Como funciona o processo seletivo de grandes empresas?

Habilidades comportamentais, pessoais e profissionais são só alguns dos aspectos avaliados no processo seletivo de grandes empresas.

Anúncios


como funciona o processo seletivo de grandes empresas?
Reprodução: Canva

Todo mundo tem o sonho de trabalhar em grandes empresas, isso porque, as vantagens são muitas, principalmente se forem marcas conhecidas ou com atuação internacional.

Cartões mais recomendados

Contudo, o processo seletivo dessas empresas também tem um nível de exigência maior, mas não precisa desanimar e sim, se preparar!

Para facilitar sua vida, no texto de hoje você descobrirá como funciona o processo seletivo de grandes empresas e ainda encontrará algumas dicas para se dar bem nessa etapa.

Não deixe de conferir! Veja abaixo o índice do texto:

  • Principais etapas do processo seletivo de grandes empresas;
  • 1. Análise do currículo;
  • 2. Entrevista;
  • 3. Dinâmica;
  • 4. Prova;
  • 5. Redação;
  • Dicas para se dar bem no processo seletivo de grandes organizações;
  • Conclusão.

Principais etapas do processo seletivo de grandes empresas

principais etapas

O processo de recrutamento e seleção é dividido em diferentes etapas, em alguns casos, ela pode ter até 10 fases, principalmente nas grandes empresas, pois recebem um número maior de candidatos.

Portanto, para facilitar o processo de seleção e contratar o melhor profissional para a vaga ofertada, a fase de avaliação costuma ser mais extensa também.

Anúncios


Como essas etapas podem variar dependendo da empresa, local e cargo, por exemplo, a seguir você encontrará apenas 5 partes importantes no funcionamento do processo seletivo de grandes empresas.

1. Análise do currículo

O currículo será a sua porta de entrada em um processo seletivo, as informações contidas nele, estrutura e organização podem definir se você vai ou não para a próxima fase.

É nesse momento que a empresa identifica se o candidato tem as competências e habilidades profissionais que ela busca, além disso, se a meta dele corresponde com a proposta da organização.

Então, é importante ler a descrição da vaga e ver se seu currículo e perfil profissional atende às exigências da empresa, do contrário, pode não passar na análise do currículo.

2. Entrevista

Nessa etapa a empresa tem o primeiro contato pessoal com o candidato, ele pode ser decisivo, aliás.

Na entrevista dos processos seletivos de grandes empresas, diversos pontos são avaliados, inclusive as habilidades comportamentais do candidato.

Anúncios


Ambos têm a oportunidade de falar e tirar suas dúvidas, quer seja sobre a empresa ou sobre a carreira do profissional.

Se tudo correr bem durante a entrevista e os propósitos mútuos estiverem alinhados, o próximo passo pode ser uma entrevista com o gestor ou líder do setor onde o candidato desenvolverá suas atividades.

Os interesses dos gestores podem diferir dos interesses do recrutador, por isso, é importante estar atento a essa etapa também.

3. Dinâmica

A dinâmica serve para avaliar suas competências e qual a sua compatibilidade com a empresa e o cargo ofertado.

Além disso, serve para que os recrutadores avaliem a capacidade de cada profissional em resolver problemas, trabalho em equipe, liderança, pensamento crítico, entre outras habilidades.

A dinâmica em grupo também pode ser útil para separar os candidatos mais capacitados e selecioná-los para a próxima fase.

4. Prova

As provas de conhecimento específico também podem compor um processo seletivo de grandes empresas.

Elas servem para identificar qual candidato conhece melhor os fundamentos e introduções da profissão.

Logo, são aplicadas conforme o perfil que a vaga exige e normalmente direcionadas a apenas uma categoria da especialidade.

5. Redação no processo seletivo das grandes empresas

A redação também faz parte do funcionamento de um processo seletivo e, tem caráter eliminatório.

Através dela a empresa consegue avaliar diferentes pontos, por exemplo:

  • capacidade de argumentação do candidato;
  • organização das ideias;
  • forma de se expressar através da escrita;
  • nível de domínio da ortografia e gramática.

Aliás, aqui em nosso blog você encontra conteúdos diversos que podem te ajudar nessa fase, não deixe de conferir: 07 dicas para você se dar bem na redação para entrevista.

Dicas para se dar bem no processo seletivo de grandes empresas

processo seletivo de grandes empresas

Certamente, a entrevista é uma etapa fundamental nos processos seletivos. É nela que o entrevistador conhece o candidato, seus objetivos e se ele está apto para ocupar o cargo.

É nessa hora também que o candidato tem a oportunidade de mostrar um pouco quem é, falar sobre suas experiências e demonstrar para empresa que ele tem tudo que ela procura em um funcionário.

Por isso, é importante se preparar para o processo seletivo, em especial a entrevista.

A primeira recomendação é que você conheça a empresa onde está se candidatando a uma vaga. 

Veja se ela tem site ou redes sociais e descubra quais são seus valores, missões, código de ética e um pouco sobre sua história.

Se você tiver algum conhecido que trabalhe na empresa peça algumas dicas, pergunte-lhe como foi o processo seletivo e questões abordadas na entrevista.

A linguagem corporal é um elemento muito observado nos processos seletivos de grandes empresas, portanto, fique atento a esse requisito.

Mantenha sempre uma boa postura, faça contato visual, seja educado e simpático, mas sempre equilibrado.

Normalmente, nas entrevistas de multinacionais é comum que seja aberto um espaço para o candidato realizar alguma pergunta ou tirar alguma dúvida.

Essa pode ser uma grande oportunidade de mostrar seu potencial e interesse em trabalhar na empresa, então, não desperdice!

Aproveite a pesquisa que fará sobre a empresa e elabore algumas perguntas para realizar nesse momento.

Fora isso, você precisa estar pronto para responder sobre você. Serão realizadas muitas perguntas ao seu respeito, se conhecer e saber o que responder pode fazer toda a diferença.

Mesmo que você não seja selecionado a princípio, seja educado, agradeça a oportunidade e se coloque à disposição da empresa.

Isso pode te abrir portas para outra ocasião na empresa.

Conclusão

Com a crise no mercado de trabalho, os processos seletivos de grandes empresas estão cada vez mais concorridos e competitivos.

Portanto, é essencial saber como funciona e como se preparar para se destacar entre outros candidatos.

Não deixe de colocar nossas dicas em prática e acompanhar sempre as notícias do nosso blog. Aqui você encontrará muitos conteúdos sobre carreira que te ajudarão nessa etapa da sua vida.

Compartilhe esse post

Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Nós Recomendamos