própria, ou seja, não espere ordens para tomar uma iniciativa.

Sendo assim, podemos pensar algo simples, como por exemplo uma caixa fora do lugar.

O proativo simplesmente irá colocar a caixa no lugar ao invés de ficar buscando o culpado por deixar a caixa lá.

No entanto esse é apenas um exemplo pequeno em comparação a tomada de decisões importantes em uma empresa.

O que significa proatividade no trabalho?

A liderança de uma empresa espera que sua equipe trabalhe de maneira autônoma, ou seja, que não esteja ali apenas esperando para cumprir ordens.

Uma vez que isso torna o trabalho maçante e estagnado, já que você está ali pronto para executar uma tarefa e sabe o que fazer, por que esperar por uma ordem?

Essa espera pode prejudicar seu trabalho e muitas vezes o andamento de um projeto que integre toda uma equipe.

Por isso construir uma equipe proativa e produtiva é importante, para que o trabalho se desenvolva e não haja sobrecargas.

Sendo assim, ter uma atitude proativa é apresentar projetos que possam contribuir com o desenvolvimento da empresa e também estar sempre atualizado no que seja relacionado a sua área.

Essas são características muito importantes e que fazem diferença na hora de uma contratação, já que o mercado de trabalho tem estado cada vez mais competitivo.

O que é ser um profissional proativo?

Então agora que você já entendeu o significado de proatividade, vamos esclarecer o que de fato são as principais características que as empresas buscam em um profissional proativo.

  • Antecipação – você precisa ter a capacidade de avaliar o contexto da situação, perceber quais problemas podem surgir e ter em mente estratégias de resolução para o caso deles acontecerem.
  • Autonomia – uma característica muito importante do proativo é o fato de não esperar a ordem de um líder para resolver um problema.

Ou seja, você deve ser capaz de enxergar seu lugar na resolução do problema e resolve-lo dentro daquilo que está sobre sua responsabilidade.

  • Planejamento e prioridades – planejamento é importante em qualquer área, sendo assim, para quem é proativo essa é uma característica muito importante.

Já que na hora de colocar em prática uma ação, o ideal é que exista um planejamento organizado por prioridades para que aí sim haja a execução.

  • Evitar a procrastinação – proatividade e procrastinação são duas características que não podem existir no mesmo profissional.

Isso porque ao procrastinar você sabe exatamente o que deve ser feito e deixa para outro momento, já o proativo é focado em seu objetivo e não permite que o trabalho se acumule.

Como desenvolver a proatividade?

Então agora que você já está bem inteirado do que é proatividade e quais as características do proativo, que tal aproveitar nossas dicas para desenvolver sua proatividade?

Confira abaixo:

1- Seja participativo

Mostre interesse, esteja sempre por dentro dos planos e objetivos da empresa.

Isso te ajudará no desempenho da sua equipe e a ter uma visão clara de tudo o que precisará ser feito no caso de uma crise.

2- Tenha prioridades

De nada adianta você ser proativo se não souber priorizar suas tarefas, sendo assim, comece sempre planejando seu dia.

Dessa maneira você não terá tempo desperdiçado.

Hoje existem até aplicativos que podem auxiliar no seu planejamento.  

3- Busque aperfeiçoamento

Estar por dentro das novidades relacionadas a sua área de trabalho é um dos principais diferenciais de quem é proativo.

Já que quando você estuda sobre sua área de atuação, terá mais chances de trazer novas soluções e pontos de vista para a empresa.

Existem empresas que por si só já oferecem treinamentos e cursos de aperfeiçoamento, então nunca perca essas chances oferecidas.

4- Desenvolva projetos

Uma vez que você busca aperfeiçoamento, é consequência o desenvolvimento de projetos que auxiliem a empresa a alcançar seus objetivos.

Sendo assim, não deixe de apresentar suas ideias a gestão ou diretoria da empresa, isso irá destaca-lo entre os demais profissionais.

5- Aposte no Networking proativo

A proatividade não é algo que se desenvolve sozinha, por isso busque sempre valorizar parcerias e atuar de maneira conectada com a liderança e equipe.

6- Separe pessoas e problemas

Busque sempre a solução para o problema e não o responsável por ele. Gastar energia em busca de alguém que solucione um problema que você mesmo poderia resolver te deixa mais distante da proatividade.

7- Pratique auto conhecimento

Se realmente você busca a proatividade, o ideal é que busque se reconhecer como tal.

Existe uma grande diferença entre ser proativo e reativo, uma vez que o segundo espera que algo aconteça para aí sim tomar uma atitude.

E o diferencial do proativo é o foco em evitar que o problema aconteça.

Por isso busque entender exatamente qual profissional você tem sido para que não confunda reatividade com proatividade.

Conclusão

O mercado de trabalho busca cada vez mais proatividade por parte de seus colaboradores e isso não é apenas mais um requisito exigido.

Mas sim características as quais os líderes e cargos de chefia precisam ter.

E se você busca esse lugar, precisará de fato ter proatividade para se destacar na sua área de trabalho e alcançar objetivos maiores.