5 tipos de ambientes organizacionais

Os 5 tipos de ambientes organizacionais são um conjunto composto por forças, instituições, tendencias externas e internas de uma empresa. Ele é capaz de influenciar no andamento e desempenho da instituição como um todo.

Anúncios

Para organizar os 5 tipos de ambientes organizacionais e todos esses processos, os gerentes precisam estar antenados sobre o que acontece nos ambientes da empresa de maneira adequada.

  • Quais os tipos de ambientes organizacionais?
  • Quais são os elementos do ambiente organizacional?
  • Qual a importância de um ambiente organizacional na empresa?
  • Quais são as variáveis do ambiente organizacional?
  • Como o clima organizacional influencia na produtividade da equipe?

Quais os tipos de ambientes organizacionais?

Os ambientes organizacionais são divididos pelos ambientes internos e externos. O ambiente interno é composto pelos fatores internos da empresa, coisas que a empresa costuma ter controle, já no ambiente externo, se da aos fatores e conjuntos que a empresa não tem controle.

Ambiente de tarefas e geral

No ambiente geral podemos encontrar as variáveis politicas, legais ,ecológicas, demográficas, tecnológicas, econômicas e sociais. E no ambiente de tarefas podemos encontrar os clientes, concorrentes, os fornecedores, e grupos.

Diferenças entre os ambientes gerais e ambientes específicos?

É o meio especifico da empresa que corresponde ao segmento do ambiente geral mais imediato e próximo da empresa. O ambiente de tarefas Inclui vários setores com quais a instituição interage diretamente, tem impacto no planejamento direto nas organizações da empresa para traçar suas metas, e alcançar seus objetivos.

Agora o ambiente geral se diferencia pelo fator de influenciar a empresa de forma indireta, sem que a empresa possa exercer qualquer controle. Ao contrário do ambiente especifico citado acima onde a empresa acaba exercendo a influencia podendo afetar a organização de forma direta.

Quais são os elementos dos ambientes organizacionais?

Aqui vamos compreender os ambientes organizacionais como sendo um conjunto de elementos que compõem o contexto da organização. que são: a estrutura física, tecnologia, os seus costumes, capacidades produtivas, seus colaboradores e os conhecimento.

Elementos esses que por diversas vezes, nem são perceptíveis por sua concepção simbólica, como a cultura o seu clima organizacional. Para melhorar a compressão desse fatores, vamos pensa no sistema organizacional como três dimensões diferentes, como exemplo: o individuo, os grupos de trabalho e a cultura organizacional.

Essas três dimensões, se intercalam/relacionam e dependem, da forma que haja harmonia na execução e nessa troca.

Qual a importância dos um ambientes organizacionais na empresa?

ambientes organizacionais
Acompanhe a seguir:

O clima organizacional de sua empresa acaba sendo um retrato da realidade de seu negócio, e influenciando na produtividade da empresa. Por isso existem alguns instrumentos, que auxiliam a manter a organização.

Uma boa forma de fazer esse levantamento de ambiente, é fazendo levantamentos internos com os colaborardes de sua empresa, itens como: satisfação, motivação, relacionamento entre funcionários, sistema de relacionamento hierárquico, politicas de RH, gestões, dentre outros aspectos que são essenciais para ter um empreendimento próspero e saudável.

Uma boa organização empresarial, se faz essencial das pessoas que trabalham nela, como seres humanos, os funcionários estão sempre estão sujeitas as mais diversas influencias do ambiente de trabalho e a variedades de reagir emocionalmente a essas influencias no ambiente empresarial.

Por isso, é de suma importância medir os aspectos de trabalho percebidos, direta ou indiretamente pelos colaboradores que trabalham em sua empresa, nos lideres que influenciam no dia a dia, na motivação, e no comportamento dos seus liderados.

A aplicação periódica do ambiente e do clima organizacional se faz necessária e importante, para que os gestores conhecem os principais pontos fortes da empresa. E claro os pontos que precisam ser melhorados, partindo dos resultados dessa pesquisa, principalmente aos colaboradores descontentes.

Decisões mais corretas e assertivas poderão ser tomadas pelos lideres e empresários no sentindo de reorganizar os métodos, traçar novos objetivos, novas diretrizes para melhorar esse ambiente organizacional.

Quais são as variáveis dos ambientes organizacionais?

Após compreender os composto do ambiente organizacional, é necessário entender que há algumas diferentes influência e interferências no sistema da empresa. Por isso, precisamos conhecer as variáveis dos ambientes organizacionais. Veja alguns dos exemplos principais a seguir:

Tecnologia

Uma das principais variáveis é graças a transformação digital vivida pelas empresas e organizações, ela corresponde ás novas tecnologias e técnicas para a utilização no ambiente empresarial, melhora os sistema internos, o que gera um forte impacto em todo o ambiente.

Legal

Consiste no conjunto de leis e normas que regem o ambiente organizacional, ela influencia no comportamento das empresas e organizações diante as leis, Tributárias, trabalhistas, comerciais, entre outras leis que são importante.

Politica

Corresponde as políticas e as ideologias que compõem o mercado do país. Que podem impactar diretamente nas empresas e organizações, gerando algumas instabilidades ou momentos favoráveis bons aos negócios.

Economia

Assim como a variável política citado acima. Essa variável interfere no sucesso da sua empresa, a variável econômica ditará os volumes da produção, dos preços, recursos, planejamento e outros elementos que compõem o ambiente organizacional do negócio.

Social

A variável social representa as atitudes, valores, costumes, e tradições das pessoas e podem interferir no sucesso da organização, caso aprovem ou não os serviços e produtos comercializados que a empresa oferece.

Demográfica

O local onde a empresa está localizada, também é uma variável a ser olhada e considerada. Ela é composta pelas características da população ao redor do local, como idade, sexo, raça, religião, etc. Conhecer seus arredores é muito importante, pois uma boa localização é essencial para o negócio.

Ecológica

Representa as condições físicas e geográficas do local, como clima e vegetação aos arredores. Isso implica também nos recursos que são utilizados pela empresa, na facilidade ou não, de consegui-los ou em produzi-los.

Como você pode ver, os ambientes organizacionais recebem influência de diversos elementos e forças. Por isso, as organizações devem preparar suas estratégias para lidar com as situações internas e externas, as quais podem levar e ditar as empresas ao sucesso ou fracasso de seu negócio.

Como o clima organizacional influencia na produtividade da equipe?

O clima organizacional é a percepção dos profissionais em relação ao ambiente de trabalho e pode ser influenciado por vários fatores, como por exemplo:

A relação com os colegas e lideres, remuneração, os benefícios, presença de conflitos, contatos com os clientes e as condições de trabalho em que se encontram são apenas alguns dos elementos, que podem interferir nesse sentimento dos colaboradores em relação a companhia.

A influência do ambiente sobre a produtividade é decisiva, em uma empresa onde as relações são positivas e há compreensão, todos os colaboradores se sentem acolhidos a produzirem mais e a entregar mais a corporação.

Ter essa segurança entre o time e os colegas de trabalho é saber que podem contar uns com os outros, um time unido. São fatores que ajudam muito no desenvolvimento dos objetivos, nas realização de um bom trabalho.

Além as vantagens citadas a cima, o bom clima organizacional incentiva a ter um bom comprometimento, a ter motivação e engajamento. Com isso, o desempenho melhora, gerando bons resultados e gerando um ciclo positivo e de sucesso, onde a equipe produz mais e com maior qualidade.

Conclusões sobre os tipos de ambientes organizacionais

Os ambientes organizacionais são um conjunto de fatores tantos internos e externos, que estão ligados diretamente ou indiretamente a uma organização e que tem o poder para influência o desempenho do negócio.

No entanto, nem todos os fatores e elementos deste ambiente exercem a mesma influência na organização, para isso, a análise ambiental deve fazer a distinção entre ambiente interno e externo.

Basicamente para ficar ainda mais claro, a ideia de ambiente organizacional pode ser resumida como sendo tudo que envolve uma determinada organização internamente ou externamente.

Outra abordagem que podemos compor sobre respeito as definições de ambiente organizacional, é um composto de forças externas que atuam no funcionamento. E exercem influencias nas tomadas de decisões das organizações.

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você a entender mais sobre os ambientes organizacionais, e a sua importância nos ambientes corporativos. Por isso, veja a baixo mais alguns de nossos conteúdos gratuitos que separamos para você: