Fui vítima de preconceito no processo seletivo, o que fazer?

Sofreu preconceito no processo seletivo, mas não sabe o que fazer ou onde recorrer? Leia o texto e descubra!

Anúncios


fui vítima de preconceito no processo seletivo o que fazer?

Reprodução: Canva

Cartões mais recomendados

Segundo os dados do Infojobs, 49% dos profissionais já sofreram preconceito e discrimanação no processo seletivo. 

Sabemos que uma entrevista não é fácil para ninguém, a tensão, ansiedade e nervosismo podem angustiar qualquer candidato.

No entanto, quando a pessoa faz parte de uma minoria, que já sofre com o preconceito durante toda a sua vida, essa etapa pode ser mais complicada, delicada e estressante.

O preconceito e a ignorância ainda marginaliza muitos candidatos e, tem cadeiras reservadas nos processos seletivos, infelizmente.

Neste texto, abordaremos um pouco sobre esse assunto tão extenso e você ainda descobrirá o que fazer se sofrer preconceito na seleção e recrutamento de uma empresa.

Anúncios


Não deixe de conferir! Veja abaixo os tópicos abordados neste post:

  • O que é preconceito no processo seletivo?
  • Que situações podem ser consideradas preconceituosas e discriminatória em um processo seletivo?
  • Como identificar que estou sofrendo preconceito durante uma entrevista?
  • Como se preparar para um processo seletivo fazendo parte das minorias?
  • O que fazer diante de uma ação preconceituosa durante o processo de recrutamento e seleção?
  • Conclusão.

O que é preconceito no processo seletivo

O preconceito é uma opinião preconcebida sobre alguém, ou até mesmo um sentimento formado sobre uma pessoa, ou grupo, sem dados objetivos, fundamentos ou fatos relevantes para comprová-lo.

Em processos seletivos, é comum esse tipo de ação. Muitas pessoas sofrem discriminação por conta do preconceito.

Elas são julgadas inferiores e incapazes de trabalhar na empresa por diversas razões infundadas e sem comprovação.

Suas experiências, habilidades, conhecimento e potencial não são considerados.

Em muitos casos, essas atitudes vêm disfarçadas de piadinhas, então, você se sente até coagido e sente dificuldade de identificar ou questionar.

Anúncios


No entanto, se a piadinha te fez mal, te inferiorizou de alguma forma, principalmente por conta de alguma característica sua, você pode estar diante de um caso de preconceito no processo seletivo.

Para clarear ainda mais suas ideias, no próximo tópico você encontrará situações consideradas discriminatórias em entrevistas.

Que situações podem ser consideradas preconceituosas e discriminatórias em um processo seletivo?

que situações podem ser consideradas preconceituosas e discriminatórias no processo seletivo?

A discriminação é a atitude baseada no preconceito ou racismo. Sua principal característica é que o indivíduo recebe um tratamento diferente ou inferior apenas por pertencer a um grupo diferente.

Normalmente, ela ocorre devido às diferenças e características pessoais que a pessoa tem, por exemplo, de:

  • Raça;
  • Cor;
  • Sexo;
  • Origem étnica;
  • Orientação sexual;
  • Identidade de gênero;
  • Classe social;
  • Religião;
  • Opiniões políticas.

Os principais preconceitos no recrutamento são oriundos de racismo, machismo e deficiência.

Como identificar que estou sofrendo preconceito durante uma entrevista?

preconceito no processo seletivo
Preconceito no processo seletivo: negros, mulheres e pessoas com deficiência são sempre alvos

Em um processo seletivo, é comum que os recrutadores façam muitas perguntas para conhecer o candidato e descobrir se ele é o profissional que a empresa procura.

No entanto, durante essa etapa, podem haver certos questionamentos que não se relacionam com a execução do trabalho ofertado.

Além disso, elas podem configurar inferiorização, incapacidade e excluir os candidatos com base em critérios que não tem nada a ver com a vaga ou suas funções.

Esse preconceito pode surgir mediante a muitos aspectos da vida do candidato, por exemplo, casamentos, filhos, gestação, orientação sexual e aparência.

Em determinados acontecimentos, algumas situações de preconceito podem ser geradas até mesmo inconscientemente, o que pode caracterizar um preconceito estrutural.

Esse tipo de discriminação pode atingir na grande maioria: mulheres, negros e pessoas com deficiência.

Inclusive, nem sempre é necessário que o entrevistador realize perguntas para você perceber o preconceito: ele está ligado à aparência e pode ser percebido apenas com olhares.

Entretanto, você precisa saber avaliar se as perguntas têm realmente relação com o trabalho, pois em alguns casos, os questionamentos podem ser considerados relevantes para a ocupação da vaga e desenvolvimento das atividades.

Se notou que foi dispensado da seleção por conta da aparência física ou que o candidato escolhido tinha um currículo profissional inferior ao seu, desde que possa provar, podem ser classificadas como ações preconceituosas e discriminatórias.

Neste caso, elas podem até ser sujeitas a reparação judicial.

Como se preparar para um processo fazendo parte das minorias?

Se você faz parte de uma minoria, sabe que precisa se arrumar 10 vezes para ir a uma entrevista de emprego, se preparar mais e seguir à risca todas as dicas para se dar bem em um processo seletivo.

Além disso, mesmo que tenha um ótimo currículo e todas as competências necessárias para ocupar a vaga, sabe que pode não ser o escolhido.

Certamente, voltará para casa com muitas dúvidas: por que não fui escolhido, se era o único candidato e tinha tudo o que eles pediam?

Será que os candidatos selecionados tinham um currículo profissional melhor do que o meu?

Na verdade, nunca saberemos os porquês, a não ser que o preconceito no processo seletivo seja explícito.

O recrutador pode ser educado, atencioso e te atender muito bem, mas no final, não te escolherá por ter uma ação preconceituosa velada. Como saberá?

Por isso, é muito importante se preparar emocionalmente para participar dessa seleção. O primeiro passo é colocar na cabeça de que não há nada de errado com você e que não é inferior a ninguém.

O “Sim” pode não vir por diversos motivos e isso não está sob seu controle. Faça a sua parte e esteja preparado para uma resposta positiva ou negativa, mas vá com confiança e cabeça erguida.

Inclusive, saia do mesmo jeito.

Agora, se durante a seleção e recrutamento você passou por alguma situação desconcertante, que se sentiu inferiorizado, discriminado e violado, você precisa tomar uma atitude.

Veja abaixo o que fazer!

O que fazer diante de uma ação preconceituosa no processo de recrutamento e seleção?

preconceito no processo seletivo

Ao perceber que o recrutador está dotado de atitudes preconceituosas mediante a perguntas ou questionamentos vexatórios, tente registrar a ação.

Você pode fazer isso com ajuda do celular, pode ser um vídeo ou áudio, por exemplo. Além disso, é possível registrar a situação através de testemunhas que estejam no ambiente.

O candidato que se sentiu vítima de preconceito no processo seletivo e, tem provas da prática, pode ingressar com um pedido judicial de reparação por danos morais.

Além disso, você deve notificar a empresa sobre o acontecido. É importante que os superiores dos recrutadores saibam que não estão oferecendo um processo seletivo digno, humanizado, justo e respeitoso aos candidatos.

Conclusão

É muito importante que as empresas que tanto pregam sobre diversidade e inclusão no ambiente de trabalho estejam atentas às práticas adotadas durante os processos seletivos.

Vieses inconscientes marcam presença nessas seleções e precisam ser identificadas e combatidas.

Ademais, é essencial que os preconceitos internos e sociais sejam rompidos. Inclusive, os recrutadores precisam reconhecer que aspectos físicos e biológicos não são particularidades que definem a capacidade profissional.

Assim como ser uma pessoa preconceituosa é um problema de caráter, e não de capacidade profissional.

Contudo, quando você representa uma empresa, precisa deixar certas atitudes de lado e usar de imparcialidade, ética, equidade e justiça.

Sem contar que, você pode está cometendo um ato criminoso.

Você já sofreu preconceito no processo seletivo de alguma empresa? Como reagiu?

Compartilhe esse post

Nós Recomendamos

Cartão de crédito recomendador

Cartões de crédito Nubank

Chegou a hora de você pedir o seu cartão roxinho! Com dezenas de vantagens você pode aproveitar diversos benefícios e serviços que ele oferece. Anúncios