5 lições de marketing que aprendemos com a Anitta

Que a Anitta é um ícone na indústria da música, todos sabem, mas você sabia que a cantora é também um ícone no marketing? 

Anúncios

Gostando ou não de funk, provavelmente você sabe quem é a Anitta. A funkeira indicada cinco vezes ao Grammy Latino, ficou conhecida com a música “Show das Poderosas” em 2013 e, desde então, conquistou uma legião de fãs. 

O talento musical não foi o único motivo do sucesso da artista, que administrou sua carreira totalmente sozinha por cinco anos. 

A cantora, que vive presente nas listas de mais ouvidas das plataformas de streamings, é uma referência quando assunto é marketing e branding pessoal. 

Por isso, neste texto você vai saber mais sobre: 

  • Um case de sucesso
  • Quem não é visto, não é lembrado
  • Um bom relacionamento com o público
  • União faz a força
  • Um bom storytelling
  • Quebra de estereótipos

Um case de sucesso 

A funkeira iniciou sua carreira ainda na adolescência, em 2010 e com apenas 3 anos, estourou com a música “Show das Poderosas”, primeiro álbum e trabalho lançado. E, atualmente, leva a identidade brasileira para o cenário musical internacional.

É possível ver a cantora como um símbolo de inovação, afinal, a cada lançamento, consegue reforçar a sua marca e alcançar cada vez mais pessoas. Além de trazer novidades marcantes para o mercado audiovisual. 

O nome da funkeira é um dos mais procurados para publicidade. Afinal, Anitta carrega uma lista de patrocinadores de grande porte, como: Skol, Samsung, Claro, entre outros. 

Diferente de outros artistas do seu nicho, ela tem construindo sua carreira no mundo musical e também no mercado publicitário. 

E claro, isso não fica restrito a empresas. A cantora também faz os famosos “feats”, outra estratégia para a divulgação de sua marca. Lançando trabalhos com grandes nomes nacionais e internacionais, como Pabllo Vittar, Tropkilla, Iggy  Azalea e Major Lazer. 

Se tornando uma figura garantida nos programas de televisão e recebendo indicações para várias premiações, festivais, eventos e até mesmo, uma série lançada na Netflix para contar sua trajetória: “Vai, Anitta!”. 

Além de tudo isso na carreira musical e publicitária, Anitta também foi eleita pela revista Time uma das 100 líderes mais emergentes do mundo, em 2021. Prêmio que destaca nomes em ascensão nos ramos de negócios, entretenimento, esportes, política, ciência e saúde.

Pensando nisso, separamos cinco ensinamentos de marketing digital que a cantora utiliza e você aplicar no seu negócio ou marca. Continue a leitura! 


Quem não é visto, não é lembrado 

Anitta desde sempre entendeu a importância de marcar presença em todos os lugares possíveis. Apresentando um novo projeto, aparecendo em programas de televisão, comentando os assuntos do momento na internet ou apenas interagindo com seu público-alvo nas redes sociais. A cantora sempre fez o possível e o impossível para levantar a marca Anitta dentro e fora dos palcos. 

Apenas em 2019, ela produziu 27 clipes — cerca de 2,25 clipes por mês. Qual foi o resultado? A cantora ficou entre os 10 artistas mais ouvidos no Spotify em 2019 e a segunda brasileira mais seguida no Instagram em 2020, atualmente a cantora conta com mais de 50 milhões de seguidores apenas nessa rede. 


Um bom relacionamento com o público 

Um ponto crucial para qualquer marca ou figura pública. É de extrema importância que sua marca e imagem se relacionem com o público. 

Com o avanço das mídias sociais, construir esse relacionamento se tornou ainda mais fácil. Estar na mesma plataforma que o público-alvo e se comunicar com uma linguagem personalizada é um diferencial reconhecido por todos. 

Saber quem é seu público e o que ele espera é um tópico que a Anitta conhece muito bem. Ela está sempre presente nas redes sociais, mantendo sua imagem em alta. Além de interagir bastante com os seguidores e estar sempre por dentro das tendências que rolam. 

Anitta produz conteúdo constantemente no Instagram, e sempre com uma linguagem que conversa com os seus fãs. Mostrando que ela não só sabe onde seu público está, mas que tipo de conteúdo atraem ele.


União faz a força 

Parcerias com artistas consolidados no mercado da música é uma das estratégias presentes no marketing da cantora. Cardi B, Pabllo Vittar, Pedro Sampaio e Maluma são apenas alguns dos artistas com quem ela lançou músicas nos últimos anos. 

É comum vermos artistas lançarem músicas em parceria com outros artistas do seu gênero musical e DJ’s. Entretanto, Anitta foi além e não ficou presa em criar músicas apenas com cantoras e artistas do seu gênero musical. 

Ao lançar dezenas de singles com grandes nomes nacionais e internacionais, Anitta não só aumentou sua visibilidade, como também conquistou diferentes públicos. 

No marketing, essa estratégia é conhecida como co-branding, utilizada quando duas marcas ou empresas se unem para aumentar a visibilidade e audiência. 

São duas carreiras e públicos diferentes, que juntos engajam uma campanha em comum, tornando um hit de sucesso. 


Um bom storytelling 

Um dos elementos mais importantes do marketing de conteúdo é o storytelling, cada vez mais utilizado pelas marcas para atrair e nutrir potenciais clientes.

O objetivo é criar uma conexão emocional com o público com narrativas envolventes relacionadas à história da empresa ou produto comercializado. 

E algo que Anitta sempre fez muito bem é contar a sua história.

Seja em entrevistas exclusivas, publicações nas redes sociais ou pelo documentário biográfico lançado na Netflix, que ao longo das cenas contam um pouco sobre sua rotina, bastidores dos lançamentos e conquistas. Nunca faltaram ferramentas para seu público acompanhar de perto sua trajetória. 


Quebra de estereótipos 

Anitta faz parte de um gênero muito ouvido, mas, ao mesmo tempo, marginalizado no país: o funk. 

O Brasil é construído em cima de vários estereótipos, sobretudo racistas e sexistas. Fazendo com que a visão do funk seja muito pejorativa e pouco valorizada, devido sua origem em comunidades negras e periféricas. 

A artista precisou, ao longo dos anos, ensinar que mesmo vindo de periferia e iniciando sua carreira no funk, ela poderia sim, se destacar e romper os estereótipos limitantes.

Conclusão 

A área de marketing é hiperconectada e a todo momento novidades surgem e estão sendo testadas para que as marcas continuem à frente da concorrência. 

O grande trunfo da Anitta, foi justamente estar ligada a esse movimento. Fazendo escolhas baseadas na inteligência, entendimento e ousadia. Todas essas lições foram cruciais para que a marca Anitta ocupasse seu espaço. 

Uma boa estratégia de marketing começa quando você entende a importância da sua presença digital. Como está o trabalho da sua empresa na internet e nas redes sociais? 

Agora que você já sabe a potência do marketing na carreira da Anitta, analise cada uma das lições citadas no texto e incorpore nas estratégias do seu negócio ou carreira! 

Gostou do conteúdo?

Aproveite para ler também 5 mulheres de negócios para você se inspirar

Trends