Carreira em consultoria e auditoria: opções e dicas para ingressar no setor

Estabelecer carreira em consultoria e auditoria é uma excelente ideia para quem prioriza trabalhar por conta própria com flexibilidade.

Anúncios

Isso porque, neste tipo de carreira você tem a possibilidade de trabalhar por contrato, não sendo necessário aderir ao tradicional CLT, com rigidez de horário e método de trabalho.

Mas, para que seja algo viável é importante trilhar o caminho certo, e é justamente sobre isso que falaremos no material de hoje.

Portanto, se deseja conferir as possibilidades de carreira nestas áreas, basta continuar a leitura!

Carreira em consultoria e auditoria: entenda como funciona 

Quando se fala na construção de uma carreira, a primeira coisa que muitos pensam é na conquista de um emprego com carteira assinada, com possibilidade de ascensão.

E, de fato, esta é uma boa opção, mas, para quem deseja flexibilidade ou até mesmo deseja ser seu próprio chefe, essa ideia pode não ser a ideal.

Para estes casos, a melhor saída é apostar em uma carreira em consultoria e auditoria, que consiste basicamente em um modelo de trabalho no qual o profissional realiza avaliações e projetos periódicos.

Então, na prática, um consultor ou auditor fecha contratos por projetos ou demandas, a fim de oferecer soluções para problemas ou projetos pontuais.

Um exemplo clássico é um Engenheiro de Segurança, que realiza o serviço de consultoria ao ir até a empresa identificar os pontos de falha e apresentar soluções.

Na contabilidade isso também é muito comum, onde na época de declaração de imposto as empresas contratam um auditor para avaliar cada documento e apresentar as correções necessárias.

A vantagem deste tipo de carreira é que você não fica limitado a um salário e a uma empresa, mas, por outro lado, precisa formar uma cartela de clientes para prosperar.

Isso pode te interessar: Qual a importância da educação financeira? – O Administrador.

Principais oportunidades para carreira em consultoria e auditoria 

A esta altura você já sabe que uma carreira em consultoria e auditoria é a solução para quem busca maiores possibilidades de crescimento e independência.

Mas, vale dizer que nem toda profissão se adequa tão facilmente a este modelo, visto que é importante ter demanda de mercado, caso contrário, fica mais difícil manter a carreira.

Por isso, veremos agora em quais áreas é mais simples conseguir clientes, o que facilita fechar contratos e evoluir na carreira.

Finanças 

O setor de finanças certamente é o que oferece mais possibilidades de carreira em consultoria e auditoria.

Isso porque, podemos pensar em diversos exemplos, como: consultor de investimentos, consultor financeiro empresarial, auditor fiscal, consultor de dados, analista financeiro, dentre muitas outras possibilidades.

Além disso, como já vimos, em alguns momentos do ano é comum surgir demandas por profissionais que prestam serviços pontuais, como ocorre na época de declaração de imposto, por exemplo.

Segurança do trabalho 

A área de segurança do trabalho também conta com uma grande demanda por profissionais com carreira em consultoria e auditoria.

Isso porque, por vezes, não compensa para a empresa manter um profissional regularmente, em virtude da baixa demanda do dia a dia.

Com isso, as empresas optam por contratar um consultor em segurança do trabalho periodicamente, a fim de fornecer as autorizações e orientações das normas existentes para aquele negócio.

Além disso, um consultor em segurança do trabalho também pode fornecer treinamentos e documentos importantes para o funcionamento da empresa.

Marketing 

O setor de marketing tem uma demanda alta por profissionais, e isso ocorre justamente quando se pretende lançar uma nova campanha.

Por vezes, a visão de dentro da empresa não é suficiente, de modo que um consultor tem uma imagem ampla acerca da abordagem de mercado.

Além disso, um consultor de marketing também pode realizar avaliações, evidenciando os pontos de falha da empresa, para que esta atinja o máximo desempenho.

Carreira em consultoria e auditoria em Engenharia de produção 

A avaliação de uma cadeia de produção é algo muito importante, mas, que por vezes acaba passando batido, especialmente quando se trata de um negócio com diversas etapas de execução.

Um engenheiro de produção é o profissional capacitado para avaliar esse processo de modo geral, a fim de encontrar o modelo ideal para o máximo desempenho possível.

Por ser um serviço de grande importância para a evolução do negócio, este tipo de profissional conta com alta procura.

Desse modo, a carreira em consultoria e auditoria é bem vantajosa no que diz respeito ao retorno.

Gastronomia 

Você sabia que boa parte dos restaurantes não possui um chef de cozinha fixo? Na verdade, o que estes negócios fazem é justamente contratar um chef consultor.

Esse profissional é responsável por avaliar o modelo de negócio e assim indicar os melhores pratos de acordo com a clientela e a dinâmica da cozinha.

Em muitos casos, o chef é responsável por assinar o menu, e consegue um contrato onde ganha comissão pelas vendas, o que é bem lucrativo.

Dicas para ingressar nas principais empresas do setor 

Agora que você já conhece as melhores áreas para construir uma carreira em consultoria e auditoria, podemos apresentar dicas para investir neste tipo de abordagem.

Isso porque, para conseguir contratos é preciso oferecer confiança aos clientes, o que certamente não é conquistado da noite para o dia.

Veja algumas dicas para atingir esse resultado:

1. Estabeleça o seu nome no mercado 

O primeiro passo é garantir que o seu nome seja conhecido no mercado, afinal de contas, ser um consultor/auditor é basicamente apresentar problemas e possibilidades de melhoria.

E, para que a empresa leve os seus apontamentos a sério, o seu nome deve ser uma referência de mercado.

2. Busque por formações específicas 

Nem todo profissional de uma área pode ser consultor/auditor, visto que isso requer uma visão crítica e analítica, que nem todos possuem.

Por isso, aposte em cursos e treinamentos que te ajudem a desenvolver estas habilidades, e certamente será mais simples conseguir contratos.

3. Adquira experiência prévia 

Por fim, é bem difícil conseguir uma carreira em consultoria e auditoria logo após sair da faculdade, afinal de contas, você ainda não possui experiência suficiente.

Por isso, busque maneiras práticas de adquirir experiências que te preparem para ser um consultor que transmita autoridade na área em que atua.

Ao seguir estas dicas certamente será mais fácil estabelecer esse tipo de carreira, atingindo o tão sonhado sucesso com independência!

Leia também: Consultor financeiro: Profissão top 10 em 2021 – O Administrador.