Roda da vida – Ferramenta para alcançar a plenitude de vida

Quem aí sonha em alcançar o tão sonhado equilíbrio na vida? Você já ouviu falar da Roda da Vida?

Anúncios

Em função do mundo cada vez mais corrido em que vivemos, às vezes é difícil administrar todos os aspectos da nossa vida.

Isso faz com que, eventualmente, um ou outro setor da nossa vida acabe sendo deixado meio de lado.

Uma das principais causas desse sobrecarregamento físico e emocional é a rotina estressante que a grande maioria de nós vive atualmente, tendo que lidar com trabalho, estudos, finanças, vida pessoal, vida social… Ufa! Só de lembrar já cansa, né?

E não podemos esquecer da “cereja do bolo”: quase 2 anos de pandemia! Não há equilíbrio que aguente!

Esses fatores só fortaleceram a busca por alcançar a plenitude na nossa vida através do equilíbrio. E, para te ajudar nessa tarefa, existe a Roda da Vida! Você conhece? Já ouviu falar desse conceito?

No material de hoje, vamos explicar o que exatamente é a Roda da Vida e como essa ferramenta pode te ajudar a atingir a plenitude que tanto buscamos em meio a correria do dia a dia. 

O texto de hoje será dividido em tópicos, e abordará os seguintes temas:

  • O que é a Roda da Vida?
  • Como funciona a Roda da Vida?
  • Quais as categorias que compõem a Roda da Vida?
  • O que fazer após preencher a Roda da Vida?
  • Conclusão

O que é a Roda da Vida?

Se tem uma coisa que o ser humano sempre buscou ao longo dos anos, essa coisa é o equilíbrio. Apesar de parecer um ideal cada vez mais utópico se levarmos em consideração a rotina cada vez mais alucinante que vivemos.

Por isso que, para nos ajudar nessa tarefa, surgiu a Roda da Vida.

O nome pode até causar um estranhamento inicial, mas a ferramenta tem se tornado cada vez mais famosa e requisitada por quem busca atingir uma vida mais equilibrada.

Apesar de ser uma ferramenta utilizada até hoje, a Roda da Vida como existe hoje foi idealizada pelo norte-americano Paul Meyer, lá na década de 60.

A Roda da Vida é uma ferramenta voltada para a motivação. Ela te ajuda a entender melhor diversos aspectos da sua vida, e te convida a realizar uma série de auto avaliações sobre algumas áreas da vida, como pessoal, profissional e relacionamentos.

Com a Roda da Vida, você conseguirá visualizar e entender melhor quais áreas da vida você está dando mais prioridade e quais precisam mais da sua atenção. Dessa forma, você conseguirá atingir o equilíbrio.

Como funciona a Roda da Vida?

Para ilustrar melhor o funcionamento da Roda da Vida, é necessário explicar melhor como ela é – graficamente falando.

Imagine um círculo. E esse círculo é dividido em partes iguais, como se fosse uma pizza. Existem modelos em que a roda é dividida em 8 ou em 12 partes. 

Cada uma dessas partes iguais representam uma área fundamental da sua vida. Além disso, cada fatia conta um 11 linhas horizontais – uma para a marcação da categoria e o restante para você ranquear de 0 a 10.

Após todas as categorias devidamente nomeadas – no próximo tópico você encontrará sugestões para cada categoria – você irá preencher as subdivisões de 0 a 10, levando em consideração o seu grau de satisfação com cada uma delas.

Por exemplo: na categoria Qualidade de Vida, há uma seção nomeada Aceitação pessoal. Se na hora de preencher, você pintar 6 subdivisões, significa que seu nível de satisfação com essa área é de 60%. 

Quais as categorias que compõem a Roda da Vida?

Existem várias versões e variações da Roda da Vida, contendo diversas combinações de itens. Apesar da mais tradicional ser a Roda da Vida que é dividida em 12 aéreas, há também algumas com 8 e até mesmo 6 partes. 

Mas, de maneira geral, o fator primordial é que a Roda da Vida seja dividida em 4 categorias principais e, dentro delas, você definirá as seções que fazem parte de cada uma. As categorias macro são:

Qualidade de vida:

Nessa categoria, você poderá incluir tudo aquilo que faz parte do seu bem estar e te proporciona sentimentos bons.

Sugestões de seções: Felicidade, Espiritualidade, Criatividade e diversão, Hobbies, Aceitação pessoal.

Pessoal

Na segunda categoria, você abordará o que diz respeito ao seu lado pessoal. Tudo aquilo que faz parte do aspecto pessoal da sua vida poderá ser adicionado aqui em formato de seções.

Sugestões de seções: Saúde, Disposição, Aparência, Equilíbrio/Controle emocional, Realizações, Propósitos de vida

Profissional

Já na terceira categoria, você preencherá com tudo que engloba a sua carreira profissional e esse aspecto da sua vida

Sugestões de seções: Relacionamentos profissionais, Metas profissionais, Desenvolvimento, Finanças, Carreira.

Relacionamentos

Já na quarta e última categoria, você poderá incluir todos os seus tipos de relacionamentos que fazem parte da sua vida.

Sugestões de seções: Vida amorosa, Vida social, Família, Amigos.

O que fazer após preencher toda a Roda da Vida?

Após o preenchimento de toda a Roda da Vida, o momento é de reflexão. Você deverá analisar se todos os resultados obtidos lhe trazem felicidade ou se você mudaria algum dos aspectos apresentados.

Dessa forma, você conseguirá elencar quais áreas da sua vida precisam de uma atenção extra e se há alguma área que você está dando atenção demais. Assim, você irá conseguir definir melhor as suas prioridades.

É muito importante ter em mente que a Roda da Vida é um processo que deve ser realizado com certa periodicidade. 

Ao seguir esse processo, você poderá acompanhar de perto os resultados e enxergar, através de uma visão mais macro – as mudanças nas suas prioridades com o passar do tempo.

Conclusão

Como deu para perceber, a Roda da Vida é uma ferramenta essencial para quem busca o equilíbrio na sua vida. 

Caso, após o procedimento, você consiga constatar que está dando uma atenção extra para a sua sua carreira e ao seu futuro profissional, e isso está causando certa negligência para fatores como lazer, relacionamentos e felicidade, a solução é trabalhar nisso.

Só assim você conseguirá manter o equilíbrio em todos os aspectos da sua vida, sem precisar deixar nenhum de lado.

Gostou desse conteúdo? Então experimente ler também Como atingir a autorrealização no trabalho?

Trends