3 dicas para usar o décimo terceiro para investir na carreira

Já pensou em usar o décimo terceiro para investir na carreira e alcançar lugares mais altos? Hoje, nós vamos abordar esse assunto, confira!

Anúncios

Atualmente, um dos termos que mais estão em alta é a palavra “investimento”. Seja financeiro, na educação ou na sua carreira, realizar bons investimentos é sempre uma ótima opção para o futuro de quem opta por isso.

E foi pensando nisso que surgiu a ideia para esse material. No conteúdo de hoje, vamos dar dicas para quem quer usar o décimo terceiro de uma maneira diferente: investindo na própria carreira e garantindo um futuro profissional melhor!

Para facilitar a sua leitura, texto a seguir será dividido em tópicos, e tratará dos seguintes assuntos:

  • Por que investir na carreira?
  • Maneiras de investir na carreira
  • Utilizando o décimo terceiro para investir na carreira
  • 3 dicas para usar o décimo terceiro para investir na carreira
  • Conclusão

Por que investir na carreira?

Por mais que pareça uma pergunta meio óbvia, muita gente ainda tem dúvidas – e até mesmo receio – sobre o tema.

Apesar de ser uma excelente opção para quem quer construir um futuro profissional de sucesso, ainda existem pessoas que não botam muita fé nesse tipo de investimento.

Por mais bem sucedido profissionalmente que alguém seja, sempre é possível desenvolver novas habilidades para desempenhar melhor suas funções – ou até mesmo aprender novas – e crescer ainda mais dentro da profissão que você escolheu.

Além desse investimento resultar – na grande maioria dos casos – em eventuais promoções e salários melhores, ao realizar esse tipo de investimento na sua própria carreira, você está se tornando um profissional melhor e cada vez mais capacitado. E isso é, sem dúvidas, um dos melhores investimentos que alguém pode fazer.

Maneiras de investir na carreira

Essa é a pergunta que não quer calar: como investir na minha carreira? Preciso de rios de dinheiro para conseguir realizar esse projeto?

Isso depende bastante. Existem centenas de profissões e outras dezenas de especializações que podem ser realizadas dentro de cada uma delas. Por isso, o valor investido pode variar bastante.

Apesar de haver opções que envolvem um investimento financeiro maior (como uma pós-graduação ou até mesmo uma segunda faculdade), também existem opções mais acessíveis, que são mais rápidas e não exigem investimentos tão expressivos, como cursos rápidos, workshops e especializações de maneira geral.

Uma ótima forma para quem quer investir na sua carreira é utilizar o seu décimo terceiro. E é sobre isso que vamos falar no próximo tópico!

Utilizando o décimo terceiro para investir na carreira

Se você ainda não decidiu o que fazer com o seu décimo terceiro, utilizar esse valor para investir na sua carreira pode ser uma excelente ideia!

Eu sei, eu sei… ainda estamos em janeiro e já estamos falando do décimo terceiro? Pode até parecer meio cedo para falar disso, mas isso é por uma boa causa!

O décimo terceiro é uma excelente ferramenta para quem quer investir na sua carreira.

Diferente dos salários que recebemos ao longo do ano – que é utilizado para lidarmos com as contas do dia a dia –  o benefício, que é disponibilizado para profissionais que trabalham com carteira assinada, geralmente é um dinheiro que não tem um destino muito certo.

Enquanto alguns trabalhadores optam por guardar o valor recebido para uma eventual emergência, outros acabam utilizando o décimo terceiro para lidar com as contas típicas de final/início de ano ou para quitar algum débito anterior.

Além dos usos mencionados aqui, um outro caminho vem chamando a atenção dos trabalhadores: investir na própria carreira.

Utilizar esse benefício em prol do futuro profissional é uma ótima opção para quem quer construir uma carreira de sucesso.

Pode até estar um pouco longe do pagamento do tão desejado décimo terceiro, mas nunca é cedo demais para iniciar um planejamento e definir bem como esse dinheiro será empregado.

3 dicas para usar o décimo terceiro para investir na carreira

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o uso do décimo terceiro para investir na sua carreira, chegou a hora de conhecer algumas dicas especiais que reunimos para te ajudar a utilizar o benefício da melhor maneira possível!

Procure cursos na sua área

Hoje em dia, o que não falta no mercado são cursos de especialização dos mais diversos tipos, desde cursos de idiomas até cursos voltados para um nicho mais específico.

Antes de escolher o curso certo, cabe a você avaliar qual desses tipos de cursos tem mais afinidade com você, com a sua área de atuação e qual irá enriquecer ainda mais o seu currículo.

Invista na sua qualificação

Além dos cursos mencionados no tópico anterior, um caminho para quem quer evoluir na carreira é investir na qualificação.

Como esses cursos costumam ser um pouco mais caros, você pode aplicar o valor recebido no décimo terceiro e traçar um planejamento a médio/longo prazo para ir juntando o dinheiro necessário para o curso que você deseja realizar.

Invista no seu próprio negócio

Em tempos de pandemia, muita gente acabou tendo que usar a imaginação para ter uma renda extra. Isso fez com que muitos trabalhadores precisassem conciliar o trabalho “fixo” com essa segunda renda.

Em casos como esse, uma ótima solução é usar o valor recebido no décimo terceiro para empreender e investir no seu negócio próprio.

E nessa hora o que não faltam são opções: pode ser investimentos em material, na estrutura ou em outras opções que ajudem a otimizar o funcionamento do seu pequeno negócio.

Dessa forma, além de estar empregando o seu dinheiro de maneira consciente, você ficará cada vez mais perto da tão sonhada independência financeira.

Conclusão

Utilizar o seu décimo terceiro para quitar algum débito específica, adiantar as dívidas futuras ou até mesmo comprar algo para se presentear com o valor recebido podem ser ideias realmente tentadoras. Mas, antes de decidir qual o melhor destino para essa quantia.

O investimento na sua carreira pode até não ser o caminho mais atrativo quando comparado com as opções anteriores, mas essa pode ser a melhor opção para quem quer traçar um caminho rumo ao sucesso profissional.

Gostou desse conteúdo? Então aproveite para ler também Perfil empreendedor: saiba se você tem um!

Trends