Quando o home office surgiu e qual a tendência para o futuro?

Você sabe quando o home office surgiu? Apesar de se tornar comum durante a pandemia, ele foi criado há muitos anos.

Anúncios


quando o home office surgiu e qual a tendência para o futuro?

Muita gente acredita que o home office é algo dessa geração, entretanto, ele foi criado há muitos anos.

Cartões mais recomendados

Quando ainda era uma tendência de uma realidade longe para os profissionais da época, já era possível identificar os benefícios e vantagens que o trabalho de casa proporciona.

Todavia, foi necessária uma pandemia acontecer, para que essa categoria fosse mais valorizada e enraizada nas grandes organizações.

Neste texto você descobrirá quando surgiu o home office e algumas tendências para o futuro da modalidade. Não deixe conferir!

Veja abaixo o índice deste post:

  • Quando o home office surgiu?
  • Quais as principais tendências de home office para o futuro?
  • 1. Trabalho Híbrido;
  • 2. Nomadismo Digital;
  • 3. Maior uso da tecnologia no dia a dia;
  • 4. Criação de equipes diversificada;
  • 5. Maior flexibilidade nos contratos;
  • 6. Escritório do futuro;
  • Conclusão.

Quando o home office surgiu?

quando o home office surgiu?

Quando surgiu o home office/imagem: Canva

Anúncios


Com o avanço da tecnologia, surgimento da internet e novos computadores pessoais, surgiram também novas tendências para o mercado de trabalho daquela época.

Uma delas foi o home office. A partir das décadas de 1980 e 1990 as empresas e funcionários começaram a experimentar essa modalidade.

A história atribui o título de pai do home office formalmente a Nilles. Na década de 80, muitas organizações testaram essa modalidade para avaliar e comparar os benefícios, principalmente na economia.

Apesar disso, as empresas que se enquadram nessa categoria só receberam reconhecimento anos depois, em 2010.

Sabemos que o trabalho de casa também é fruto da transformação digital e avanço da tecnologia, contudo, durante a pandemia houve uma aceleração enorme desse modelo de ocupação.

Com ela, surgiram novas tendências e até mesmo novas leis para flexibilizar a categoria. Continue a leitura e descubra mais detalhes.

Anúncios


Leia também👉 MP Home Office: conheças as novas regras que entraram em vigor.

Quais as principais tendências de home office para o futuro?

quais as principais tendências do home office para o futuro?

Quando surgiu o home office/Imagem: Nappy

O que era apenas uma tendência virou realidade, e com ela, novas tendências, variações e adaptações surgiram também. Conheça algumas delas a seguir!

1. Trabalho Híbrido

O trabalho híbrido não deixa de ser um modelo de home office, no entanto, há uma intercalação entre o escritório e a casa.

Conforme uma pesquisa da Harvard, os funcionários que trabalhavam de 23% a 40% apenas no escritório tinham uma produtividade melhor. 

Essa porcentagem representa de 1 a 2 dias no escritório.

Ou seja, as equipes que trabalhavam hibridamente tiveram um aproveitamento melhor do que as que seguiam modelo 100% presencial ou remoto.

Para conhecer mais detalhes do Trabalho Híbrido e como ele funciona, leia nosso texto. Clique aqui.

2. Nômades Digitais

Os Nômades Digitais são tendência e uma variação do Trabalho home office. Isso porque, nessa modalidade, os profissionais não desenvolvem suas atividades de casa ou escritório.

Na verdade, eles trabalham e viajam ao mesmo tempo! Com toda a certeza, quando o home office surgiu, isso jamais seria possível.

Para ser um Nômade Digital você precisa ter alguma carreira digital, ou seja, uma profissão que te permita viajar e se deslocar quando quiser.

Pode parecer o emprego dos sonhos de muitos, contudo, reserva alguns desafios. Para conhecer mais detalhes leia também: Nômades digitais o que são e como se tornar um

3. Maior uso da tecnologia no dia a dia

maior uso da tecnologia no dia a dia

As profissões desenvolvidas no trabalho em casa, normalmente precisam de ferramentas tecnológicas para sua execução.

Com isso, as organizações apostam cada vez mais em aplicativos que proporcionem integração e mobilidade.

Além disso, os funcionários utilizam da tecnologia para aumentar a produtividade, auxiliar na organização, otimização de serviço e até mesmo para ajudar a cumprir metas.

Isso acaba movimentando esse setor e estimulando criações inovadoras e, consequentemente, o avanço da tecnologia.

Isso porque, os criadores estarão sempre em busca de criar novidades que atendam as necessidades desse grupo e sejam bem aceitas.

 4. Criação de equipes diversificadas

Umas das principais tendências para o futuro no home office é a possibilidade das organizações montarem equipes diversificadas.

Isso porque, limitações geográficas, por exemplo, não serão um impedimento na hora da contratação.

Desse modo, a empresa terá, equipes multidisciplinares, multigeracionais, multiculturais, entre outras. Certamente, a organização será beneficiada com essa diversidade.

5. Maior flexibilidade nos contratos

Com o home office é possível usar estratégias de trabalho flexíveis, não apenas ligadas ao ambiente organizacional, mas a outros aspectos também.

Essas estratégias só são possíveis, pois as organizações estão mais focadas na qualidade da entrega e valorizam mais a produtividade.

Neste caso, o cumprimento da jornada mínima de trabalho é deixada de lado.

O colaborador se sente mais livre para escolher onde trabalhar e também mais valorizado, assim, produz mais e melhor.

Além disso, é possível haver mais negociações e tornar os contratos mais flexíveis, visando sempre o benefício de ambos.

6. Escritório do futuro

quando surgiu o home office

Quando o home office surgiu, existia apenas uma visão limitada do que era trabalhar em casa.

No entanto, com a evolução dessa modalidade, houve também a necessidade de pensar em ambientes adequados para realizar reuniões, profissionais trabalharem em casa e nos dias presenciais, por exemplo.

Assim, surgiram conceitos como o Coworking, espaço compartilhado para reuniões, e o Anywhere, que traduzido fica “Em qualquer lugar”, ou seja, poder escolher trabalhar de qualquer lugar.

Além disso, os ambientes de trabalho em casa também estão sendo adaptados. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com esse quesito.

Isso porque, o ambiente influencia muito no desempenho, criatividade e produtividade. Por isso, elas procuram cada vez mais por:

Portanto, os escritórios home office do futuro serão estilos Phygital, Jungle Office, econômicos, compartilhados, com brinquedos como itens decorativos, animais de estimação, etc.

Conclusão

O escritório como a gente conhece não acabou, ele apenas foi reinventado com as novas tendências do home office e aceleração da transformação digital.

Certamente, quando o home office surgiu, algumas tendências que existem hoje nem sequer seriam possíveis naquela época.

Contudo, o avanço da tecnologia e da ciência tornou-as possíveis. Com isso, fica claro que muitas mudanças ainda podem acontecer, inclusive, de uma hora outra, como foi durante a pandemia.

A certeza de que temos é que sim, o futuro é incerto, entretanto, aqui em nosso blog você sempre encontrará as informações e atualizações sobre essas tendências. 

Portanto, não deixe de nos acompanhar para descobrir novidades em primeira mão.

Compartilhe esse post

Nós Recomendamos

Cartão de crédito recomendador

Cartões de crédito Nubank

Chegou a hora de você pedir o seu cartão roxinho! Com dezenas de vantagens você pode aproveitar diversos benefícios e serviços que ele oferece. Anúncios