Liderança Participativa: O que é e como funciona?

Você já ouviu falar de liderança participativa? Com o passar dos anos e as mudanças no mundo corporativo, as organizações têm se tornado ambientes cada vez mais diversos. 

Anúncios

Esse é um fator que causa uma série de mudanças na rotina de trabalho como conhecemos.

Entre essas adaptações, um novo modelo de liderança vem ganhando cada vez mais espaço nas empresas e corporações: a Liderança Participativa.

Mas o que é e como funciona esse tipo de gestão? Será que é mesmo uma opção interessante para o futuro da empresa e de seus colaboradores?

Se você, como muita gente, ainda não está familiarizado com esse conceito de liderança, chegou a hora de saber um pouco mais sobre como ele funciona.

No conteúdo de hoje, reunimos as principais informações sobre o tema.

O texto, que será dividido em tópicos, abordará os seguintes questionamentos:

  • O que é Liderança Participativa?
  • Como funciona a Liderança Participativa?
  • Quais são os principais benefícios de uma Liderança Participativa
  • Pontos para serem levados em consideração ao adotar a Liderança Participativa
  • Conclusão

O que é Liderança Participativa?

Como o próprio nome diz, uma liderança participativa tem como pilar principal a valorização da participação dos colaboradores, fazendo com que as opiniões deles sejam levadas em consideração durante o processo de tomada de decisão. 

Ao descentralizar esse processo de decisão, determinadas informações de cunho estratégico são compartilhadas com a equipe.

Com isso, líder/gestor permite que os colaboradores possuam maior autonomia para participar das tomadas de decisão que envolvem o dia a dia da empresa.


Como funciona a Liderança Participativa?

Nesse modelo de liderança, o líder, muito mais que apenas permitir, incentiva a participação de toda a equipe nas tomadas de decisões dentro da empresa.

Afinal, essas mudanças afetam a rotina de trabalho de todos. Portanto, nada mais justo que abrir espaço para que os colaboradores possam expor suas ideias, sugestões, opiniões e até mesmo críticas.

Apesar das diferenças entre esse modelo de liderança e os mais convencionais, na liderança participativa, o líder segue mantendo a palavra final sobre os assuntos importantes que envolvem o futuro da empresa.

Também é importante ressaltar que, trabalhar sob um modelo de liderança mais participativo não quer dizer que todos os membros da equipe tomarão todas as decisões que dizem respeito ao futuro da empresa, mas sim que a participação dos colaboradores será devidamente ouvida e valorizada durante as tomadas de decisões no dia a dia corporativo.

Quais são os principais benefícios de uma Liderança Participativa?

Uma melhora no relacionamento entre líder e colaboradores

Ao perceber que o líder está disposto a ouvir os pontos de vista de cada um, e até mesmo aplicar mudanças que visam melhorar a rotina de todos, isso tende a melhorar – e muito – a relação do líder com os seus liderados.

Aumenta o nível de satisfação e motivação entre os colaboradores

Essa é uma consequência direta do tópico anterior.

Sob uma liderança que leva em consideração as opiniões de todos, o nível de satisfação dos colaboradores no ambiente de trabalho aumenta, fazendo com que toda a equipe se sinta mais motivada, resultando em um aumento da produtividade.

Estimula o aumento do nível de confiança

Nesse modelo de liderança, ao oferecer o poder de decisão para os colaboradores, o líder faz com que o nível de confiança que os liderados têm nele e na sua gestão só aumente.

Esse sentimento de confiança faz com que o ambiente de trabalho se torne cada vez mais agradável, tanto para a equipe quanto para o líder/os líderes.

É possível explorar mais ideias antes da tomada de decisão

Como as escolhas e decisões dentro de uma empresa afetam a rotina de trabalho de todos, um dos aspectos positivos da liderança participativa é conseguir ouvir o que todos os envolvidos têm para dizer.

Além das chances de chegar a um resultado mais satisfatório para todos, a pluralidade de pontos de vista pode ser algo benéfico para o futuro da empresa, já que permite que o líder tenha acesso aos mais diversos tipos de opiniões.

Torna mais fácil a introdução de mudanças

Quando a opinião de toda a equipe é ouvida e os colaboradores se sentem validados pela figura de liderança, eles se tornam mais propensos a aceitar eventuais mudanças no ambiente de trabalho. 


Pontos para serem levados em consideração ao adotar a Liderança Participativa

Apesar dos benefícios apresentados acima, também existem alguns pontos importantes e que devem ser levados em conta na hora de optar por adotar a liderança participativa. Os principais são: 

Gestão de tempo: Como a principal característica do modelo é a participação dos colaboradores sobre as tomadas de decisão, é necessário ter cuidado para não acabar gastando tempo demais em reuniões para ouvir o ponto de vista de todos.

Outro cuidado que deve ser tomado na hora de seguir esse tipo de liderança é o tempo que será consumido durante a tomada de decisão, fazendo com que isso prejudique a produtividade da equipe como um todo.
 

Conflitos: Por mais que todos façam parte da mesma equipe, ao levar em consideração a opinião de várias pessoas – que possuem pensamentos, vivências e pontos de vista distintos – eventuais conflitos podem surgir no decorrer do tempo.

Cabe ao líder mediar esses conflitos, para lidar com a divergência de opiniões da melhor forma possível. Dessa forma, ele evitará que esses atritos – por mais pontuais que sejam –  prejudiquem o convívio e o entrosamento da equipe em si.


Conclusão

Como deu pra perceber, a liderança participativa pode oferecer uma série de vantagens para a empresa, ajudando a tornar a empresa um lugar mais democrático ao dar voz para que os colaboradores possam expor seus pontos de vista, visando sempre melhorar o ambiente corporativo para todos.

Para os líderes que estão buscando realizar mudanças na empresa, é importante lembrar que sempre é possível testar novos modelos de gerenciamento, ou até mesmo mesclar alguns aspectos de dois ou mais tipos de lideranças.

Lembre-se: o importante é tomar decisões que possam favorecer tanto a sua equipe, quanto a empresa em si.

O que você achou desse estilo de gerenciamento? A Liderança Participativa seria um bom sistema de gestão para ser adotado no seu local de trabalho?

Gostou do conteúdo? Aproveite para ler também Habilidade Socioemocionais: por que são importantes?.

Trends