Quer trabalhar no mercado financeiro? Veja os cursos essenciais!

Você está em busca de cursos para trabalhar no mercado financeiro? Como você já deve saber, atuar neste setor é bastante lucrativo, visto que este é um dos segmentos que melhor remunera os profissionais.

Anúncios

Todavia, há exigência de formação adequada, geralmente Administração, Economia, Contabilidade ou até mesmo Engenharia da Produção.

Além disso, é necessário ter conhecimentos em uma série de assuntos relacionados ao mercado financeiro, como:

  • Projeção de mercado;
  • Logística;
  • Leis;
  • Produtos de investimentos, etc.

Então, abaixo você vai entender porque fazer cursos para trabalhar hoje no mercado financeiro, conhecendo também os mais importantes a se considerar. Confira!


Mas afinal, por que fazer cursos para trabalhar no mercado financeiro?

Hoje toda e qualquer empresa que busca profissionais especializados no mercado financeiro desejam que eles tenham conhecimento comprovado através de cursos reconhecidos.

Por essa razão, muitas vezes só a graduação não é suficiente, visto que há várias lacunas de aprendizagem durante o ensino superior e que precisam ser preenchidas com conhecimentos mais específicos.

Dentro desse contexto, surgem os cursos essenciais para trabalhar no mercado financeiro, que servem como um complemento para aquilo que foi visto durante a graduação.

Através dessas qualificações mais específicas, é possível ter capacidade mais estratégica e técnica para solucionar os problemas econômicos de vários segmentos.

Desta forma, é muito vantajoso procurar por curso gratuitos mais básicos do mercado financeiro até os avançados, para assim se tornar um expert de ponta a ponta no mercado financeiro.

É claro que se manter atualizado e estudando sobre este universo é fundamental para se tornar um profissional requisitado no mercado de trabalho.


Cursos essenciais para trabalhar no mercado financeiro

Quanto mais conhecimento você tiver melhor para trabalhar hoje no mercado financeiro, por isso existem alguns cursos essenciais que você deve conhecer e fazer. Confira agora mesmo!

Introdução ao Mercado Financeiro e às Bolsas – B3

A Bolsa de Valores do Brasil (B3), conta com uma série de cursos do mercado financeiro e que trazem informações relevantes para os interessados.

Assim, um dos mais procurados é exatamente a Introdução ao Mercado Financeiro e às Bolsas, curso este onde você tem uma aula introdutória para compreender mais sobre este universo da renda variável.  

No total, o curso tem cerca de 25 minutos e ele é ofertado gratuitamente no site da B3, assim basta que você faça um cadastro rápido e assista ao conteúdo.

Como já mencionado, a Introdução ao Mercado Financeiro e às Bolsas é um curso básico, logo é ideal para se ter uma compreensão inicial do mercado.

Mercado Financeiro de A a Z – ANBIMA

A ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais) é responsável por reunir as maiores e mais importantes instituições financeiras do Brasil.

Só para se ter uma ideia, é ela que estimula a autorregulação das empresas e determina as boas práticas do mercado financeiro.

Portanto, se você quer trabalhar no mercado financeiro, um dos cursos essenciais para se fazer é exatamente o Mercado Financeiro de A a Z.

Isso porque, um dos principais objetivos deste curso é fazer com que as pessoas interessadas se familiarizem com os termos utilizados neste universo.

Sem contar que o curso ainda oferece uma perspectiva impressionante de como o mercado financeiro funciona, explicando até mesmo sobre a economia brasileira.

No mais, o curso Mercado Financeiro de A a Z da ANBIMA é totalmente gratuito. Ah, no site da instituição você encontra uma série de outros cursos, do básico ao avançado, que vale a pena conferir e fazer.

Mercados Financeiros e de Capitais – Insper

Um dos cursos essenciais também para se trabalhar no mercado financeiro é o de Mercados Financeiros e de Capitais oferecidos pelo Insper.

Caso não saiba, o Insper é uma instituição de ensino superior e que oferece esta qualificação para aqueles que querem atuar em bancos, financeiras, tesourarias e até mesmo em factorings.

Entretanto, este curso do Insper já pressupõe que o aluno tenha um certo conhecimento na área, logo é interessante que já se tenha uma formação superior para fazê-lo.

Certificate em Operador de Mercado Financeiro – FIA

A Fundação Instituto de Administração (FIA) nasceu em 1980 e foi fundada por professores da USP. De lá para cá a instituição assumiu o compromisso de contribuir para a formação de profissionais e tem feito isso com cursos de pós-graduações e MBAs.

Desse modo, uma das qualificações ofertadas é exatamente o Certificate em Operador de Mercado Financeiro, que tem a duração de dois semestres e fornece ao estudante a pós-graduação para se tornar um Operador do Mercado Financeiro.

Todavia, é necessário citar que este curso é lato sensu, o que significa que o aluno deve ter certificado de um curso superior para fazê-lo.

Por fim, além de todo o conteúdo do Certificate em Operador de Mercado Financeiro, o estudante ainda recebe acesso a uma série de aulas durante o prazo de 12 meses na plataforma da FIA.

Formação para Mercado Financeiro – Operador/Banker – Saint Paul

As opções de cursos essenciais para trabalhar no mercado financeiro não param por aí, você ainda tem a Formação para Mercado Financeiro – Operador/Banker.

Neste caso, o curso é oferecido pela Saint Paul, uma das escolas de negócios mais conhecidas e que tem um corpo de professores excelentes e especialista neste mercado.

Contudo, é importante mencionar que este curso é voltado especificamente para pessoas que já têm conhecimento no mercado, logo é uma qualificação para aqueles que querem se profissionalizar sobre o mercado financeiro.

Afinal, o objetivo do curso é trazer conhecimentos complementares e que irão permitir que você passe a trabalhar no mercado financeiro como especialista.

Para finalizar, saiba que o curso Formação para Mercado Financeiro – Operador/Banker é um dos mais completos do mercado, sendo bastante reconhecido na área, logo é considerado uma formação essencial.


Conclusão

Agora você já conhece os cursos essenciais para trabalhar no mercado financeiro, assim é só analisar cada um, conferindo o que melhor atende ao seu perfil, e então se inscreve para fazê-lo.

Em suma, como já dito, quanto mais conhecimento você tiver melhor, então não se prenda a um ou outro curso, tente fazer o máximo possível para se especializar neste mercado tão amplo.

Leia também: Como Usar A Nota Do Enem Para Entrar Na Faculdade?