Analista de Comunicação: saiba tudo sobre o cargo

O cargo de analista de comunicação se tornou mais comum e necessário nas empresas. Afinal, já ficou claro que a comunicação é necessária para empresas, pessoas e qualquer um que queira passar uma mensagem clara e ser bem entendido.

Anúncios

Ter alguém responsável por fazer essa comunicação de maneira assertiva, assim como entender a sua persona e público alvo e trabalhar em cima disso, auxilia diretamente no crescimento da empresa e no impacto dos seus ganhos. 

Para entender melhor sobre o cargo, neste post você vai conferir:

  • O que faz um analista de comunicação?
  • Quais as funções do analista de comunicação?
  • Quanto ganha esse profissional?
  • Qual é a sua formação?
  • Principais habilidades do analista de comunicação

O que faz um analista de comunicação?

De forma simplista, um analista de comunicação é responsável por montar todo o alicerce da comunicação que será feita pela agência de publicidade, assim como as ações de marketing online e offline, e, em muitos casos, até da comunicação interna da empresa. 

Tudo isso porque é esse profissional que define os parâmetros das mensagens que serão passadas a seus clientes, futuros clientes e funcionários da empresa. 

Esses parâmetros envolvem o tom da mensagem, a linguagem abordada, e tudo o que for referente. 

Ele também atende a imprensa caso seja necessário, e é como se fosse o porta voz da empresa. Todo o relacionamento com mídia ou parcerias é feito pelo analista de comunicação, que faz esse intermédio entre outras empresas e sócios. 

Quais as funções do analista de comunicação?

As funções neste cargo são bem amplas, mas podem ser listadas da seguinte forma:

  • Elabora planejamento estratégico de comunicação
  • Cria propostas e relatórios
  • Desenvolve produtos e serviços de comunicação em conjunto com equipe de marketing e publicidade
  • Seleciona e distribui clippings sobre temas de interesse da empresa
  • Desenvolve relacionamento com a mídia
  • Seleciona clippings de interesse da empresa
  • Monitora a imagem da empresa
  • Cria as campanhas institucionais para valorizar a marca
  • Identifica fornecedores de serviços de comunicação 
  • Supervisiona o trabalho desses fornecedores

Ou seja: tudo o que está relacionado à comunicação da empresa e a imagem que ela passa, é responsabilidade do analista de comunicação. 

Quanto ganha um analista de comunicação?

O salário varia conforme a sua formação, suas capacitações extracurriculares e o tamanho da empresa em que vai trabalhar. 

Segundo o site Vagas, a média salarial de um analista de comunicação é de R$ 3.936,00. 

Esse cargo costuma ser dividido em júnior, pleno e sênior. Quanto maior a categoria, maior o salário, e as atribuições do cargo também são diferentes. 

SAIBA MAIS SOBRE O VALOR
CONTINUAR

Qual é a formação do analista de comunicação?

Normalmente, um analista é formado em comunicação social com habilitação em jornalismo ou publicidade e propaganda. 

Porém, ele também pode ter ensino superior em marketing, relações públicas, eventos ou outras áreas correlatas, desde que tenha acumulado experiências na área, facilidade de comunicação e outros cursos complementares. 

Cursos complementares

Por tratar de um assunto totalmente mutável, o analista de comunicação tem uma missão, que está sempre preparado para passar mensagens assertivas e evitar crises. 

Por isso, ele precisa se atualizar constantemente sobre o que acontece nesse ramo e aprender as melhores práticas, afinal, quanto melhor for direcionada a sua comunicação, mais chances de crescimento para esse profissional existem. 

Alguns cursos essenciais são nas seguintes áreas:

  • Técnicas de oratória e comunicação 
  • Redação e escrita criativa
  • Comunicação interna
  • Buyer persona e brand persona
  • Brand advocate
  • Marketing Digital
  • Redes sociais
  • Gestão de crise
  • Facilidade com informática e tecnologias em geral
  • Storytelling
  • Sucesso do cliente
  • Básico sobre marketing e vendas

E outros. Lembrando que quanto mais o comunicador souber a respeito da empresa que ele trabalha e da sua posição em relação ao mercado de trabalho, maiores são as chances da sua comunicação ser efetiva em todos os âmbitos. 

Todos os temas citados podem ser encontrados facilmente em cursos livres de atualização, capacitação profissional, ou até mesmo especializações, como MBA ou pós-graduações. 

O importante é sempre se atualizar e não se deixar ser engolido pela quantidade de informações da área. 

Entender o que é pertinente para a empresa faz toda a diferença. 

Principais habilidades do analista de comunicação

O profissional analista de comunicação precisa ter consigo algumas habilidades essenciais para o bom desenvolvimento de seu trabalho e a certeza de bons resultados. 

Por mais que as capacidades técnicas sejam essenciais, algumas outras sociais e emocionais fazem toda a diferença, afinal, comunicação trata de relacionamentos e está diretamente ligado com as pessoas. 

Portanto, algumas características essenciais do analista de comunicação são:

Boa escrita

Uma escrita clara é essencial nessa função. Dominar a língua portuguesa e até mesmo outra que seja referente à empresa, é essencial para entregar um bom trabalho, conseguir fazer uma boa abordagem através do online ou do offline e passar uma boa imagem. 

Facilidade em se comunicar

Falar bem e conseguir se comunicar sobre diferentes temas também é um grande diferencial. Ter a postura adequada, falar corretamente as palavras, entender como usá-las em cada circunstância, faz parte do papel do analista de comunicação. 

Sem isso, ele não consegue crescer na profissão, essa é a essência do seu trabalho. 

Conhecer sobre sucesso do cliente

Existe uma categoria hoje muito importante chamada customer success ou experiência de sucesso do cliente, em que o consumidor da marca se torna o centro da criação das campanhas de marketing, publicidade e comunicação em geral. 

Essa categoria consiste em entender as dores e necessidades desse cliente e lhe oferecer o melhor, pensando não apenas em vender, mas oferecer uma experiência satisfatória de compra. 

Dessa maneira, ele se fideliza com a empresa, dá bons feedbacks, indica para outros clientes e a reputação daquela instituição vai lá em cima. 

É extremamente importante conhecer desse processo. 

Empatia e percepção de dados

Essa é uma profissão que está focada em criar relacionamentos de longo prazo e por isso, exige escuta ativa com empatia para com o seu cliente, consumidor, fornecedor e funcionário, assim como analisar os dados que recebe para incorporar melhores no processo comunicativo. 

Parece complicado, mas nada mais é que ouvir com atenção e entender o que as pessoas esperam daquela empresa, e juntar com o que a instituição pode oferecer.

O trabalho do analista de comunicação é essencial para qualquer empresa, já que ele conta com todas essas habilidades e outras mais. 

Gostou do conteúdo?

Aproveite para ler também “Profissões em alta 2021: 10 profissões para ficar de olho esse ano!”.

Trends