Descubra 4 atividades para melhorar o trabalho em equipe

As atividades para melhorar o trabalho em equipe pode unir mais o time e aumentar a colaboração e interação entre os funcionários. 

Anúncios

Você sabia que a inteligência emocional e o trabalho em equipe estão entre as habilidades comportamentais mais desejadas pelas grandes empresas, segundo uma pesquisa? 

As habilidades comportamentais têm se tornado cada vez mais valorizadas no mercado de trabalho. 

Ainda sobre a pesquisa, 80% dos líderes entrevistados revelaram que não contratariam um profissional com as habilidades técnicas desejadas, mas que não atende as competências comportamentais necessárias. 

O levantamento foi realizado pela PageGroup. Ele apontou que as habilidades comportamentais mais valorizadas por grandes empresas na América Latina são: 

  • Trabalho em equipe (47,5%);
  • Inteligência emocional (33,8%);
  • Comunicação assertiva (28,8%).

Afinal, por que o trabalho em equipe é tão valorizado? Qual a sua importância no ambiente de trabalho? 

Continue a leitura e encontre as respostas. Além disso, descubra 4 atividades para melhorar o trabalho em equipe!

Confira o índice deste post:

  • Qual a importância do trabalho em equipe?
  • 4 atividades para melhorar o trabalho em equipe:
  • 1. Mãos dadas;
  • 2. Duas verdades e uma mentira;
  • 3. Dinâmica do balão;
  • 4. Atividade de observação;
  • Conclusão.

Qual a importância do trabalho em equipe para a organização? 

O trabalho em equipe é uma das competências comportamentais mais importantes para uma organização. 

Imagina que a empresa contrate um profissional com muitas habilidades técnicas e experiência na função, no entanto, ele é uma pessoa egocêntrica e que não consegue trabalhar em equipe. 

Agora, imagine uma situação contrária: a empresa contratou um profissional sem habilidades técnicas ou experiência na sua função.

Todavia, ele possui muitas habilidades comportamentais, por exemplo, sabe trabalhar em equipe, se comunicar, tem humildade, vontade de aprender e colabora com o time como pode. 

Qual profissional você acha que será mais importante para o desenvolvimento da empresa e para manter a harmonia no ambiente de trabalho?

Um profissional que sabe trabalhar em equipe soma no time da empresa. Isso porque, ele consegue aprender com mais facilidade e assim, desenvolve suas atividades diárias com eficiência. 

Além disso, está sempre em busca dos melhores resultados. Consegue aprender e adquirir conhecimento com os colegas, dessa forma, é peça fundamental para uma cultura organizacional colaborativa. 

Veja abaixo um resumo dos benefícios que o trabalho em grupo proporciona, assim, fica até mais fácil entender a sua importância.

  • Aumento da qualidade de vida no ambiente de trabalho;
  • Diminuição dos conflitos interpessoais;
  • Aumento da produtividade;
  • Profissionais focados nos mesmos objetivos;
  • Facilidade para concluir metas;
  • Harmonia no ambiente de trabalho.

A empresa com um time que sabe trabalhar em equipe só tem a ganhar. Isso porque, seu rendimento é afetado positivamente e os objetivos da organização são alcançados com mais facilidade e propósito.

Agora, confira algumas atividades para melhorar o trabalho em equipe e aumentar o desempenho da organização. 

4 atividades para melhorar o trabalho em equipe

O trabalho em grupo é importante para o desenvolvimento do profissional e também da empresa. 

Por isso, tanto o profissional quanto a empresa devem estar empenhados em desenvolver essa habilidade.

Como profissional e líder você pode começar estimulando as principais habilidades para desenvolver o trabalho em equipe: confiança, respeito, boa comunicação e proatividade. 

Veja as dinâmicas em grupo que ajudarão a estimular o trabalho em equipe, proatividade e também a comunicação dos envolvidos. 

1. Atividade das mãos dadas

O principal propósito dessa atividade é melhorar a percepção do trabalho em grupo. Ao realizar essa dinâmica os colaboradores perceberão que podem ser mais estratégicos e produtivos quando trabalham mais alinhados e unem suas competências com as dos colegas. 

Em primeiro lugar, reúna a equipe em uma sala e oriente para que todos fiquem de mãos dadas, avise aos participantes que eles devem memorizar quem está de ambos os lados, ou seja, a sua direita e esquerda. 

O próximo passo é pedir para que os colaboradores se dispersem: andem pelo espaço, conversem e se distraiam. 

Como pode ver, é importante que o espaço tenha um tamanho apropriado para realizar a dinâmica, vale fazer em um ambiente externo, caso não haja uma sala apropriada. 

Em seguida, coloque um papel grande no chão do ambiente, pode ser uma cartolina ou um papel maior que encontrar.

Peça para os participantes se posicionarem em cima ou ao redor do papel. Quando estiverem posicionados, peça para eles retornarem cada um para a posição no início da atividade. 

A formação original deve ser feita dentro ou em volta do papel escolhido. Quanto mais gente tiver na dinâmica, mais difícil ficará a memorização, assim, eles precisam confiar um no outro e informar quem estava do seu lado. 

2. Duas verdades e uma mentira

Essa ação é muito simples e fácil de fazer, mas trará muitos benefícios para o time. Nas redes sociais ela é bem comum, inclusive. 

Reúna os participantes em um ambiente agradável e peça para cada um deles escrever em um papel duas verdades e uma mentira a seu respeito. 

Depois, peça para algum integrante começar lendo suas duas frases verdadeiras e a falsa. Enquanto isso, o grupo precisa descobrir qual delas é a falsa. 

A dinâmica deve continuar até que todos leiam suas frases. O seu propósito é quebrar o gelo entre a equipe, fazer com que os membros interajam e permitir que eles se conheçam mais. 

Certamente, é uma das atividades para melhorar o trabalho em equipe mais simples e gostosa de realizar!

3. Atividades para melhorar o trabalho em equipe: dinâmica do balão

Essa atividade é essencial para estimular a competitividade saudável e o trabalho em grupo. 

O primeiro passo é separar o grupo em duas equipes. Classifica-se por cores, por exemplo: equipe amarela e vermelha. 

Cada membro receberá dois balões e uma corda para amarrá-los na cintura. Depois que todos os participantes estiverem com os balões amarrados na cintura, o jogo começa!

Eles devem duelar entre si, ou seja, cada participante precisa tentar estourar os balões do adversário, mas ao mesmo tempo, defender seus balões. 

Certamente, a equipe que estourar todos os balões adversários primeiro ganha o jogo, mas ao final, todos saem ganhando pela interação e aprendizado. 

4. Atividades para melhorar o trabalho em equipe: dinâmica da observação

A finalidade dessa atividade é desenvolver a habilidade de observação no dia a dia, em especial no ambiente de trabalho. 

Reúna os colaboradores em uma sala e peça para se posicionarem em círculo. Em seguida, solicite que todos eles fechem os olhos. 

Agora, o responsável pela dinâmica precisa começar a fazer perguntas sobre os membros e também detalhes da empresa. 

Por exemplo: Quem está de óculos vermelho? Qual a cor da cafeteira da cozinha? Quais flores estão na mesa da recepção? Quem está de cabelo preso?

Os integrantes da atividade que souber a resposta devem levantar a mão. Cada resposta certa vale um ponto e o participante que tiver mais pontos ao final da brincadeira ganha o prêmio. 

Conclusão

Ainda existem muitas atividades para melhorar o trabalho em equipe, ótimas para colocar em prática. 

Os líderes só precisam identificar qual opções se enquadram melhor às necessidades e limitações da empresa. 

Mesmo que não sejam realizadas dinâmicas mais elaboradas, algumas ações mais simples, por exemplo, café da manhã em grupo e projetos com divisões de tarefas, podem ser úteis para unir os colaboradores e estimular o trabalho em equipe. 

Leia também🔜 Como cultivar a empatia no trabalho em 6 passos