Ensino à Distância X Presencial: as principais diferenças

A oferta de cursos na modalidade de ensino à distância está cada vez maior. Vários segmentos da educação estão aproveitando essa modalidade, desde o ensino técnico, até cursos de pós-graduação, além dos diversos cursos livres e de curta duração.

Anúncios

Complementados por certificados de conclusão, cursos assim se tornam muito atrativos para quem deseja dar um up no histórico acadêmico.

Não só as ofertas estão crescendo, como também a procura por essa modalidade de ensino. Afinal, com o surgimento das plataformas AVA (ambiente virtual de aprendizagem) cada vez mais fáceis e intuitivas, o processo de desenvolvimento da autonomia na aprendizagem torna-se mais simples.

Porém, há quem não abra mão da educação tradicional, voltada para a modalidade presencial. Modalidade que faz parte da jornada educacional dos indivíduos, especialmente porque os estudos na educação básica ainda são ofertados obrigatoriamente no formato presencial, com exceção do período pandêmico.

Além disso, determinados cursos com ensino prático, como o curso de medicina, precisam de uma atenção maior dos alunos, sendo necessário manter o ensino presencial.

Existem constantes discussões sobre essas diferentes modalidades e, no texto de hoje, abordaremos as principais diferenças entre as educações EAD e presencial, sua qualidade e importância de cada modalidade.

Vamos te ajudar a entender o que é preciso considerar antes de escolher qual modalidade cursar. Aqui você vai conferir:

  • Ensino Presencial
  • Ensino à distância
  • Principais diferenças entre as modalidades
  • Desenvolvimento de competências através do EaD

Ensino Presencial

Antes de tudo, precisamos deixar claro que ambas as modalidades são reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC), e não existe diferença entre o diploma do ensino presencial e o ensino à distância. Já em relação à carga horária, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação demanda que as duas modalidades tenham a mesma duração.

Tendo isso em mente, vamos entender melhor como funciona o ensino presencial.

É a modalidade de ensino mais tradicional e antiga. Todo o conteúdo do curso é exibido em sala de aula, seja na escola ou outra instituição de ensino, onde os alunos e professores de reúnem em todas as aulas de maneira presencial.

Os horários seguem o calendário e respeitam o turno, que pode ser matutino, vespertino ou noturno. Outro ponto do ensino presencial, é de que o aluno precisa ter pelo menos 75% de frequência nas aulas, contabilizada pela presença em sala, para ser aprovado, além de ter uma nota na média da instituição.

Ensino à Distância

A principal característica do Ensino à Distância (EAD) é a flexibilidade, ou seja, o aluno pode assistir às aulas a hora que puder e onde puder, basta ter um dispositivo compatível com o sistema da instituição e esteja conectado à internet.

Modalidade muito comum entre pessoas que possuem uma agenda mais agitada, mas não deseja parar de se atualizar para o mercado de trabalho.

Outro ponto considerado vantagem do ensino à distância, é relacionado à economia financeira, pois os cursos EAD costumam ser mais baratos em relação aos cursos presenciais.

Além do custo da mensalidade ser mais baixo, o aluno economiza com o deslocamento e alimentação, já que ele não precisa estar fisicamente na instituição.

Principais diferenças entre as modalidades

Como comentamos anteriormente, a principal diferença entre o ensino presencial e a distância é em relação aos horários das aulas, pois o presencial exige um comprometimento maior do aluno com os horários, enquanto o EAD permite uma flexibilidade de tempo e espaço ao aluno, que pode assistir às aulas de qualquer lugar e a qualquer momento.

Outra diferença muito comentada é a respeito das avaliações. No presencial, elas são realizadas de modo tradicional, em uma sala de aula e sob a supervisão do professor, com um tempo determinado para a conclusão da prova.

Nesse formato existem também as atividades estabelecidas pelo professor, que podem ser em grupo ou individuais.

No EAD, algumas instituições contam com um polo presencial para a realização de avaliações, onde o aluno precisa ir até a universidade, na data da avaliação para poder realizá-la.

Porém, a maioria das atividades são feitas online, no Ambiente Virtual da Instituição. O tempo de conclusão para a atividade também é pré-determinado.

Os cursos presenciais proporcionam uma maior interatividade e troca de experiências com outros alunos, devido à convivência quase diária com outros colegas, fazendo com que criem laços.

Algo que raramente acontece no EAD, pois o número de encontros com o restante dos alunos da turma é bem limitado.

As duas opções proporcionam vantagens e desvantagens para o estudante. Para escolher qual modalidade seguir, é necessário fazer uma análise para ver qual se encaixa melhor.

O que não podemos fazer, com base no senso comum, é definir a educação à distância como inferior à educação presencial, pois são propostas completamente distintas.

É um erro acreditar que o ensino através de plataformas virtuais é mais fácil. Uma aula virtual exige tanto quanto uma aula presencial.

Devido à modalidade presencial ser estabelecida na vida da maioria das pessoas desde a primeira infância, estamos acostumados a esperar o material do professor, a passar a maior parte do tempo ouvindo explicações, através de um ensino passivo voltado para o docente.

Quando o aluno se depara com plataformas que exigem esforço, autodidatismo e protagonismo, ele percebe o quanto precisa evoluir.

É necessário desenvolver competências e habilidades nesse processo de educação.

Desenvolvimento de competências através do EAD

Não são poucas as habilidades necessárias para o uso de plataformas digitais para a educação à distância. O aluno que deseja incorporar a sua trajetória nessa modalidade, precisa estar disposto a aprender de forma autônoma.

Acreditando no seu potencial, ser flexível e se reinventar, sempre que for necessário. Organização e disciplina são características fundamentais para quem deseja essa modalidade.

É um processo gradual que acontece conforme o curso vai progredindo e o aluno se aventurando no curso. Cada um com sua singularidade. O mesmo acontece com a educação presencial, em que o aluno passará por situações em que será tirado completamente da zona de conforto.

As duas modalidades de ensino são importantes e possuem suas características. Cada pessoa precisa olhar para si e sua rotina, e analisar qual é a melhor opção. Ambos os formatos continuarão por muito tempo coexistindo e trabalhando juntos, visando qualificar a educação e atingir cada vez mais pessoas.

A tecnologia trará, cada vez mais, alternativas para o processo formativo tradicional que conhecemos, apostando em soluções inovadoras, principalmente nas plataformas de ensino.

Soluções que, inclusive, poderão ser utilizadas no ensino presencial como um complemento.

Gostou do conteúdo?

Aproveite para ler também “4 conceitos de marketing para quem quer empreender”. Continue acompanhando nossos conteúdos!

Trends