Vagas para PcD: onde encontrar e quais os direitos garantidos

Localizar vagas para PcD não é uma tarefa tão difícil, tendo em vista que o mercado profissional atual abriu um importante espaço à palavra diversidade.

Anúncios

E, se você faz parte do grupo que ainda duvida de processos seletivos para a contratação de pessoas com deficiência, este material foi feito para você.

Portanto, se deseja entender um pouco mais sobre esse tipo de vaga e ainda encontrar indicações para localizar oportunidades, venha conosco!

Vagas para PcD: inclusão e desenvolvimento caminham juntos

Houve um tempo em que era muito raro encontrar pessoas com deficiência no mercado profissional, e boa parte dessa responsabilidade era do preconceito, e obviamente, dos preconceituosos.

A sociedade como um todo não era capaz de compreender um fato óbvio: pessoas com deficiência não se limitam por sua condição, e têm muito a contribuir em todos os ambientes sociais, o que inclui o trabalho.

Atualmente as coisas mudaram, de modo que algumas empresas até mesmo adotam políticas para garantir que pessoas com deficiência sejam efetivamente contratadas.

Além de vagas para PcD, ambientes adaptados e programas de inclusão representam fatores decisivos para que essa mudança seja real e possível.

Por isso, as vagas para PcD vão muito além de simples inclusão e cumprimento de protocolo, visto que representam o desenvolvimento da sociedade como um todo.

Portanto, se você é uma pessoa com deficiência, não tenha medo e vá em busca da sua oportunidade! 

Já se você é um recrutador/contratante, saiba que a mudança que a sua empresa precisa pode vir de mudanças simples, porém muito importantes, de conduta e cultura corporativas.

Isso pode te interessar: Como trabalhar na Shopee? Veja as possibilidades! – O Administrador.

Onde encontrar vagas para PcD?

Com o aumento do número de oportunidades de vagas para PcD, houve também a ampliação dos meios de localização dessas vagas.

Então, atualmente você não precisa mais aguardar que uma grande empresa divulgue um processo seletivo inclusivo, tendo em vista que as oportunidades estão por todo lugar.

Quer uma prova? Veja abaixo como localizar as melhores vagas!

Plataformas de emprego 

As plataformas de emprego como Indeed, InfoJobs, Catho e tantas outras são a forma mais simples e prática de encontrar vagas para PcD.

Isso porque, além de reunirem milhares de oportunidades nacionais e internacionais, estas plataformas ainda possuem filtros, que te permitem pesquisar apenas pelas oportunidades que te interessam com grande facilidade.

Para isso, basta acessar as plataformas e, ao filtrar as vagas, selecionar o filtro de “vagas PcD” ou “Vagas inclusivas”.

Além desse filtro, você também consegue filtrar por área de atuação, nível de experiência, localização e muitos outros fatores que te ajudam a encontrar a oportunidade ideal.

A vantagem em usar essas plataformas é que elas possuem meios de garantir que apenas pessoas com deficiência acessem as vagas inclusivas, o que evita irregularidades.

Multinacionais 

As empresas multinacionais são as que mais oferecem oportunidades de vagas para PcD, visto que os seus times são enormes, e a inclusão sempre vai muito bem.

Por isso, uma boa ideia é buscar pelo banco de talentos dessas grandes empresas, a fim de enviar o seu currículo para futuras oportunidades.

Algumas dessas empresas também abrem processo seletivo pelo próprio site, onde indicam que se tratam de vagas para PcD, por isso, fique de olho.

A grande vantagem em optar por multinacionais certamente é a estrutura, visto que costumam levar a acessibilidade e inclusão a sério.

LinkedIn

O LinkedIn é uma excelente opção para quem procura por vagas para PcD, uma vez que oferece a rede ideal para encontrar as pessoas certas.

Por meio do LinkedIn você consegue acompanhar as atualizações das empresas, o que inclui campanhas e projetos de inclusão.

Assim, logo que surgir uma oportunidade é possível entrar em contato com o recrutador e aumentar as chances de participar do processo seletivo.

Por ser uma rede social, o LinkedIn também te permite conexão com as pessoas certas, o que certamente te levará às melhores oportunidades na sua área!

+Livros recomendados por Elon Musk: 5 indicações para ler até o final do ano  – O Administrador.

Qual a diferença entre vagas para PcD e vagas afirmativas?

Quando se fala em vagas para PcD, muitas dúvidas surgem, e uma delas é a respeito das vagas afirmativas.

Isso porque, muitos acreditam que se trata da mesma coisa, de modo que as empresas apenas chamam de forma diferente. Mas, será que é verdade?

Por teoria, vagas afirmativas são aquelas que buscam diminuir discriminação por meio da garantia de oportunidades aos grupos denominados como minorias.

Com isso, pessoas negras, LGBTQIA+, idosos e até mesmo pessoas com deficiência têm a garantia de oportunidades.

Por isso, podemos dizer que todas as vagas para PcD são afirmativas, mas, nem toda vaga afirmativa é necessariamente para PcD.

Isso porque, o público-alvo da vaga costuma variar de acordo com as demandas e foco da empresa naquele momento.

Uma vaga para mulheres negras, por exemplo, é uma vaga afirmativa, mas não é para PcD.

Além disso, podemos encontrar vagas que “mesclam” públicos-alvo, como vagas para mulheres PcD, por exemplo.

Direitos trabalhistas para PcD

Ao entrar no assunto vagas para PcD é comum surgirem dúvidas acerca dos direitos. Afinal de contas, pessoas com deficiência têm direitos garantidos no ambiente profissional?

E, além dos direitos básicos que todo empregado CLT possui, as pessoas com deficiência ainda contam com direitos adicionais.

Estes direitos têm por intuito garantir que essas pessoas tenham facilidade de acesso e inclusão, o que lhes permite continuar e evoluir.

Por isso, a empresa que contrata PcDs deve garantir que o ambiente seja adequado ao dia a dia do profissional, permitindo-lhe circular e cumprir suas atribuições sem nenhum problema.

Além disso, programas de inclusão também devem ser idealizados, a fim de promover um ambiente justo, amigável e respeitoso ao colaborador.

Por fim, pessoas com deficiência ainda têm acesso a:

  • Jornadas especiais;
  • Aposentadoria especial;
  • Cotas e reservas de vagas em concursos públicos;
  • Dentre outros direitos garantidos.

Por isso, se você está em busca de oportunidades, lembre-se de conferir se os seus direitos estão sendo garantidos!

+Leia também: Sinais de desvalorização no trabalho e como isso afeta o colaborador.