O vendedor de alta performance: 6 características essenciais

Se você é vendedor, você tem uma das profissões mais significativas do mundo. Não que existam cargos inferiores, não é isso. Mas se você reinventa todos os dias para oferecer seu produto e torná-lo ainda mais prestigioso do que é, você precisa ser valorizado. 

Anúncios

Mas, como essa jornada é cansativa, pode acontecer de o serviço se tornar maçante, repetitivo, monótono. Quase como aquela famosa frase da Renata Vasconcellos: “Xoxa, capenga, anêmica, frágil e inconsistente”. 

Triste, né?

Mas é possível buscar ânimo dentro de si e encontrar motivações para ser um vendedor de alta performance, melhorando consideravelmente as suas vendas e, consequentemente, o seu lucro. 

Para isso, neste post você vai conferir:

  • O que faz um vendedor de alta performance?
  • Como se tornar um vendedor de alta performance?
  • 6 diferenciais do vendedor de alta performance

O que faz um vendedor de alta performance?

Talvez a principal definição do vendedor de alta performance é o inconformismo. Ele não se conforma com os “nãos”, vai em busca do sim e encontra maneiras de encontrá-lo. Para que isso aconteça, precisa percorrer novos caminhos, muitas vezes abrir mão de certezas e arriscar táticas novas. 

Mas só a partir dessa não conformidade, o vendedor consegue atingir a alta performance. 

Outra definição importante é que ele não é alguém que simplesmente “vende” para outras pessoas. Ele cria vínculos de negócios, de amizade e se torna necessário, afinal, consegue inserir o seu produto nas experiências dos seus clientes. Isso faz com que ele sempre seja lembrado. 

Esses relacionamentos surgem da atenção real que ele dispensa, da vontade em oferecer algo que de fato seja útil, do desejo de atender a uma solicitação que não envolve apenas compra e venda. 

É importante lembrar que para ser um vendedor de alta performance, não importa qual produto esteja sendo vendido. As técnicas de venda e fidelização partem dos mesmos pilares. 

Isso significa também que qualquer pessoa que se coloque na posição de vendedor, pode atingir o sucesso. As suas principais características não são natas, são construídas ao longo do tempo. 

Como se tornar um vendedor de alta performance

Não existe nenhum segredo para se tornar um vendedor de alta performance. É totalmente possível, a partir de ferramentas simples, se destacar e aumentar as vendas tomando atitudes estratégicas. 

O primeiro passo, com certeza, é entender que independente do estágio da profissão, sempre é necessário continuar aprendendo e ficar por dentro de novas técnicas que dão certo para outras pessoas. 

Achar que já aprendeu tudo é um problema. O mundo muda o tempo inteiro e sempre há o que aprender no seu nicho. 

Os consumidores estão cada vez mais exigentes e a forma de comprar e vender está mudando. Compreender a respeito do conceito de sucesso do cliente ajuda muito nesse quesito. 

Cursos extracurriculares

Hoje, especialistas da área e instituições de educação oferecem cursos de atualização e capacitação para profissionais de todas as áreas, inclusive de vendas. Fazer um curso livre com foco em determinada técnica é uma excelente opção para alcançar a alta performance. 

Alguns dos cursos essenciais para vendedores são os seguintes:

  • Técnicas de negociação
  • Oratória
  • Customer Success
  • Competências Gerenciais
  • Gestão da carteira de clientes
  • Gestão de clientes inativos
  • Estratégias de prospecção
  • Customer experience
  • Inside Sales
  • E outros. 

Mesmo que você já tenha feito algum ou todos esses cursos, vale a pena conferir que já está disponível uma versão com atualizações. Técnicas são desenvolvidas todos os dias. 

Muitos desses cursos podem ser encontrados facilmente de forma gratuita na internet, outros com um valor acessível em comparação aos ensinamentos que traz. 

Networking

Ter uma conta ativa no Linkedin é uma ideia interessante para o vendedor que quer ser notado. Além disso, essa plataforma é uma ótima maneira de conseguir se conectar com diferentes pessoas, do Brasil e do mundo, e conseguir novos contatos. 

Fora da rede, no ao vivo, uma boa ideia para conquistar networking é participar de eventos e workshops. Esses momentos são excelentes para criar relacionamentos de longo prazo, tanto para a vida profissional como pessoal. 

Repertório

Ter repertório para conversar com seus clientes e parceiros sobre assuntos variados é essencial para adquirir técnicas de negociação. 

Já pensou ter uma compra negada por um argumento do qual você não conhece? Isso pode acontecer e é perfeitamente natural, porém, saber responder esse argumento por que sabe do que o cliente está falando, é sensacional! 

Esse repertório é desenvolvido de diferentes maneiras: lendo livros da área, assistir a filmes, documentários, ou até mesmo sentado em uma mesa de bar com os amigos, conversando de coisas totalmente diferentes do seu cotidiano. 

E o ponto principal para adquirir repertório é esse: estar aberto ao que é diferente para você. Afinal, essas pessoas, as diferentes, as que vivem de outra forma, é que são suas clientes.

6 diferenciais do vendedor de alta performance

Para fechar com chave de ouro, você vai entender agora quais são os seis dos principais diferenciais que um vendedor de alta performance tem. 

Aqui não falamos de habilidades técnicas, afinal, cada produto exige algum conhecimento prévio por parte do vendedor, e são coisas que precisam ser aprendidas obrigatoriamente. 

Nas linhas abaixo você verá diferenciais que parecem simples demais, mas que são importantes na mesma proporção. 

Motivação

Nem todos os dias acordamos bem o suficiente para estar com a animação em 100%. Mas o cliente não tem culpa disso, não é mesmo?

O vendedor de alta performance precisa encontrar dentro de si uma fonte de motivação diária para fazer o que precisa ser feito. 

Podem ser as contas – os famigerados boletos -, uma viagem, a vontade de comprar um carro, e assim por diante. 

Escuta ativa

A venda não é um monólogo: deixe seu cliente falar e escute-o com atenção antes de começar a argumentar. Nessa escuta, talvez você tenha insights importantes que poderão levar a conversa a uma outra perspectiva e culminar no fechamento da venda. 

Excelente comunicação

Seja claro, direto e simples. O vendedor de alta performance precisa ter excelente comunicação para lidar com diferentes clientes. É um pré-requisito que não pode ser ignorado. 

Integridade e ética

Ser uma pessoa ética é o mínimo para qualquer profissão. No caso do vendedor, a ética é o que fará com que ele cumpra os compromissos, entregue seus produtos no prazo combinado, cumpra também com suas promessas e assim por diante. 

Melhoria constante

Há consciência de que sempre há assuntos novos para aprender e que a melhoria deve ser constante coloca o vendedor em um patamar de excelência. 

Liderança

Os conceitos de liderança servem para conseguir analisar ônus e bônus dos processos, saber delegar funções, e é um ótimo diferencial para subir de cargo. 

E aí, o que acha de começar agora a ser um vendedor de alta performance?

Gostou do conteúdo?

Aproveite para ler também “Como abrir um negócio com pouco dinheiro? Saiba tudo!”