Vantagens e desvantagens do Home Office

Quer saber quais são as vantagens e desvantagens do home office? Saiba agora tudo sobre essa modalidade de trabalho e veja se é o melhor para você!

Anúncios

Umas das principais tendências nos últimos anos, antes mesmo da pandemia de Covid-19, é a implementação do trabalho remoto, o home office.

Com o crescimento dos adeptos desta modalidade, as empresas têm cada vez mais enxergado essa prática como uma oportunidade de trazer o melhor para seus funcionários.

Além disso, muitas pessoas aderem o home office pensando em ter mais independência e flexibilidade.

Muitas organizações o adotam de maneira bem estruturada e contam com uma equipe especializada para cuidar os colaboradores nesse formato de trabalho. Mas com isso vem também as vantagens e desvantagens. 

Antes de saber se a sua empresa deve adotar esse formato, ou se você, funcionário, deveria adotar a modalidade, é importante conhecer e entender as vantagens e as desvantagens que o home office traz.

Confira as vantagens e desvantagens do home office e descubra se esse formato é o ideal para você e sua empresa.  

5 vantagens e desvantagens do home office 

Entre os pontos positivos e negativos do home office estão o aumento da produtividade, flexibilidade, comodidade, mas também as distrações e excesso de trabalho. 

Vantagens

1 – Flexibilidade 

Durante o home office, dependendo da escala e jornada de trabalho, é possível organizar melhor o tempo de cada funcionário e suas atividades. 

Assim o colaborador pode escolher por trabalhar quando é mais produtivo. Além de poder lidar com imprevistos pessoais que surjam sem a necessidade de atrapalhar o fluxo das suas atividades diárias. 

2 – Qualidade de vida 

Um dos principais motivos que levam as empresas a implementar o home office é melhorar a qualidade de vida dos funcionários.

Também fica mais fácil conciliar as atividades de casa, como preparar suas próprias refeições e cuidar dos filhos.

Além disso, o funcionário tem uma maior privacidade para trabalhar, fazer pausas quando precisar, se alongar e até mesmo trabalhar de pijama.

3 – Flexibilidade nas escalas 

Uma das principais vantagens tanto para os colaboradores quantos para as empresas, é a possibilidade de fazer escalas mais flexíveis de trabalho. 

Por exemplo, as empresas conseguem garantir um atendimento 24 horas para os clientes. Desde que ela esteja disposta a se adequar às leis sobre trabalho noturno, etc., porém, com o home office, essa atividade fica mais fácil. 

Essa flexibilidade também é importante porque nem todos os funcionários se sentem produtivo no mesmo horário.

Alguns preferem trabalhar um pouco mais tarde, outros mais cedo. Dessa forma, é possível criar escalas que atendam às necessidades de todos. 

4 – Aumento da produtividade 

Com escalas flexíveis e todas as comodidades que o home office traz, é possível otimizar melhor o tempo de trabalho para os colaboradores.

Por definirem qual é o melhor horário, eles ficam mais produtivo, afinal, estarão trabalhando quando o cérebro estiver mais confortável. 

5 –  Conforto 

A última vantagem é o conforto. Trabalhar de casa assegura mais horas de sono, ou permite que a pessoa aproveite melhor o tempo que gastaria se locomovendo até a empresa, assim como mais momentos de descansos necessários. 

Porém,  tudo depende da infraestrutura que o colaborador tem em sua casa. 

Desvantagens 

Como nem tudo são flores, alguns pontos positivos para o trabalho remoto podem se transformar em desvantagens se mal administradas. 

1 – Distrações 

O ponto mais comentado por todos, é a distração. O trabalho precisa ser muito bem administrado pelas duas partes. 

Distrações como tarefas da casa, filhos, animais, televisão, etc., podem atrapalhar o andamento das atividades de trabalho. 

2 – Infraestrutura 

Caso a empresa não se atente para  a infraestrutura necessária para que o colaborador trabalhe de casa, isso pode ser um grande empecilho. 

Além dos equipamentos, existem outros problemas, como a diferença da velocidade de internet, que podem atrapalhar em momentos de reuniões, ou downloads e uploads de arquivos importantes para o trabalho de mais de um funcionário. 

3 – Excesso de trabalho 

Com a separação da vida pessoal e profissional dificultada por estar 100% do tempo em casa.

Sendo assim, é essencial que o gestor converse com os funcionários e estabeleça limites para que não trabalhem em excesso e não tenham problemas de saúde, como estresse, ansiedade e burnout.

Você pode conhecer mais sobre a Síndrome de burnout clicando aqui. 

4 – Isolamento 

Principalmente para os que moram sozinho, é possível que haja uma maior sensação de solidão. 

A falta de contato físico com os colegas pode dificultar a comunicação e andamento do trabalho. Por isso, o ideal é que os funcionários trabalhem na sede da empresa ocasionalmente.

Ou então, que outras formas de interações sejam promovidas, como dinâmicas ou até mesmo, jogos online em grupo. 

5 – Controle de desempenho 

A falta de ferramentas para que as pessoas trabalhem em casa pode trazer um desafio, controlar o desempenho dos colaboradores. Contar com ferramentas adequadas para auxiliar a avaliar como está o trabalho é essencial. 

Vantagens e Desvantagens do Home Office: 5 dicas para trabalhar em home office 

É importante que os colaboradores recebam dicas para manter a produtividade e equilibrar as vantagens e desvantagens do home office. Tais como: 

1 – Usar ferramentas de produtividade individuais: elas são eficientes no gerenciamento de trabalho, tempo e metas. Entre elas estão: todoist, evernote e trello. 

2 – Manter uma rotina: para evitar confusões entre a vida pessoal e profissional, é importante incentivar o estabelecimento de uma rotina e horários fixos para realizar as atividades. 

3 – Evitar distrações: casos os colaboradores tenham uma infraestrutura de trabalho adequada, o ideal é que eles também sejam instruídos a evitar as principais distrações que possam ter em casa. 

4 – Conforto: indique como montar um espaço ideal para trabalhar, que seja cômodo e incentive a produtividade. 

5 – Fazer pausas: no ritmo corrido do home office, não é fácil fazer pausas, mas lembre-os de parar, alongar o corpo e tomar água. Além de reafirmar a importância de manter uma alimentação saudável. 

Com todas essas dicas e informações, sua empresa está mais que pronta para superar as vantagens e desvantagens do home office.

Como você pode ter visto, é fundamental contar com o auxílio de outras pessoas e da tecnologia para ser bem-sucedido nessa missão.

Se tudo falhar, precisamos lembrar de respirar. Mas com um bom planejamento e organização o trabalho em casa será produtivo. 

Aproveite e veja também “CLT X PJ: Qual o melhor modelo de contratação?