O que estudar para o Concurso Caixa 2024: Prepare-se!

O Concurso Caixa está chegando, visto que no dia 26 de maio de 2024 você poderá concorrer a um cargo público na Caixa Econômica Federal.

Anúncios

As inscrições vão até dia 25 de março, e se você ainda não fez a sua, corra para garantir a oportunidade de participar.

+Confira o edital Concurso Caixa Econômica Federal 2024

Mas, se você já se inscreveu, este é o momento para se preparar e aumentar as chances de conquistar uma das 4.050 vagas anunciadas.

Quer saber o que estudar para esse concurso? Então, continue sua leitura e confira todas as dicas!

Concurso Caixa 2024: uma oportunidade para mudar de vida 

Você certamente já deve ter escutado alguém dizer que os funcionários da Caixa Econômica Federal contam com condições excelentes de trabalho.

E, de fato, essa é uma afirmação verdadeira, visto que cargos públicos, especialmente no setor bancário tendem a oferecer melhores oportunidades e um dia a dia profissional mais confortável.

 Então, se você sempre quis ter a chance de trabalhar em uma agência bancária, com diversas garantias e ainda contar com o frescor do ar condicionado, essa é a sua chance!

Ao todo serão oferecidas 4.050 vagas distribuídas por todo o Brasil, e para conseguir uma delas, basta obter a aprovação no Concurso Público, composto por diversas etapas, incluindo prova objetiva e redação.

A Caixa Econômica não abria concurso desde 2014, portanto, essa pode ser uma chance única para quem deseja mudar de vida.

Quais matérias serão cobradas e o que estudar para cada uma?

Anteriormente falamos que o Concurso Caixa 2024 conta com diversas etapas, dentre elas, se destacam a prova objetiva e a redação, que têm caráter eliminatório já na primeira fase.

Isso significa que, para evoluir para as outras fases do concurso é crucial que você seja aprovado na prova e na redação.

É importante dizer que ambas as avaliações rendem pontuação, e os candidatos que obtiverem as maiores pontuações irão para a outra fase.

Então, é muito importante que você se prepare, visto que quando tiver com o papel e caneta na mão, será a verdadeira hora do “agora ou nunca”.

Veja quais matérias costumam ser cobradas nessa fase, e o que estudar em cada uma delas.

Língua Portuguesa

A Língua Portuguesa é uma matéria básica para qualquer concurso, visto que é crucial que você tenha boas habilidades com interpretação de texto para a prova objetiva.

Além disso, durante a redação são avaliadas capacidades de escrita, pontuação, persuasão e construção de raciocínio.

Então, faça uma boa revisão nos princípios básicos da Língua Portuguesa, incluindo:

  • Grafia correta;
  • Uso de pontuações;
  • Pronomes;
  • Figuras de linguagem;
  • Interpretação de texto;
  • Acentuação de palavras.

Uma boa forma de estudar para esta matéria é por meio da leitura, que te auxiliará na construção de vocabulário.

Matemática

Quando falamos em Matemática, muitos já se assustam, e até pensam que as chances de passar no Concurso Caixa 2024 são baixas, por não se darem bem com a matéria.

Mas, não se preocupe, você não precisará ser um profissional em matemática para passar na prova (a não ser que almeje cargos de nível superior).

Então, busque pelos conceitos básicos de matemática, dando uma atenção especial à resolução de problemas médios e complexos.

Além disso, foque em geometria, cálculos básicos, porcentagem, frações e demais conteúdos que podem contribuir para o dia a dia bancário.

Raciocínio Lógico

Seguindo a linha da matemática, o raciocínio lógico será de extrema importância durante a prova objetiva.

Isso porque, muitas das questões não requerem necessariamente um conhecimento aperfeiçoado, e sim a capacidade de avaliar as coisas logicamente.

Então, invista em exercícios e técnicas de raciocínio lógico, pois certamente te ajudará durante a prova.

+7 testes de lógica para desafiar a sua mente.

Atualidades

Estar atualizado sobre o que ocorre no mundo é de extrema importância para se dar bem em provas de concurso.

Isso porque, além de fatos históricos, é comum que as questões abordem temáticas atuais, e estar por dentro do assunto certamente te ajudará a responder.

Lembre-se que quando falamos em atualidades nos referimos a fatos importantes para o Brasil e para o mundo, e não qualquer coisa que tenha caído na mídia. Fique ligado (a)!

Ética

Muitas das questões do Concurso Caixa 2024 podem abordar princípios éticos, a fim de compreender o perfil dos candidatos.

Então, faça uma boa pesquisa acerca de conceitos éticos, pois isso te ajudará a compreender quais as respostas mais adequadas para cada questão.

Além disso, o conhecimento em Ética pode te auxiliar na construção de uma redação mais rica e persuasiva.

Legislação Específica

Embora as vagas do Concurso Caixa 2024 não sejam para o setor de direito, é importante que os candidatos tenham conhecimentos de legislação específica.

Isso significa que vale dar uma passada em conteúdos sobre legislação tributária, financeira e empresarial.

Além disso, fique de olho nas determinações legais para cargos públicos, pois isso também pode cair na prova, mesmo que indiretamente.

Atendimento

Uma das atribuições básicas dos funcionários da Caixa Econômica Federal é o atendimento ao público.

Por isso, é importante que você estude sobre técnicas e estratégias de atendimento, que permitam proporcionar satisfação e segurança às partes envolvidas.

Em geral, questões que envolvem essa temática costumam incluir situações, e questionar qual a postura adequada a se tomar para solucioná-la.

Então, contar com conhecimentos nesse setor pode te ajudar a encontrar as melhores soluções, e aumentar as chances de acertar a resposta.

Então, agora que já sabe o que estudar, monte um bom cronograma, e certamente terá boas chances de arrasar no próximo dia 26 de maio!

Conhecimentos Bancários

Por fim, apostar em estudos de Conhecimentos Bancários também pode te auxiliar na realização da prova do Concurso Caixa 2024.

Isso porque, é de conhecimento que a rotina de um ambiente bancário é repleta de procedimentos de segurança, responsabilidades e operações específicas.

Então, vale se antecipar e buscar se informar acerca destes procedimentos, assim como é importante saber sobre as principais operações e serviços oferecidos em ambiente bancário.

Lembre-se que a ideia do concurso é justamente selecionar os participantes mais preparados, então, todo tipo de conhecimento extra poderá te ajudar.

Leia também: 5 aplicativos para ajudar na rotina de estudos – O Administrador