Vagas afirmativas: o que são e importância no mercado de trabalho

As vagas afirmativas vêm se tornando cada vez mais frequentes no mercado de trabalho, e isto se deve à popularização dos termos inclusão e diversidade.

Anúncios

A ideia central desse tipo de vaga é fornecer oportunidades a quem enfrenta desafios sociais pelos mais diversos motivos.

Mas, afinal de contas, o que são as vagas afirmativas? Quais tipos existem? Qual a diferença da tradicional vaga para PcD?

Essas e outras questões serão respondidas ao longo do conteúdo de hoje, portanto, se deseja ficar por dentro do assunto, continue a leitura!

O que são vagas afirmativas?

Você já parou para pensar em quais aspectos costumam ser avaliados em uma entrevista de emprego?

Talvez tenha pensado em aspectos profissionais e estudantis, mas, se formos parar para avaliar, não são raros os casos de profissionais capacitados que se encontram fora do mercado de trabalho. Por que isso acontece?

Se agora você pensou em itens como aparência, classe social e até mesmo identidade é bem provável que esteja certo, afinal de contas, não podemos ignorar o fato de que ainda existe o tal “perfil ideal” nos processos de recrutamento, e na maioria dos casos, esse perfil nada tem a ver com currículo.

As vagas afirmativas têm por intuito mudar esse cenário, visto que nada mais são do que oportunidades voltadas a um público-alvo específico.

Em geral, estes públicos-alvos são as chamadas minorias. Então, na prática, funciona assim: não tem como um determinado perfil ser excluído, se a vaga é justamente para ele.

Embora seja uma prática que busca trazer igualdade, é um pouco triste pensar que as vagas devem ser separadas para que minorias tenham acesso às oportunidades.

Mas, de modo modo, se você enfrenta dificuldades para conseguir emprego em virtude do seu perfil, saiba que uma vaga afirmativa pode ser a solução.

+Sinais de desvalorização no trabalho e como isso afeta o colaborador  (oadministrador.com).

Que tipos de vagas afirmativas existem?

Conforme conversamos anteriormente, as vagas afirmativas são aquelas voltadas a públicos-alvos específicos, que, em geral, são as chamadas minorias.

E, caso você não esteja familiarizado a este termo, vamos agora a uma explicação breve.

De acordo com o Oxford Languages, o conceito de minorias é: “subgrupo existente dentro de uma sociedade que se considera e/ou é considerado diferente do grupo maior e/ou dominante, em razão de características étnicas, religiosas, ou de língua, costumes, nacionalidade etc., e que, por essa razão, não tem os mesmos direitos e/ou as mesmas oportunidades que o grupo majoritário, ou é alvo de discriminação ou preconceito”.

Com essa explicação podemos compreender que as minorias costumam ter seus acessos e direitos negado em virtude da discriminação causada pelas diferenças do que é considerado “comum”.

Então, vagas afirmativas sempre serão voltadas a estes públicos, a fim de diminuir essas diferenças, e oferecer oportunidades. Veja alguns exemplos:

Vagas exclusivas para mulheres

Você certamente já deve ter visto inúmeros casos de mulheres serem recusadas para cargos de liderança ou chefia.

Isso acontece pela concepção descabida de que mulheres não são tão competentes quanto homens. 

As vagas afirmativas exclusivas para mulheres visam oferecer oportunidade de ingresso e crescimento, a fim de modificar esse cenário.

Vagas afirmativas para pessoas negras

Pessoas negras enfrentam sérios problemas causados pelo preconceito na conquista de empregos.

Infelizmente não são raros os casos em que um profissional competente é recusado em virtude da cor de pele e traços.

As vagas afirmativas para pessoas negras têm por intuito promover o ingresso e o desenvolvimento destes profissionais no mercado, mantendo-lhes distantes do racismo estrutural do mercado de trabalho.

Público LGBTQIA+

As vagas afirmativas para o público LGBTQIA+ buscam promover diversidade por meio da quebra dos preconceitos em virtude da orientação sexual e da identidade de gênero.

Com isso, pessoas gays, transexuais, não-binárias e de tantos outros grupos têm acesso às oportunidades, sem que a sua identidade se torne um problema.

Baixa renda

Você já parou para pensar no quão difícil pode ser conseguir um emprego para alguém que vive em situação de vulnerabilidade social e financeira?

Especialmente pessoas em situação de rua são as que enfrentam desafios maiores, mas, o mesmo ocorre com jovens vindos de famílias em situação de extrema pobreza.

As vagas afirmativas para pessoas de baixa renda são aquelas que têm como requisito a classificação de renda.

A ideia é garantir o ingresso dessas pessoas no mercado, a fim de promover melhores oportunidades de vida.

+40

Por fim, o preconceito com pessoas com mais idade também é algo bastante recorrente no mercado de trabalho.

Com isso, pessoas com mais de 40 anos que se vêem desempregadas enfrentam uma séria dificuldade em se realocar.

As vagas afirmativas +40 têm por intuito garantir oportunidades a estes profissionais, eliminando a ideia de que o mundo do trabalho é para os jovens.

Vagas para PcD x Vagas afirmativas: qual a diferença?

Após conferir a lista, você deve ter notado que não incluímos as vagas para PcD entre as vagas afirmativas.

Mas, isso ocorreu apenas porque ainda existe muita dúvida sobre esse assunto, por isso, resolvemos separar um tópico para explicar o assunto detalhadamente.

Afinal de contas, existe diferença entre vagas afirmativas e vagas para PcD? 

Conforme explicamos, vagas afirmativas são aquelas voltadas a um público-alvo específico, com o intuito de garantir o acesso ao mercado de trabalho.

E, não podemos ignorar o fato de que pessoas com deficiência também enfrentam muitos empecilhos na conquista de oportunidades.

Por isso, podemos dizer que sim, uma vaga para PcD é sim uma vaga afirmativa, de modo que este é um dos tipos que existem.

Mas, é importante esclarecer que, toda vaga para PcD é uma vaga afirmativa, mas, nem toda vaga afirmativa é para PcD. Essa explicação se faz necessária porque muitos ainda consideram os dois tipos de vagas como sinônimos.

Por fim, depois de saber como as vagas afirmativas funcionam, o que acha de buscar oportunidades com base em seu perfil, caso tenha direito? Certamente o caminho será muito mais simples!

+Leia também: Vagas para PcD: onde encontrar e quais os direitos garantidos – O Administrador.