Profissões em alta 2024: 10 profissões para ficar de olho esse ano!

O ano de 2020 fechou com muitas oportunidades, principalmente nos setores da saúde, finanças e tecnologia. O desafio agora é encontrar profissionais qualificados para tomar posse das vagas em aberto.

Anúncios

As informações dadas a seguir, tem como referência principal uma pesquisa feita pelo LinkedIn, rede social de trabalho e carreira. Tal estudo mostra com exatidão as principais categorias procuradas. Confira!

CONFERIR
CONTINUAR

10 profissões em alta 2021!

1 – Médicos, enfermeiros e profissionais de saúde especializados

À princípio, o ano de 2020 foi marcado drasticamente por super lotação em UTIS, poucas vagas, falta de insumos e profissionais qualificados. Dessa forma, no meio ao caos, a COVID-19 movimentou tanto a contratação, como a procura de profissionais da saúde especializados em terapia intensiva.

Como razão, o crescimento bateu o recorde e teve um crescimento de 820%, quando comparado ao ano de 2019. As principais cidades que contrataram esses profissionais foram São Paulo, Porto Alegre, Rio de Janeiro e Belo Horizonte.

Aproveite e leia também👇👇👇

“Crescimento Profissional de Enfermagem, entenda sua relevância”

2 – Cargos em tecnologia lideram o segundo lugar de profissões em alta 2021

O que já estava em expansão ganhou mais força por conta do isolamento social. Período em que muitos foram obrigados a migrar para a modalidade de trabalho home office. Ou então, implementar sistemas de delivery e vendas online.

No ano passado, a contratação dos profissionais de tecnologia manteve-se constante. Os destaques são as seguintes ocupações:

Se você tem afinidade nessa área, considere seriamente a opção de se especializar no setor. Pois, além da demanda ser grande e estar em expansão, são poucos profissionais capacitados disponíveis no mercado de trabalho.

 

3 – Farmacêuticos e pesquisadores

De acordo com os dados da rede social, o Instituto Butantan, IQVIA e o PRA Helth Sciences são os que mais contrataram em 2020. De fato, a demanda por estudos e pesquisas para o combate à pandemia foi grande. Aliás, dentro do grupo de contratações, 73% das vagas foram preenchidos por mulheres.

4 – Cargos em vendas e desenvolvimento de negócios

Reinvenção, essa foi a palavra mais ouvida de 2020. Pois, para sobreviver e evitar a falência, muitos negócios precisaram se adaptar com a nova realidade. Como resultado, a procura por profissionais competentes para orientar grandes e pequenas empresas cresceu em 2021.

Caso, essa seja uma área que o interesse, as profissões mais promissoras para investir são:

5 – Especialistas em E-commerce

Antecipadamente, a contratação de especialistas em e-commerce aumentou cerca de 43%. As profissões mais destacadas foram, e ainda continuam sendo: técnico em logística, analista de estoque, analista e gerente de e-commerce.

A saber, as cidades que mais movimentaram a contratação formal desses profissionais foram São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre e Curitiba.

Saiba mais sobre a profissão, leia também👇👇👇

6 – Profissionais de conteúdo digital

Os profissionais de conteúdo digital são fortemente uma tendência de profissões do futuro. Com a propagação da internet e negócios digitais, a forma de apresentar e vender um produto mudou.

Afinal, hoje é preciso conquistar e ganhar a confiança do cliente, e um dos gatilhos e estratégias mais poderosos são o Marketing de Conteúdo. De fato, a pandemia resultou também na expansão desse setor.

Dessa forma, os especialistas em vídeos e mídias sociais, viram-se diante de muitas oportunidades. Pois, as grandes e pequenas empresas se reformularam e começaram a investir fortemente na produção de conteúdo digital.

Nessa área, o crescimento foi de 74% e os cargos mais requisitados são os seguintes: Coordenador de conteúdo digital, editor de vídeo e Youtubers. A tendência trouxe, inclusive, uma alta na migração de jornalistas e publicitários.

 

7 – Especialistas em Marketing Digital

As ações de Marketing Digital se tornaram um requisito primordial a todos os negócios que desejam se manter de pé. Por consequência, a categoria atraiu um público jovem na faixa etária de 24 anos.

A carreira do especialista em Marketing Digital caminha lado a lado com a produção de conteúdo e área de tecnologia. Portanto, as profissões em alta mais procuradas em 2021 são:

Talvez esses assuntos também possam interessar 🙂

8 – Profissionais de finanças

Os profissionais de finanças têm sido os “salvadores”, quando falamos em amenizar os impactos da crise econômica. Dessa forma, os bancos e as corretoras de investimentos são os que mais movimentaram o procedimento de contratação. Tendo como destaque as seguintes profissões:

  • Diretor financeiro;
  • Corretor de ações;
  • Consultor de serviços financeiros;
  • Contador e supervisor de contas a receber.

 

9 – Telemarketing

O aumento foi de 67% e atraiu um público bem jovem, cuja média de idade é de 21 anos, com bacharelado. Conforme o LinkedIn menciona, a categoria de telemarketing também foi a responsável por várias transições de carreiras.

Pois, enquanto muitas lojas fecharam as portas, outras investiram na contratação de telemarketing e vendas online. O que resultou em ótimas oportunidades de negócios.

 

10 – Cargos de apoio à saúde

Os cargos suplementares, como balconista de farmácia, assistentes de saúde e operações clínicas tem um papel importante na geração de empregos. Sendo responsável por 64% das contratações. Entre as principais profissões estão: assistente de farmácia, consultor de saúde, gerente de operações clínicas, encarregado e coordenador médico.

 

Gostei dessas profissões e quero dar início à carreira, como devo prosseguir?

Se a sua intenção é seguir o curso e dar início às profissões em alta 2021, antes de mais nada, autoavalie-se e veja quais são dos seus dons e vocação. Finanças? Tecnologia? Vendas?

Capacite-se!

Capacite na sua aérea e busque sempre novas oportunidades de conhecimento. Se você ainda não tem uma graduação, ou domínio de uma segunda língua, vá em busca. Afinal, atualmente, esses são requisitos básicos e tê-los no currículo é primordial.

Relacione-se!

Relações de Networking são de suma importância. Portanto, tenha um perfil ativo no LinkedIn e transforme as suas redes sociais em um portifólio. A primeira impressão é a que fica. Então, pense bem na imagem que deseja passar e elabore estratégias para isso.

Finalizando o assunto sobre profissões em alta 2021…

De acordo com o que foi apresentado, por mais que o último ano tenha sido difícil, foi responsável também pela criação de novas oportunidades. Resumidamente, essas são as 10 profissões que estão em alta em 2021 e você pode começar a se qualificar agora!

Trends