Soft Skills vs Hard Skills: qual a diferença e exemplos

Soft skills vs hard skills: leia o texto e descubra o que é, além disso, confira alguns exemplos que te ajudarão a entender melhor sobre o assunto. 

Anúncios

Você já ouviu falar em soft skills e hard skills? Esses termos são muito usados ultimamente, principalmente na descrição de vagas de empregos. 

No entanto, muitos profissionais ainda não sabem o que eles significam, sua importância e qual é a diferença entre esses dois termos. 

Para adiantar, gostaria de destacar que, apesar de possuir termos difíceis de pronunciar, são bem mais simples do que imagina. 

Continue a leitura e descubra o que são e alguns exemplos. 

O que você encontrará neste texto?

  • Soft skills vs hard skills: quais são as diferenças?
  • Exemplos de soft skills;
  • 1. Criatividade;
  • 2. Persuasão;
  • 3. Proatividade;
  • Exemplos de hard skills;
  • 1. Inglês fluente;
  • 2. Pacote Office;
  • 3. Tecnologia da Informação;
  • Conclusão. 

Soft skills vs hard skills: quais são as diferenças?

A principal diferença é que o soft skills refere-se às habilidades comportamentais que uma pessoa tem. 

Podem ser características da personalidade, qualidades, pontos fortes, habilidades sociais ou emocionais (exemplos mais adinate).

Os soft skills estão muito ligados a forma como tratamos as pessoas e também como nos comportamos diante das situações, por isso, as empresas valorizam muito alguns soft skills.

Isso porque, são muito importantes para o desenvolvimento da organização, cumprimento de metas e também para garantir a harmonia entre os membros da equipe. 

Geralmente, as soft skills são bem mais requisitadas do que as hard skills. Para entender melhor, você precisa descobrir o que são hard skills.  

Hard skills são as habilidades ou competências técnicas que um profissional possui e podem ser comprovadas por diplomas, certificados, cursos, tempo de experiência na carteira, portfólio, etc. 

Como disse antes, as soft skills são mais valorizadas, pois estão ligadas às habilidades interpessoais de um profissional.

Um exemplo, do que adianta ter um profissional com diploma na equipe, mas que não tem inteligência emocional, não sabe trabalhar em equipe e nem ouvir?

Certamente, todo o time será afetado, em consequência disso, o desenvolvimento da empresa também. 

Exemplos de soft skills

Como já foi dito, os soft skill são as habilidades comportamentais, em especial, interpessoais

Por isso, são cada vez mais valorizadas por grandes empresas, inclusive, são habilidades transferíveis, ou seja, podem ser aproveitadas em diferentes profissões ou carreiras. 

Portanto, se quiser se destacar no mercado de trabalho e deixar seu currículo mais competitivo, veja abaixo alguns exemplos de soft skills mais desejadas pelos recrutadores. 

1. Criatividade

A criatividade é uma habilidade muito desejada pelas grandes empresas. Ter um pensamento criativo te dará mais destaque e sucesso no desenvolvimento das suas atividades.. 

Ela pode ser um talento nato, contudo, também pode ser adquirida com prática e persistência. 

Leia o texto e descubra🔜 como desenvolver a criatividade no trabalho.

2. Persuasão 

A persuasão é uma habilidade necessária em todas as áreas da nossa vida. No mercado de trabalho, um profissional persuasivo pode somar muito no time, principalmente no departamento comercial. 

Uma pessoa persuasiva tem o poder de envolver e convencer com muita facilidade e encantamento. 

Inclusive, essa habilidade também pode ser desenvolvida mediante alguns passos. Leia o texto e descubra o que é poder de persuasão e como exercê-lo durante a carreira. 

3. Proatividade

Uma pessoa proativa consegue se antecipar aos problemas e apresentar soluções com eficácia e agilidade. 

Além disso, esse profissional sabe organizar suas ideias e planejar o próximo passo com eficiência. 

Certamente, um time é muito beneficiado com um colaborador proativo, não é à toa que esse soft skill é muito valorizado pelas empresas. 

Leia o texto e descubra🔜 como ser uma pessoa mais proativa no ambiente de trabalho, assim, deixe seu perfil profissional ainda mais competitivo. 

Além das opções citadas acima, ainda existem outras habilidades comportamentais requisitadas por grandes e pequenas empresas, por exemplo:

  • Empatia;
  • Liderança;
  • Trabalho em equipe;
  • Comunicação;
  • Positividade;
  • Inteligência emocional;
  • Motivação;
  • Paciência;
  • Transparência;
  • Gerenciamento de tempo.

Exemplos de hard skill

Soft skills vs hard skills: habilidades comportamentais e técnicas importantes na carreira

As hard skills são competências técnicas que podem ser aprendidas e comprovadas de diferentes formas, por exemplo, cursos. 

Portanto, qualquer pessoa pode desenvolver também. Existem alguns hard skills que também podem ser transferíveis. 

Veja alguns exemplos.

1. Inglês fluente

Ter um inglês fluente pode te proporcionar muitos benefícios na carreira, entre eles: 

Essa competência técnica pode ser facilmente adquirida através de cursos técnicos ou até mesmo graduação. 

Inclusive, você encontra cursos gratuitos de nível básico ou até intermediário na internet. 

Ter inglês fluente, certamente, pode ser útil em diversas carreiras e profissões, além disso, pode facilitar uma transição de carreira com melhores condições. 

2. Pacote Office

Pacote Office é um programa com vários aplicativos de escritório com diferentes sub-programas de produtividade. O profissional que domina essas ferramentas sabe processar textos, fazer planilhas de cálculos, métricas, apresentação gráficas e muito mais. 

Essa competência pode ser útil em diferentes profissões e também deixará seu perfil profissional mais atrativo. 

Você pode aprender a manusear o Pacote Office através de cursos gratuitos, por exemplo, na Fundação Bradesco. 

emprestimo-pessoal-bradesco
CONTINUAR

3. Tecnologia da Informação

Esse profissional pode trabalhar em diferentes áreas e desenvolver variadas funções. Essa carreira está super em alta e a procura por candidatos com essa hard skills é muito grande. 

Sendo assim, vale muito a pena conhecer a profissão e ver se simpatiza tecnicamente com alguma função. Observe abaixo outros exemplos de hard skills:

  • Gestão de pessoas;
  • Domínio de CSS;
  • Gestão de projetos;
  • Edição de imagens;
  • Operação de máquinas e sistemas;
  • Escrita criativa ou técnica;
  • Habilidades para cálculos matemáticos;
  • UX Design.

Conclusão

Como pode ver a soft skills e hard skills são essenciais para a nossa carreira. Antigamente, os recrutadores selecionavam os profissionais baseados nas suas habilidades técnicas, ou seja, hard skills

No entanto, no novo mercado de trabalho, as competências comportamentais são muito valorizadas e podem ter até mesmo caráter eliminatório em um processo seletivo. 

Portanto, estude e busque sempre melhorar seu currículo, entretanto, não esqueça de se autoconhecer para saber destacar suas habilidades comportamentais em uma entrevista de emprego. 

Trends