Como administrar o dinheiro do mês? 5 dicas para começar agora

Mesmo sendo algo de extrema importância para todos, é raro termos uma educação financeira de forma adequada.

Anúncios

Desse modo, é comum nos vermos em uma bola de neve de dívidas, por isso, neste artigo iremos dar dicas de como administrar dinheiro.

Sabemos que está cada vez mais complicado guardar dinheiro. Não é uma tarefa tão simples e requer disciplina, mas não é impossível! E seguindo nossas dicas, ficará ainda mais fácil atingir seus objetivos financeiros.

Quer saber como respirar mais aliviado no fim do mês? Então leia este artigo até o final!

Aqui, você vai conferir:

  • Como administrar seu dinheiro com inteligência
  • 5 dicas para administrar dinheiro
  • Vantagens de usar apps para administração financeira
CONSIGA DINHEIRO RÁPIDO
CONTINUAR

Como administrar seu dinheiro com inteligência

Como citado anteriormente, a educação financeira é muito importante, porém ainda escassa no Brasil. Apesar do nome assustar, o princípio básico dessa prática é saber gerenciar recursos e despesas de forma inteligente. 

Há coisas simples que ajudam a poupar, como por exemplo, gastar menos do que ganha, fazer lista de compras antes de ir ao supermercado, criar uma poupança, entre outras coisas que você pode conferir nos tópicos abaixo.

5 dicas para administrar dinheiro

Com as dicas de como administrar dinheiro que você verá a seguir, fica possível conquistar seus objetivos. Basta ter cuidado com seus ganhos e gastos, saber poupar e não desviar do seu foco.

As dicas também ajudam no planejamento e organização das suas finanças. Confira!

Crie um orçamento mensal

O primeiro passo para administrar bem seu dinheiro é criando um orçamento mensal. Para isso, é preciso começar colocando o seu salário líquido. Em seguida, é necessário registrar todas suas contas fixas, ou seja, as contas que chegam todo mês, como água, luz, internet, aluguel, entre outras.

Além das contas fixas, é preciso registrar todos os seus gastos, seja com Ifood, Uber, saídas nos fins de semana, gastos com produtos de higiene pessoal, enfim, todos os gastos mesmo.

Controlar o seu “fluxo de entrada e saída” significa que você não se encontrará em uma situação em que gastou o dinheiro de um mês em uma semana, evitando ficar no vermelho e devendo no fim do mês.

Evite compras por impulso

Sem dúvidas essa é uma das ações mais traiçoeiras para aqueles que desejam controlar os gastos. Para quem tem mania de comprar por impulso, não há outra escapatória a não ser o auto controle.

Algumas maneiras de controlar essas compras, é através de listas. Assim, seguindo o que já foi programado antes, fica mais difícil sair do planejado e gastar mais.

Também é bom reservar um tempo para pensar antes de realizar de fato a compra.

Crie um fundo de emergência

Imprevistos podem acontecer, e por vezes, de forma desagradável. Sendo assim, é imprescindível ter um fundo de emergência para quando essas surpresas desagradáveis acontecerem.

O ideal é ter o equivalente a 6 meses de gastos com despesas em uma poupança. Se essa situação não couber na sua realidade, foque no equivalente a 2 meses. 

CONSIGA DINHEIRO RÁPIDO
CONTINUAR

Faça uso da economia compartilhada

A economia compartilhada é uma novidade que chegou junto com a tecnologia. Ao mesmo tempo que essa ação ajuda a economizar, também pode servir como renda extra.

Existem aplicativos e plataformas que já fazem parte do dia a dia das pessoas, e por ser algo tão presente no cotidiano, as pessoas deixam de enxergar uma oportunidade ali.

De modo resumido, a economia compartilhada é baseada na troca e compartilhamento de acesso a produtos, serviços e conhecimento.

Bla Bla Car, AirBnB e Waze são bons exemplos de aplicativos e plataformas de economia compartilhada.

Apps para administrar dinheiro

Deixar para fazer toda a organização financeira à moda antiga, com papel e caneta, pode complicar um pouco esse processo. E não queremos complicação, certo?

Assim sendo, existem aplicativos, alguns gratuitos, que podem ser ótimos auxiliadores neste momento! 

Separamos algumas opções para vocês, alguns contam com recursos para criar orçamentos semanais, mensais e anuais e mostram seus gastos em planilhas e gráficos para que você possa visualizar melhor para onde está indo seu dinheiro. 

Confira os melhores apps

  • Organize: apresenta uma espécie de painel com as principais despesas do usuário e as respectivas porcentagens sobre o total de saídas, além de classificar os gastos em categorias e subcategorias. O aplicativo tem versão gratuita, com recursos básicos, e outra paga, com mais recursos. Está disponível para para Android e iOS;
  • Minhas Economias: conta com ferramentas de controle, gerenciador de sonhos, gráficos e relatórios para que você fique de olho no seu dinheiro. Ao criar uma conta no aplicativo, o planejamento financeiro é sincronizado com todos os dispositivos. Também disponível para iOS e Android;
  • Meu Dinheiro: ótimo para aqueles que precisam acompanhar o fluxo de caixa pessoal, familiar ou até de pequena empresa. O usuário pode visualizar receitas e despesas por categoria bem como controlar gastos com o cartão de crédito, além de poder anexar comprovantes de pagamento e importe SMS bancário;
  • GuiaBolso: com parceria com os bancos Santander, Itaú, Banco do Brasil, Bradesco e HSBC, basta colocar sua conta e sua senha eletrônica para que o GuiaBolso comece a te ajudar a planejar seus gastos do mês de maneira segura;
  • MoneyWise: ajuda o usuário a criar orçamentos para atingir metas e não ficar mais no vermelho. Os dados podem ser exportados para o computador e importados em um app de planilhas e servem para o usuário fazer um orçamento semanal, quinzenal ou mensal. Disponível apenas para Android.

Vantagens de usar apps para administração financeira

Os aplicativos para administrar dinheiro apresentam inúmeras vantagens, como a facilidade em cadastrar informações e calcular os gastos.

Desse modo, é mais fácil evitar erros nos cálculos e esquecimento do pagamento de alguma conta, já que alguns aplicativos contam ainda com alertas em dias de vencimentos.

Além disso, os gráficos e os relatórios proporcionam uma visão interativa dos dados, contribuindo para uma análise mais confiável das finanças.

Os apps estão sempre na palma da nossa mão, visto que levamos o celular para todo lugar que vamos. Só esse ponto já facilita muito a vida financeira.

Gostou do conteúdo?

Aproveite para ler também Injúria racial no ambiente de trabalho: entenda para não cometer esse erro

Trends