O que são habilidades transferíveis? Definição e exemplos

As habilidades transferíveis são peças essenciais para o sucesso da sua carreira. 

Anúncios

O ambiente de trabalho está cada vez mais competitivo. No entanto, muita coisa mudou, umas das mudanças está nas habilidades exigidas pelos recrutadores. 

Antigamente, os recrutadores davam preferências para os profissionais com formações e competências técnicas que se adequavam à descrição da vaga. 

Entretanto, as habilidades comportamentais começaram a ser muito valorizadas, em alguns casos, até mais do que as competências técnicas. 

Existem algumas habilidades comportamentais que transitam muito bem em qualquer área ou carreira, elas são classificadas como habilidades transferíveis. 

No texto de hoje você descobrirá o que é, definições, importância e alguns exemplos que podem ser colocados no currículo. 

Não deixe de conferir! Veja abaixo o que será abordado neste texto: 

  • O que são habilidades transferíveis?
  • Exemplos de habilidades transferíveis:
  • 1. Liderança;
  • 2 .Adaptabilidade;
  • 3. Organização;
  • 4. Gerenciamento de tempo;
  • 5. Habilidades de informática;
  • 6. Comunicação;
  • 7. Trabalho em equipe;
  • 8. Inteligência emocional;
  • Como destacar essas habilidades no currículo?
  • Conclusão.

O que são habilidades transferíveis? Definição e significado

Também conhecidas como transferable skills, as habilidades transferíveis são aquelas que podem ser úteis em diferentes áreas e carreiras. 

Ou seja, aquelas competências comportamentais ou técnicas que podem ser facilmente usadas em qualquer cargo ou emprego que você ocupe, ou pelo menos na maioria. 

Algumas habilidades transferíveis podem ser soft skills ou hard skills.🔜 Leia o texto e descubra a diferença!

Certamente, ao longo da sua vida profissional você desenvolveu muitas dessas habilidades, isso porque, você pode adquirir novas competências em cada experiência de carreira.

Algumas dessas habilidades são mais requisitadas do que outras pelos recrutadores. No entanto, você pode ter mais habilidades transferíveis do que pensa. 

Se estiver pensando em mudar de cargo, empresa ou está em busca de emprego, saiba que elas podem fazer toda a diferença no seu currículo. 

Exemplos de habilidades transferíveis 

Apesar de todas as habilidades transferíveis serem importantes, algumas são mais requisitadas pelos recrutadores, por exemplo, as habilidades interpessoais

Os recrutadores sabem que quando o profissional já possui determinada transferable skill, ele não precisará ser treinado. 

Além disso, ele somará imediatamente ao time da empresa e poderá começar em qualquer área da carreira. 

Veja abaixo alguns exemplos que você pode destacar no seu currículo, caso possua alguma delas. 

1. Liderança

Uma pessoa com essa capacidade sabe supervisionar e gerenciar uma equipe, mas, além disso, consegue liderar projetos e fazer com que metas sejam cumpridas. 

Inclusive, a liderança engloba uma sequência de habilidades transferíveis, por exemplo, comunicação, persuasão, negociação, resolução de problemas e construção de relacionamentos. 

2. Adaptabilidade

As estratégias de negócios estão em constante mudança, por isso, os recrutados almejam por um profissional que saiba acompanhar essas mudanças. 

Além disso, pode ser que haja mudanças na equipe e nas atividades rotineiras com frequência e os ajustes e adaptações sejam algo bem comum.

Portanto, é muito importante ter profissionais que tenham adaptabilidade, ou seja, que tenham a habilidade de se adaptar às mudanças com facilidade e sem que seu desempenho seja afetado. 

3. Organização

A organização é uma qualidade essencial para aumentar a produtividade e desenvolver projetos. 

Na liderança ela é essencial para delegar tarefas, atingir metas e alcançar os objetivos da organização. 

4. Gerenciamento de tempo

Saber gerenciar o tempo é muito importante para manter a organização e realizar a entregas no prazo e com qualidade. 

No ambiente organizacional ela está mais ligada a maneira como o profissional planeja, prioriza e executa suas tarefas no tempo determinado. 

Além disso, um profissional com essa habilidade consegue focar nas suas atividades e acompanhar sua evolução. 

5. Habilidades de informática

Essa, certamente, é uma das habilidades transferíveis mais requisitadas quando o assunto é hard skills

Um profissional com essa competência consegue se destacar entre os outros, além disso, pode conseguir ocupar melhores cargos, em consequência disso, melhores salários. 

6. Comunicação

Saber se comunicar é a chave para transmitir ideias de uma forma compreensível, resolver conflitos e também se expressar. 

Para ter essa habilidade você precisa saber se comunicar por diferentes canais: e-mail, telefone e pessoalmente. 

Além disso, um dos pilares do sucesso na comunicação é saber ouvir. Ouvindo você conhece, identifica, aprende e compreende.

7. Trabalho em equipe

Do que adianta ter um profissional com as competências técnicas para ocupar uma vaga, mas que não sabe trabalhar em equipe, receber ordem ou até mesmo ouvir seus colegas? 

Certamente, esse profissional prejudicará a união e harmonia do time, em consequência disso, também pode atrapalhar o desenvolvimento da empresa.

Portanto, os recrutadores valorizam muito profissionais que sabem trabalhar em equipe e manter as boas relações interpessoais. 

8. Inteligência emocional   

O profissional com essa habilidade consegue equilibrar suas emoções e ser resiliente. Além disso, ele consegue manter a calma diante dos conflitos. 

Dessa forma, pensa melhor e consegue avaliar e tomar as decisões mais assertivas. Fora isso, ele ainda é mais colaborativo com a equipe do que os demais. 

Não é à toa que esse tema é tão debatido hoje em dia e as organizações buscam cada vez mais por profissionais com inteligência emocional

Outros exemplos de habilidades transferíveis:

  • Confiabilidade;
  • Gestão de equipes;
  • Soluções de problemas;
  • Análise de dados;
  • Empatia;
  • Alfabetização tecnólogica;
  • Raciocínio análitico;
  • Pensamento crítico;
  • Habilidade de ouvir;
  • Criatividade;
  • Atenção aos detalhes;
  • Construção de relacionamentos;
  • Gestão de projetos.

Como destacar essas habilidades no currículo?

Você pode destacar essas habilidades na seção “Habilidades”. Não precisa lotar seu currículo, destaque apenas as mais pertinentes ao cargo.  

Outra forma de destacá-las é pontuando no máximo duas no seu resumo profissional ou até mesmo no início das suas experiências profissionais. 

Na carta de apresentação também é recomendado informar entre duas e quatro habilidades transferíveis. 

Além disso, é muito importante destacá-las na entrevista e também saber informar como elas serão úteis no ambiente de trabalho e no desenvolvimento das atividades. 

Conclusão

Os profissionais com habilidades transferíveis tem um amplo conjunto de habilidades que podem ser usadas quando necessário, inclusive, os recrutadores sabem disso. 

Sabendo identificar, trabalhar e destacar essas habilidades você aumenta suas chances de conseguir um emprego. 

Além disso, pode contribuir para a transformação e evolução da sua carreira.