Empatia no trabalho: saiba o que é e as vantagens!

Conte para gente, você sabe o que é empatia no trabalho? Você pratica empatia? Acha importante? Bom apesar da empatia estar muito relacionada ao jeito e personalidade de cada um, e não as habilidades profissionais.

Anúncios

Essa maneira de agir e de se portar, é um fator que contribui muito para o dia a dia de trabalho, um bom convívio e para construir um ambiente saudável.

Cartões mais recomendados

Tudo que você precisa saber sobre empatia no trabalho, confira a seguir:

Avaliando alguns pontos sobre o assunto, reunimos esse post. um conteúdo especial, confira abaixo:

  • O que é empatia no trabalho
  • Empatia no cotidiano
  • Por que é importante ter empatia no ambiente de trabalho
  • As vantagens em trabalha em um ambiente com mais empatia
  • Como promover a empatia no ambiente de trabalho

O que é empatia no trabalho

A empatia no dia a dia do trabalho, representa a capacidade das pessoas de compreender e entender umas as outras. Considerando as opiniões divergentes que cada um tem, o ponto de vista, e o jeito de cada um agir.

É sempre também dizer que a empatia profissional, não te nada a ver com ao sentimento de compaixão. Caracterizada não pela dor do outro. Mais sim pelo lado profissional de compreender, quais são as motivações de seus colegas e de como isso pode agir ou interferir no dia a dia da empresa.

A empatia é essência para manter um bom relacionamento no ambiente de trabalho, para que os lideres e seus liderados mateiam um bom convívio. Pois essa habilidade interfere no emocional das equipe garante um ambiente agradável, menos frustrante e desigual. Com as chances de sucesso para a empresa sempre muito maiores.

Empatia no cotidiano

Anúncios

Antes de falarmos sobre a empatia no trabalho, primeiro falaremos sobre o que é empatia.

Segundo alguns estudos realizados a empatia é “um tipo de resposta afetiva a outras pessoas, ou seja um, apoio ou respostas positivas a outras pessoas e não a sua própria situação. Empatia é um ato de muitas vezes também, em tentar entender pelo que a outra pessoas está passando ou acontecendo.

As definições de empatia não é algo exato, por que pode ser considerada uma habilidade socioemocional, pois ninguém é capaz de sentir exatamente o que o outro sente ou pensa.

Sendo assim, para um entendimento de todos. Podemos definir que a empatia é a capacidade das pessoas de se colocarem no lugar uma das outras, como experiências, pensamentos e suas emoções.

Ainda sobre empatia, vamos entender um pouco mais sobre algumas diferenças;

Empatia x Simpatia: entendendo as diferenças

Apesar das duas serem bem semelhantes, sempre é importante deixar claro que empatia e simpatia. Tem suas diferenças, entenda um pouco mais sobre logo abaixo:

  • Empatia: bom a empatia é algo que quase todos já ouvimos falar, a empatia está mais relacionado a algo subjetivo entre duas pessoas, por ser mais uma sensação ligada a experiências e pensamentos. Basicamente para melhor entendimento, quer dizer que quando somos empáticos com outra pessoa, é se por no lugar dela.
  • Simpatia: é o sentimento que temos em relação ao próximo, ou seja, é uma sensação exterior. Que normalmente demostramos quando gostamos ou simpatizamos com algo ou alguém.

É possível sentir empatia e simpatia pela mesmo pessoa, e geralmente quando isso acontece, Fica muito mais fácil de nós darmos bem com aquela pessoa e com esses tipos de sentimentos.

Por que é importante ter empatia no ambiente de trabalho

Vamos falar da importância em ter empatia no ambiente de trabalho:

É muito importante, determinar o nível de importância da empatia no ambiente de trabalho. Afim de todos os colaboradores da empresa entenderem, que essas características e sentimentos, poderá reduzir erros de comportamento, desentendimentos, estresse e possíveis conflitos no ambiente de trabalho.

Como sabemos coisas e assuntos como, religião, assuntos políticos, gêneros e mais tantas outras coisas, podem causas desentendimentos para o dia a dia no ambiente de trabalho. Esses tipos de assunto podem causar agravamento no ambiente de trabalho, tanto no ambiente profissional e no pessoal.

A empatia no ambiente de trabalho é importante, pois melhora o convívio e a compreensão dos profissionais uns com os outros, e torna o desenvolvimento e as equipes muito mais tranquilos.

Esse tipo de comportamento deve ser trabalhado e estipulado pelos gestores de pessoas e equipes. Podendo potencializar os resultados e o desenvolvimento dos colaboradores, refletindo na imagem da empresa.

As vantagens em trabalha em um ambiente mais empático

As vantagens em trabalha em um ambiente mais empático. É que isso pode fortalecer muito pontos para o seu negócio, desde atividade rotineiras a criação de novas atividade. É essencial que as empresas tenham conhecimento das vantagem que isso pode trazer para sua empresa.

Pensando no assunto reunimos algumas vantagens mais comuns, que as empresas com esse tipo de ambiente empático costumam notar:

Motivação e produtividade

Quando a empatia é estimulada e trabalhada no ambiente de trabalho, dar um impulsionamento para a equipe se torna bem mais fácil. E os resultados e os desempenhos, são notados tanto no individual, quando na produtividade da empresa de ,maneira geral.

Essa vantagem competitiva deve ser sempre saudável, para não ultrapassar os limites éticos. Aledo mais esse competitividade pode ser notada, tanto internamente, quanto externamente. Avaliando os desempenhos das equipes, ou na cultura da empresa no geral.

Sendo um fator importante para motivação e crescimento do negócio, podendo aproximar ainda mais o trabalho em equipe.

Trabalho em equipe alavancado

Fazer a utilização da empatia para o crescimento do trabalho em equipe, pode ser uma excelente maneira de alavancar os resultados da equipe e o coletivo de maneira geral.

Isso pode ser muito relevante, pois a maioria das pessoas pressão para um ambiente e um relacionamento agradável. Baseado em escutar, ouvir as ideias e opiniões. A comunicação com esse fatores fica muito mais fácil de ser executada, e gera decisões com base no fortalecimento da equipe.

Além disso quando todos os colaboradores da empresa são ouvidos, eles se sentem mais úteis a compartilha suas sugestões e insights sobre suas funções e atividades. E isso além de tornar a empresa mais empática, ainda auxilia para que as metas e seus resultados sejam alcançados.

Como promover a empatia no ambiente de trabalho

Com as diversas vantagens mostradas acima, ainda é muito importante que os profissionais que atuam na área de gestão de equipes, estejam bem preparados para estimular o comportamento empático em seus liderados. E para isso ocorrer bem, eles devem possuir algumas características importante e essenciais em líderes empáticos.

Veja algumas das principais características abaixo:

Escuta ativa

A escuta ativa é uma técnica muito utilizada na gestão de pessoas. E por meio dessa técnica comportamental, os profissionais as conversas muito mais eficientes. Já que a outra pessoa da conversa estará demostrando interesse sobre o assunto, ouvindo atentamente fazendo a conversar flui, formulando um bom diálogo.

As pessoas que tem o habito de prestar a atenção durante a o desenrolar da conversa, tente a ser consideradas bem empáticas, pelo fato se demostrarem interesse no assunto da conversa, e a entender o que o outro tem a dizer.

Alede tudo isso, a escuta ativa quebra um estereótipo ruim, que os líderes só sabem falar, dar ordens e não ouvirem. Tronando que as lideranças sejam mais acessivas, e a ter uma boa gestão de pessoas mais aberta as opiniões dos liderados.

Mostre interesse em se colocar no lugar do outro

Uma outra forma de empatia no trabalho, é de se colocar no lugar do outro, é somando a escuta e as capacidade de se colocar no lugar do outro, sem julgamento, comentários que afetam e a opiniões desnecessárias, que posso afetar a pessoa de alguma maneira.

Apesar desse comportamento empático parecer ser algo fácil de se colocar em prática, a realidade é outra, é muito mais fácil dizer ser e ter empatia, do que realmente ser.

A as empresas devem promover a empatia com a base no comportamento, decisões e expressões, mas lembrando, nada adianta estimular esse tipo de comportamento, se nem todos sabem o que é.

É muito importante, primeiro ter a certeza de que os colaboradores entendam o significa e o sentido da empatia para empresa, pois assim poderem estimular atitudes empáticas, com os demais funcionários e com sistema operacional da empresa.

Conclusão

Então segundo nossos estudos a empatia, é basicamente o ato de compreender o que os outros estão passando. Com base em uma boa escuta ativa e atitudes de respeito e compreensão com o próximo.

A empatia no trabalho, garante um sistema operacional melhor, e um ambiente mais agradável. Fazendo assim, que a competitividade entre as equipes, sejam de formas leais e com respeito, sempre visando o bom comportamento e ao crescimento da empresa.

Por fim o comportamento da empatia no trabalho, deve ser bem executada, pelo gestores e lideres de equipes. frisando sempre, o bom desempenho profissional e observado de perto, a fim de diferencias os profissionais e ao desenvolvimento da equipe num todo.

E então sua empresa prática a ética profissional no dia a dia?

Confira também: 6 exemplos comentados de empatia!

Gostou do conteúdo?, então confira, nossos demais post. Separamos alguns conteúdos de nossa página, para você acompanhar e ficar por dentro dos principais assunto do o Administrador, confira a seguir:

Compartilhe esse post

Nós Recomendamos

Continue pedindo seu empréstimo

Falta apenas 1 passo! 90% Nossa equipe selecionou os melhores empréstimos para o seu perfil e com alta chance de aprovação. EMPRÉSTIMO NO CARNÊ EMPRÉSTIMO PESSOAL CREFISA RENEGOCIE