Gestão sustentável e Sustentabilidade

Uma gestão sustentável é de extrema importância na empresa, ela é norteada pela ideia de harmonizar aspectos sociais, ambientais e econômicos. Tendo como foco a sustentabilidade de uma sociedade e a responsabilidade com o ambiente empresarial e social do negócio. Para a garantia não só do presente mas também do futuro.

Anúncios

Hoje em dia, com o crescimento rápido e contínuo da sociedade, a sustentabilidade tornou-se essencial para o bem estar da população e do mundo de uma forma geral. Neste contexto, pode-se dizer que a gestão sempre foi, e ainda será, uma condição indispensável para o desenvolvimento pessoal e das sociedades.

Sabemos que uma boa gestão no negócio é essencial, assim como a preocupação com a sustentabilidade dentro da empresa e claro com o planeta. Por isso, acompanhe a seguir os assuntos que iremos abordar neste post abaixo:

  • O que é gestão?
  • A importância da sustentabilidade?
  • O que é gestão sustentável nas empresas?
  • Qual a importância da gestão sustentável?
  • Quais práticas de gestão relacionam a sustentabilidade?

O que é gestão?

Um dos pontos mais importantes na área da administração para uma empresa se destacar e ter sucesso no mercado e pode crescer, além de um bom produto ou serviço, é a gestão.

Uma empresa sem uma boa gestão é como um barco sem leme: ainda que ele esteja no oceano, nada impede que ele afunda a qualquer momento ou seja levado pela maré de volta ao local de onde partiu.

A gestão pode ser definida da seguinte maneira. Ela se configura no ato de administrar ou de gerir recursos, pessoas ou qualquer objeto que possa ser administrado com alguma finalidade. Seja em benefício próprio ou de uma entidade empresarial, se conclui que administra recursos de modo eficaz para que determinadas metas possam ser alcançadas.

Aprender sobre gestão é crucial, seja você dono de algum negócio, ou um colaborador da empresa que pretende crescer e assumir um cargo mais estratégico, ou alguém que pretende começar a empreender. Caso contrário, atingir o sucesso e se manter por lá será muito difícil.

A importância da sustentabilidade?

Gestão e sustentabilidade

A sustentabilidade nos últimos anos tem ficado cada vez mais conhecida, mas nem todos sabem o que significa e qual a sua importância. Mas não é à toa, estabelecer um desenvolvimento sustentável de nossa sociedade é fundamental, para garantir que as próximas gerações encontrem um planeta com recursos suficientes para uma sobrevivência saudável. 

Sustentabilidade pode ser definida como a habilidade de atender às exigências do presente sem que isso afete as gerações futuras. A palavra sustentabilidade ainda pode ter o significado de suportar, sustentar e manter. Dessa forma, o termo se refere a manter algo bom por um longo tempo, mesmo que haja interferências externas agindo sobre ele.

A sustentabilidade representa de fato a busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade de recursos naturais existentes e a sua exploração pela sociedade, com o objetivo de permitir que a geração atual se desenvolva e, ao mesmo tempo, garantir que as próximas gerações se disponham dos mesmos recursos para sua sobrevivência.

O que é gestão sustentável nas empresas?

Podemos defini-la, como um conjunto de boas práticas que permite que a empresa um desenvolvimento sem que ocorra um desequilíbrio no uso de seus recursos e nos desperdício do mesmo.

Como por exemplo: quanto mais contratos a sua empresa produzir, mais papel ela demanda e, consequentemente, mais a natureza é impactada com isso. Por isso, é importante focar em soluções, meios e formas alternativas para mudar esse sistema de muitos papéis. Para que seus clientes e sua empresa continuem trilhando o caminho do sucesso, mas sem agredir o meio ambiente. 

Softwares de gestão, por exemplo, podem ajudar com isso e na redução da necessidade do uso desse recurso, migrar para os meios digitais pode ser uma grande solução. Menos papéis impressos, mais segurança, organização e controle para empresa é um ativo valioso na gestão sustentável.

Além do impacto imediato, que é a redução de interferência humana na saúde do planeta. A gestão sustentável pode trazer alguns benefícios e diferenciar a sua marca, podendo trazer: reconhecimento de mercado e de seu público, mais valor para seu negócio, mais competitividade, redução de custos e menor desperdício de recursos e matéria prima.

Qual a importância da gestão sustentável?

Em um futuro próximo, a vantagem competitiva das organizações estará relacionada com o alinhamento de ações sustentáveis com a rentabilidade das campanhas. Ou seja, as empresas que não investirem no desenvolvimento social das comunidades às quais estão inseridas, perderão destaque no mercado.

Ter uma empresa que pratica uma boa gestão sustentável e iniciativas pela ética e respeito ambiental, promovendo o desenvolvimento e o fortalecimento da própria organização e de todos que se relacionam com ela.

As iniciativas sustentáveis possuem um impacto direto no desempenho da empresa, em sua produtividade, e, portanto, em seu lucro. As despesas de uma organização com iniciativas sustentáveis tornam-se vantagens competitivas, pois estimulam o bem estar dos funcionários e, consequentemente, um melhor desempenho dos colaboradores.

A gestão empresarial sustentável tem um papel muito importante. A empresa serve de exemplo para seus funcionários, clientes e parceiros, que, a partir de iniciativas da organização, são motivados a mudarem seus hábitos, tornando-se mais conscientes em relação ao meio ambiente.

Quais práticas de gestão relacionam a sustentabilidade?

Práticas sustentáveis podem melhorar a imagem da sua empresa. Pois buscam diminuir os impactos ambientais de suas atividades, reduzir os custos de produção e do produto final. Essas práticas possibilitam a recuperação de matérias primas, o aproveitamento de resíduos em processo de fabricação ou até mesmo ajudar a comercialização desse resíduos para terceiros.

Adotar essas práticas de sustentabilidade não é só uma decisão de proteger o meio ambiente. É uma estratégia de grandes empreendedores que veem a cada dia o aumento do número de consumidores conscientes que optam por produtos que garantem a sustentabilidade.

Logo, essas práticas apresentam resultados positivos tanto para a empresa quanto para a sociedade. Além disso, essas práticas devem promover o meio ambiente e conscientemente promovam o lucro. Proporcionando, de forma, ética o desenvolvimento de toda a comunidade. Com essas ações cooperando para melhorar a imagem da empresa. 

Bom nesse post falamos sobre como a sustentabilidade é importante em todas as áreas, seja na vida ou dentro do ambiente empresarial, o cuidado com o planeta deve ser praticado e feito por todos. Aproveite que você chegou até aqui, e confira nossos demais conteúdos abaixo e fique por dentro de todos nossos assuntos:

Trends