Procurando vagas? 5 ideias para renda extra

“Fui demitido, e agora?” É hora de buscar renda extra! Se você é adulto, provavelmente já passou por essa situação. Perder o emprego, por “n” motivos, não é sinônimo de vergonha e incapacidade. 

Anúncios

Porém, é fato que receber essa notícia pode estremecer os alicerces, principalmente se você é o provedor da família. Mas, calma! 

Fizemos esse post para te ajudar, dando 5 ideias práticas do que fazer para ganhar uma renda extra em caso de demissão. 

E nem precisa ser só em caso de demissão! As ideias aqui podem ser usadas para uma renda extra, mesmo trabalhando! Você pode fazer as coisas que vamos sugerir no seu fim de semana, ou tempo livre. 

VEJA TAMBÉM: VAGAS DE EMPREGO DISPONÍVEIS
CONTINUAR

Por isso, neste post você vai conferir:

  • O que fazer se você for demitido
  • Como não passar por dificuldades após a demissão
  • 5 ideias para renda extra em casa

O que fazer se você for demitido

Antes de mais nada, por mais que a situação seja delicada, é importante não deixar o desespero sucumbir a mente e ter calma. Afinal, esse tipo de coisa acontece com todo mundo um dia. 

Depois, repense os motivos informados a respeito da sua demissão e reflita sobre a sua trajetória no seu antigo emprego. Você tem coisas a melhorar? Acredita que fez o seu papel como deveria?

Quais foram os pontos positivos e negativos?

Fazer esse balanço ajuda a tratar todas as coisas com maior racionalidade. Se, nessa hora, você entender que deveria ter se esforçado mais, use esse pensamento para buscar um novo trabalho e aplicar tudo o que aprendeu. 

Se você notar que fez tudo o que podia ser feito e que a demissão não é 100% responsabilidade sua, entenda que isso faz parte da vida, deixar o emprego não vai te fazer uma pessoa incompetente. 

Use isso como degrau para uma próxima fase da vida. 


Como não passar por dificuldades após a demissão

Depois de fazer essa reflexão, a sua análise precisa voltar para a parte financeira. Como estão as suas finanças? De quanto você precisa para passar o próximo mês?

O momento pandêmico deixa tudo um pouco pior, então quanto mais as coisas estiverem planejadas, é mais fácil de reorganizar a partir dessa nova realidade. 

E lembre-se sempre: tudo passa! As situações ruins – assim como as boas – não são permanentes. Esse momento ruim vai passar e a sua forma de lidar com ele vai colaborar para que seja mais leve. 

Agora, vamos às dicas! 


5 ideias para renda extra em casa

Então chegou o momento de pôr a mão na massa e começar a ter renda extra, começando em casa mesmo! 

Para saber o que é mais viável para você, o autoconhecimento vai ser fundamental. Você vai entender o que você gosta, o que não gosta, aquilo em que se destaca e onde pode melhorar. 

Ou seja: é momento de sair da zona de conforto, e sair do “quentinho”, nem sempre é tão fácil quanto pregam! 

Você vai precisar de algumas ferramentas essenciais:

  • Coragem
  • Força de vontade
  • Ação – para trabalhar e colocar em prática
  • Persistência
  • Confiança em si mesmo

E agora que já conhece os termos para ingressar nesse desafio, partimos para as dicas. 

Comece seu próprio negócio

Se você sempre teve uma veia empreendedora, mas nunca teve oportunidade de explorar este lado, esse pode ser o momento perfeito! 

Especialmente se você recebeu valores rescisórios da empresa que trabalha, pode ser a hora de pensar em abrir um negócio próprio e multiplicar esse dinheiro, como uma renda extra ou trabalho principal.

Mas é importante ter prudência e estudar bastante antes de tomar qualquer decisão e investir, de fato. A ignorância pode transformar uma boa ideia em uma situação péssima, e acentuar todos os problemas de antes. 

Então, antes de iniciar empreendendo, repense:

  • Quando posso investir?
  • O produto ou serviço do qual quero vender, estão valorizados? É um bom mercado?
  • Eu tenho todas as habilidades técnicas para iniciar esse projeto?

Se você tiver respostas positivas para essas questões, então enfrente os desafios e vá com tudo! 

Ofereça serviços online

Os serviços online estão cada vez mais comuns e necessários. Quem não passa horas no Instagram e acaba comprando coisas por lá? Ou até mesmo em plataformas de e-commerce, com todas as opções disponíveis. 

Os serviços e produtos online estão no seu melhor momento. 

Você não precisa necessariamente vender um produto. Pode dar uma consultoria da sua casa mesmo, fazer serviços de marketing, escrever textos, e mais uma infinidade de coisas, só usando a internet. 

Entenda o que você sabe fazer e como pode ajudar pessoas com isso, ganhando um dinheiro extra. A seguir, faça a precificação e passe a oferecer! 

Você pode se surpreender com a quantidade de pessoas que têm necessidade das coisas que você pode oferecer! 

Busque trabalhos temporários e freelas

Essa opção pode ser em casa ou não e ajuda muito a conseguir renda extra: procure por trabalhos temporários e mais urgentes. Se você não tem problema em fazer outras coisas que estão um pouco fora do que você está acostumado, não vai ver dificuldade para encontrar esse tipo de serviço. 

Pode ser como garçom, como atendente em um estacionamento em dia de evento, como staff em festas e muito mais. 

Se você tem habilidades com o computador e entende da parte gráfica, pode conseguir freelas como designer, como redator, editor de vídeo, pesquisador, 

Dê aulas online

Com certeza você tem algo para ensinar, e alguém precisa aprender o que você tem para ensinar! 

Identifique aquilo em que você é bom o suficiente para mostrar a outra pessoa como fazer e passe a dar aulas online. Hoje já existem plataformas próprias para oferecer e contratar serviços, o que facilita a divulgação desse tipo de coisa. 

Aqui no blog, temos um post que fala exatamente sobre isso! Nele, você aprende o passo a passo para começar a dar aulas particulares online. 

Revenda produtos de beleza

Um serviço antigo mas que acaba surtindo muito efeito para conseguir renda extra, especialmente se você tem muitos amigos que gostam de produtos de beleza. 

Já viu os catálogos da Avon, da Natura, por exemplo? Você pode revender os produtos e conseguir uma porcentagem de lucro em cima deles, sem ter muitas dores de cabeça. 

Com organização, essa função pode até se tornar a sua principal, ou seguir com você independente de outras coisas que você fizer no caminho. 

Gostou do conteúdo?

Aproveite para ler também Quero pedir demissão: como saber se é a hora certa?.